
Divertida Mente 2 — BC e MDA entram na "onda" das redes e publicam memes do filme
26/06/2024 -
O desenho animado "Divertida Mente 2", da Disney, lançado no Brasil na última semana, mal entrou em cartaz nos cinemas e já provocou uma chuva de memes nas redes sociais. O que não se esperava, embora não seja a primeira vez, é que políticos e autoridades pegassem tanta carona no sucesso, em especial, órgãos do Governo Federal — casos do Banco Central e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Lúdico
O filme retrata, de forma lúdica, as emoções que compõem a personalidade de uma jovem e o quanto tais sentimentos precisam viver em harmonia. Aborda a alegria, raiva, nojo, medo e a tristeza, bem como a importância dessas emoções saberem lidar com uma outra: a ansiedade.

Cartaz da animação, com as várias "emoções", a curiosidade, a raiva, o nojo, a alegria
Provocação
Seguindo o estilo, o Banco Central publicou um meme sobre a "vontade de gastar sem poder", usando imagens do filme. Como o momento tem sido de divergências entre a instituição e o Executivo Federal — e, de forma direta, com o presidente Lula — o post foi entendido por muita gente como uma provocação e ao mesmo tempo resposta a declarações feitas por Lula no último fim de semana.
"Problema"
Em entrevista concedida para uma rádio, ele disse que seu governo tem "um problema sério" em relação ao BC. E que o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, que cumpre mandato de quatro anos, é "adversário político e ideológico" que "não está preocupado com a governança do país".

O post publicado pelo Banco Central, que entrou no ar na noite de ontem
Agricultores
O MDA, por sua vez, elaborou um card em que liga ações de crédito e programas que beneficiam agricultores familiares — coordenados pela pasta — com uma pergunta: "Qual emoção mais te representa?". O post divulga várias respostas de jovens e mulheres do campo, representantes de sindicatos rurais e assentados da reforma agrária, que apontam, cada um, qual benefício do governo foi mais importante. Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom/PR) não se manifestou.

Post do Ministério de Desenvolvimento Agrário