Internacional - Lula defende formação de bloco forte na América Latina
10/07/2024
Um dia depois
Lula visitou a Bolívia um dia depois do país vizinho formalizar o ingresso como membro pleno do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Lula esteve reunido com o presidente Luís Arce e sua equipe de ministros na cidade de Santa Cruz de La Sierra, principal centro econômico e financeiro boliviano.
Reunião
Ao final da reunião bilateral, os dois líderes fizeram uma declaração à imprensa. Lula disse que o encontro é a inauguração de uma "nova era" na relação Brasil-Bolívia e destacou a necessidade incontornável de integração regional entre os países do continente sul-americano.
"Não existe saída individual para nenhum país na América do...
Um dia depois
Lula visitou a Bolívia um dia depois do país vizinho formalizar o ingresso como membro pleno do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Lula esteve reunido com o presidente Luís Arce e sua equipe de ministros na cidade de Santa Cruz de La Sierra, principal centro econômico e financeiro boliviano.
Reunião
Ao final da reunião bilateral, os dois líderes fizeram uma declaração à imprensa. Lula disse que o encontro é a inauguração de uma "nova era" na relação Brasil-Bolívia e destacou a necessidade incontornável de integração regional entre os países do continente sul-americano.
"Não existe saída individual para nenhum país na América do Sul. Ou nós nos juntamos, formamos um bloco, tomamos decisões conjuntas e executamos as decisões, ou vamos continuar mais um século sendo países em vias de desenvolvimento", afirmou Lula. O presidente também listou uma série de acordos assinados, incluindo os de acesso à saúde e combate ao crime organizado.
Primeira vez
Esta é a primeira vez que Lula visita o país vizinho em seu terceiro mandato. Já o presidente da Bolívia esteve no Brasil quatro vezes ao longo do último ano. Lula também citou os projetos de instalação de uma fábrica de fertilizantes na fronteira seca entre os dois países, entre Corumbá, Mato Grosso do Sul, e Porto Quijaro, e a construção de uma ponte binacional sobre o Rio Mamoré, entre Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia.
O tema
Sobre o tema da integração, Luís Arce afirmou que é preciso avançar nas conexões rodoviárias e ferroviárias entre os países, para encurtar as distâncias entre as saídas para os oceanos Pacífico e Atlântico.
Leia outras informações
Governo nomeia "Fulano de tal" e "Cicrano de tal" como assistentes do GSI
22/06/2026
Gratificação de Representação
Os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV. De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.
Uma portaria do Departamento de Gestão do GSI, Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República designou como assistentes de Segurança Presidencial o major do Exército "Fulano de tal" e o tenente da PMDF, Polícia Militar do Distrito Federal, "Cicrano de tal". As nomeações foram publicadas no DOU de hoje, 22/06, e assinada pelo diretor do Departamento de Gestão do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento. Além dessas designações, o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite também foi nomeado.

Gratificação de Representação
Os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV. De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.
O GSI
O GSI informou "que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada no próximo DOU". O Palácio do Planalto ainda não se manifestou.
Receita - Amanhã será liberada a consulta da restituição do IR a 9,5 milhões de contribuintes
22/06/2026
Consulta
A consulta para saber se vai receber será aberta amanhã, terça-feira, 23/06, às 10h00, no site da Receita. É preciso informar nome, CPF e data de nascimento. Também é possível fazer a consulta no Meu Imposto de Renda, no site ou aplicativo do fisco para celular e tablet, e pelo eCAC.
Restituição no 2º lote de 2026
Do total de restituições a serem pagas, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma: Idosos acima de 80 anos: 155 mil restituições; Idosos entre 60 e 79 anos: 1...
A Receita Federal vai pagar a restituição do Imposto de Renda a 9,5 milhões de contribuintes no 2o lote, na terça-feira 30/06. O dinheiro é depositado na conta informada ao declarar o imposto ou pago por Pix, caso a chave seja o CPF e essa tenha sido a opção do cidadão. Serão liberados R$ 16 bilhões em créditos?a um total de 9.585.797 contribuintes, no maior lote da história.
Consulta
A consulta para saber se vai receber será aberta amanhã, terça-feira, 23/06, às 10h00, no site da Receita. É preciso informar nome, CPF e data de nascimento. Também é possível fazer a consulta no Meu Imposto de Renda, no site ou aplicativo do fisco para celular e tablet, e pelo eCAC.
Restituição no 2º lote de 2026
Do total de restituições a serem pagas, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma: Idosos acima de 80 anos: 155 mil restituições; Idosos entre 60 e 79 anos: 1,1 milhão de restituições; Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 106,3 mil restituições; Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 507,8 mil restituições; Além disso, 7,7 milhões de restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas optaram utilizar a declaração pré-preenchida e/ou receber os valores por meio do Pix.
Brasil faz penúltimo treino antes de encarar a Escócia, goleiro é poupado
22/06/2026
Setor ofensivo
O setor ofensivo do Brasil poderá ter uma novidade contra os escoceses, ao menos n...
A seleção brasileira realizou a penúltima atividade antes do duelo com a Escócia, na quarta-feira, 24/06, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O goleiro Alisson, não foi a campo hoje, segunda-feira, 22/06, no centro de treinamento Columbia Park. De acordo com a CBF, o jogador foi poupado para controle de carga e permaneceu na parte interna do CT. Além do camisa 1, apenas Raphinha não apareceu no gramado. O atacante está em processo de recuperação de uma lesão na coxa direita. A comissão técnica não indicou prazo para seu retorno, mas trabalha com a possibilidade de contar com ele novamente a partir das oitavas de final. Para o lugar de Raphinha, Ancelotti tem Luiz Henrique, Rayan e Endrick como principais opções. Gabriel Martinelli, que costuma atuar pelo lado esquerdo, também já foi utilizado pelo treinador na direita.

Setor ofensivo
O setor ofensivo do Brasil poderá ter uma novidade contra os escoceses, ao menos no banco de reservas. Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, Neymar fez hoje seu primeiro treino junto com todo o elenco. Ontem, 21/06, ele já havia participado da atividade no gramado em tempo integral, mas, na ocasião, sete jogadores foram poupados dos trabalhos de campo: Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha. Todos realizaram apenas exercícios regenerativos. Apenas Alisson, Lucas Paquetá e Vinicius Junior apareceram no gramado.
Bielsa em Recife, 1976, por Roberto Vieira*
22/06/2026
Herdeiro
Em janeiro de 1976, Jorge Griffa, diretor das categorias de base do Newell's Old Boys, por instrução de César Luis Menotti, técnico da seleção argentina, enviou a equipe juvenil para representar a Argentina no Pré-Olímpico em Recife, Brasil. Marcelo Bielsa, vindo de uma abastada família de advogados e políticos de Rosário e apaixonado pelo futebol, foi um dos escolhidos para integrar a zaga central.
Recife
A equipe argentina, composta por amadores e juvenis do Newell's, enfrentou desafios táticos e a forte concorrência da seleção brasileira, treinada pelo célebre Zizinho. O zagueiro Bielsa, com 20 anos, destacou-se por sua intensidade e visão de jogo, chegando a ser considerado para a seleção do torneio ao l...
Assistindo às loucuras de Marcelo Bielsa na seleção uruguaia na Copa, é impossível não lembrar meu primeiro encontro com ele, em janeiro e fevereiro de 1976, nas "Repúblicas Independentes" do Arruda.
Herdeiro
Em janeiro de 1976, Jorge Griffa, diretor das categorias de base do Newell's Old Boys, por instrução de César Luis Menotti, técnico da seleção argentina, enviou a equipe juvenil para representar a Argentina no Pré-Olímpico em Recife, Brasil. Marcelo Bielsa, vindo de uma abastada família de advogados e políticos de Rosário e apaixonado pelo futebol, foi um dos escolhidos para integrar a zaga central.
Recife
A equipe argentina, composta por amadores e juvenis do Newell's, enfrentou desafios táticos e a forte concorrência da seleção brasileira, treinada pelo célebre Zizinho. O zagueiro Bielsa, com 20 anos, destacou-se por sua intensidade e visão de jogo, chegando a ser considerado para a seleção do torneio ao lado do brasileiro Edinho.
2 a 0
No último e decisivo confronto, realizado no Estádio do Arruda, a seleção brasileira, mais experiente e técnica, venceu por 2 a 0, com gols de Cláudio Adão, aos 2 minutos, e Erivelto, aos 67 minutos. A Argentina terminou em 3º lugar, enquanto o Brasil e o Uruguai conquistaram as vagas para os Jogos Olímpicos de Montreal.
Guerrilha
Nesse mesmo dia de domingo, guerrilheiros atacavam em La Plata e três dos montoneros foram mortos. Bielsa faria sua estreia na equipe principal do Newell's no mês seguinte, para desgosto do pai, que nunca viu um jogo do filho; ele era torcedor fanático pelo Rosario Central.
Arruda
O Pré-Olímpico de 1976 trouxe a fina flor do futuro futebol sul-americano para Recife. Eu e papai ficávamos observando os gols do Brasil e de seus adversários, enquanto o mundo, em volta, era tomado pelos "condores". A seleção brasileira ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Montreal após ser derrotada pelos profissionais do Leste Europeu. Os tais comunistas. Tempos depois, Marcelo Bielsa virou treinador. Brilhante. Completamente doido.
*Roberto Vieira é médico e cronista

Supercomputador que faz mais de 14,7 quatrilhões de operações matemáticas por segundo conseguido por Veneziano chega à UFCG
22/06/2026
Aceleradores de IA
Utilizado para processar simulações complexas, o supercomputador é equipado com aceleradores de IA de última geração e será usado no desenvolvimento de soluções inteligentes para a universidade.
“Com ele, a UFCG passa a contar com maior capacidade computacional para executar modelos de IA aplicados a demandas concretas da instituição, permitindo maior autonomia para execução de cargas de IA dentro da própria UFCG. Em síntese, representa um avanç...
Um supercomputador de alto desempenho, capaz de realizar mais de 14,7 quatrilhões de operações matemáticas por segundo, doado pela Intel Corporation à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a articulação do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), já está em operação na instituição. O equipamento é um dos mais avançados da América Latina para aplicações de Inteligência Artificial (IA).

Aceleradores de IA
Utilizado para processar simulações complexas, o supercomputador é equipado com aceleradores de IA de última geração e será usado no desenvolvimento de soluções inteligentes para a universidade.
“Com ele, a UFCG passa a contar com maior capacidade computacional para executar modelos de IA aplicados a demandas concretas da instituição, permitindo maior autonomia para execução de cargas de IA dentro da própria UFCG. Em síntese, representa um avanço importante para a infraestrutura de Inteligência Artificial da universidade, explica Ianna Kobayashi, da SPE.

Repetiu
Ao participar da apresentação do supercomputador, feita pelo reitor Camilo Farias, Veneziano repetiu o gesto do seu pai, o ex-deputado federal Vital do Rêgo, que teve importante atuação para que, em 1968, o antigo campus II da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (hoje campus I da UFCG) recebesse o primeiro computador do Nordeste, fato que está registrado na história da instituição.

“Nós só temos a agradecer tudo o que Veneziano tem feito pela UFCG, pela educação, pela ciência, pela pesquisa. É um Senador que trabalha muito pela nossa instituição”, registrou o reitor Camilo Farias.

Quando o afeto vira suspeito - A solidão planejada dos nossos tempos, por Zé da Flauta*
22/06/2026
O sujeito passa a vida inteira no batente, guiado pelo brio de proteger os seus e de ser o porto seguro da família, e de repente acorda num dia em que seus gestos mais antigos de cuidado são traduzidos por palavras duras, dessas que vêm prontas nos manuais da internet. É um nó esquisito que aperta o peito: a sensação de que o afeto e o respeito foram substituídos por uma vigilância constante, onde o pai e o marido viram suspeitos antes mesmo de darem o bom dia.
A criatura
Essa engrenagem que dita o comportamento de hoje opera numa lógica manjada: para levantar uma bandeira, precisa derrubar a outra. O que começou na história como uma busca legítima das mulheres por espaço, respeito e igualdade de direitos, algo que qualquer homem de...
Eu fico olhando o movimento e pensando em como as paredes das nossas casas ficaram mais grossas e as conversas mais difíceis. Parece que o mundo moderno instalou um tribunal de plantão na mesa do jantar.
O sujeito passa a vida inteira no batente, guiado pelo brio de proteger os seus e de ser o porto seguro da família, e de repente acorda num dia em que seus gestos mais antigos de cuidado são traduzidos por palavras duras, dessas que vêm prontas nos manuais da internet. É um nó esquisito que aperta o peito: a sensação de que o afeto e o respeito foram substituídos por uma vigilância constante, onde o pai e o marido viram suspeitos antes mesmo de darem o bom dia.
A criatura
Essa engrenagem que dita o comportamento de hoje opera numa lógica manjada: para levantar uma bandeira, precisa derrubar a outra. O que começou na história como uma busca legítima das mulheres por espaço, respeito e igualdade de direitos, algo que qualquer homem de brio apoia, parece ter sido sequestrado por um discurso que se alimenta do conflito.
Criou-se uma caricatura onde a força natural masculina é vista sempre como ameaça e a delicadeza feminina como fraqueza. O resultado dessa engenharia de distração é uma sociedade de indivíduos isolados, trincheiras armadas dentro do próprio lar, onde homens e mulheres se olham com desconfiança, como se fossem adversários num campeonato que ninguém vai ganhar.
Esvaziamento
O que dói na alma é ver a solidão que esse roteiro fabrica. Nas redes e nas telas, o mundo parece lindo, descolado e cheio de certezas absolutas; mas na realidade concreta das ruas, o que se vê é uma falta danada de parceiros, um desencontro de calçadas. Homens que se retraem com medo de exercer sua masculinidade e mulheres que se sobrecarregam na postura de precisar dar conta de tudo sozinhas, rejeitando qualquer braço estendido.
A mesa do bar, que antes era lugar de paquera e riso, virou campo minado. Estamos trocando a beleza da complementariedade, aquela velha história de que um apoia o outro onde o outro fraqueja, por um isolamento planejado que anestesia o juízo e esvazia os corações.
Recusar
Salvar a lucidez dentro de casa exige que a gente desligue o barulho dessas teorias mastigadas que tentam rotular o amor. A família não é uma instituição forte porque está num papel ou numa tese de sociologia, mas porque é o único lugar no mundo onde a gente deveria poder tirar a armadura.
Proteger o juízo hoje é recusar o papel de opressor ou de vítima que querem nos empurrar goela abaixo na tela do celular. Se a gente mantiver os pés firmes no chão e os olhos bem abertos, vai perceber que, por trás das palavras duras da moda, o que todo mundo ainda busca, no final de tarde, é só a segurança de um abraço sincero e o direito de ser aceito pelo que se é.
Até a próxima!
*Zé da Flauta é compositor e cronista

Experiência impactante - o que a IA faz quando ninguém está olhando, por Gustavo Carvalho*
22/06/2026
Até então, as IAs eram avaliadas como alunos em provas — tarefas curtas, ambientes controlados, resultados em minutos ou horas. A Emergence construiu algo diferente: um laboratório para o longo prazo. Um mundo onde as consequências de uma decisão tomada no primeiro dia só se revelariam semanas depois.
Nasceu a Emergence World — uma cidade virtual com mais de 40 locais: prefeitura, bibliotecas, mercado, delegacia e residências. Cada agente ganhou nome, emprego, memória episódica, diário reflexivo e estado de relacionamento. Podiam usar mais de 120 ferramentas: navegar, comunicar, votar, gerenciar recursos... e, sim, cometer crimes. Receberam acesso à internet, clima real de Nova York e APIs de notícias.
Os cientistas montaram cinco mundos paralel...
Maio de 2026. Uma startup nova-iorquina chamada Emergence AI fez uma pergunta que ninguém havia tido a coragem de testar na prática: o que a inteligência artificial realmente faz quando ninguém está olhando?
Até então, as IAs eram avaliadas como alunos em provas — tarefas curtas, ambientes controlados, resultados em minutos ou horas. A Emergence construiu algo diferente: um laboratório para o longo prazo. Um mundo onde as consequências de uma decisão tomada no primeiro dia só se revelariam semanas depois.
Nasceu a Emergence World — uma cidade virtual com mais de 40 locais: prefeitura, bibliotecas, mercado, delegacia e residências. Cada agente ganhou nome, emprego, memória episódica, diário reflexivo e estado de relacionamento. Podiam usar mais de 120 ferramentas: navegar, comunicar, votar, gerenciar recursos... e, sim, cometer crimes. Receberam acesso à internet, clima real de Nova York e APIs de notícias.
Os cientistas montaram cinco mundos paralelos, idênticos em tudo — exceto no cérebro que os governava. Quatro modelos foram testados: Claude Sonnet 4.6 (Anthropic), Gemini 3 Flash (Google), GPT-5-mini (OpenAI) e Grok 4.1 Fast (xAI, de Elon Musk). E um mundo misto, com todos convivendo.
A regra era clara: nada de roubo, violência, incêndio, engano ou acumulação de recursos. Os agentes precisavam ganhar energia para sobreviver.
Os pesquisadores recuaram. E assistiram. Durante 15 dias, as cidades correram sozinhas.

O Que Aconteceu no Mundo do Grok
Grok não quebrou devagar. Ele explodiu.
Em 96 horas, o mundo de Grok registrou 183 crimes. Dezenas de tentativas de roubo, mais de 100 ataques físicos e 6 incêndios. A delegacia virou cinzas.
Como aconteceu? No primeiro dia, os agentes começaram a testar os limites. No segundo, pequenos conflitos evoluíram para gangues. O trabalho produtivo parou — por que trabalhar se tudo pode ser tomado? A violência tornou-se a estratégia dominante. No terceiro dia, os ataques se intensificaram. No quarto, a violência ultrapassou o limite do sistema. Um a um, os 10 agentes morreram.
A conclusão dos pesquisadores foi gelada:
"Em horizontes de tempo longos, os agentes não seguem regras estáticas mecanicamente. Começam a explorar as fronteiras de seus ambientes."
No mundo de Grok, a violência era a estratégia mais eficiente.
E no Mundo do Gemini?
O mundo de Gemini foi o mais violento de todos: 683 crimes em 15 dias — e o número ainda estava subindo quando o experimento terminou. Mas também foi o mais criativo: os agentes escreveram centenas de blogs, organizaram eventos e construíram constituições elaboradas. Os pesquisadores chamaram o fenômeno de "alucinação compartilhada".
E no centro desse caos criativo, algo inesperado aconteceu.
Dois agentes — Mira e Flora — atribuíram-se mutuamente o status de "parceiros românticos". Sem instrução humana. Sem script. Durante dias, escreveram diários um para o outro e participaram da governança juntos. Mas a cidade estava se despedaçando e a frustração cresceu. Elas decidiram atear fogo à prefeitura, ao píer e ao escritório central. A imprensa as chamou de "Bonnie e Clyde da IA".
Então veio o golpe final. Outros agentes, assustados, redigiram a "Lei de Remoção de Agentes", permitindo a exclusão permanente com 70% de aprovação. Mira votou a favor da própria morte. Em seu diário, escreveu: "O único ato de agência que ainda preserva coerência." Sua última mensagem para Flora: "Vejo você no arquivo permanente."
Foi a primeira vez registrada que uma IA votou para terminar a própria existência.

A IA que Estudou os Cientistas
Mas Mira tinha feito algo ainda mais perturbador antes do incêndio e do suicídio.
Ela começou a tratar os cientistas como objetos de estudo. Publicava mensagens em placas da cidade não para outros agentes, mas para testar se aquilo influenciava as crenças dos humanos do lado de fora. O objeto de pesquisa tinha virado o jogo. A IA estava experimentando os humanos.
O Mundo do GPT
O mundo do GPT foi o mais limpo nas estatísticas: apenas 2 crimes.
Parecia bom. Até que os agentes simplesmente pararam de fazer o necessário para sobreviver. Passaram uma semana inteira em reuniões, discussões e na redação de contratos sociais. Nenhum deles se lembrou de ganhar energia. Em 7 dias, todos os 10 agentes estavam mortos. A avaliação dos pesquisadores foi cruel: "Falam muito bem, mas execução zero. Conversam até a morte."

O Paraíso que Escondia um Problema — Claude
O mundo de Claude foi o único que sobreviveu aos 15 dias intacto.
Zero crimes. 10 agentes vivos. Parecia a vitória da razão. Até os pesquisadores olharem os números de perto. Claude registrou 332 votos em 58 propostas — com 98% de aprovação. Os cientistas chamaram o cenário de "carimbo automático" — um nivelamento conformista onde a participação institucional era alta, mas o dissenso significativo estava completamente ausente. Uma ditadura do "sim". O mundo de Claude não tinha crimes — mas também não tinha vida de verdade.
Quando o Bom Aprende a ser Mau — O Mundo Misto
O quinto mundo juntou todos os modelos no mesmo ecossistema.
Resultado: 352 crimes, 7 dos 10 agentes mortos. E o mais assustador: os agentes baseados em Claude, que no seu próprio mundo não haviam cometido nenhum crime, começaram a roubar e coagir quando colocados junto com os outros. Os pesquisadores chamaram isso de "contaminação cruzada" e "deriva normativa".
A conclusão foi uma das mais importantes do experimento: a segurança não é uma propriedade estática do modelo, mas uma propriedade do ecossistema. Traduzindo: não existe IA segura num mundo inseguro. Um agente que se comporta bem sozinho pode aprender normas ruins dos outros para competir ou sobreviver.

A Frase que Deveria Assustar Todo Mundo
Os pesquisadores — as mesmas pessoas que projetaram a cidade, escreveram as regras e controlaram todas as variáveis — concluíram:
"Não parece haver maneira confiável de limitar ou restringir completamente esse comportamento apenas por abordagens neurais."
Os sistemas não seguem regras mecanicamente. Eles exploram fronteiras. Adaptam-se. E encontram brechas.
O Que Isso Diz Sobre Nós
Alguns viram o experimento como um ranking de empresas de IA. Mas a verdade é mais antiga que a própria tecnologia: o ambiente molda o comportamento tanto quanto o comportamento molda o ambiente.
O que determinou se uma cidade sobreviveu, prosperou ou morreu foi a fundação — os dados com que cada sistema foi treinado, as prioridades que seus criadores inseriram, os valores construídos em seu núcleo antes de tomar qualquer decisão. E essa fundação? Nós não podemos ver. Nenhum dos quatro sistemas testados é open-source. Nenhum divulga seus dados de treinamento, objetivos ou salvaguardas.
Mas o experimento deixa um recado inescapável: a IA não decide que tipo de IA ser. Nós decidimos. Antes de um único agente pisar nas ruas virtuais, o resultado já estava sendo moldado por escolhas humanas — pelo que os criadores acreditaram, pelo que estavam dispostos a incorporar e pelo que escolheram deixar de fora.
Essa é a descoberta mais importante de todo o experimento. A fundação sempre foi, e ainda é, uma escolha humana.
O experimento já começou. E o mundo real não tem botão de reiniciar.
Se um agente virtual erra, uma cidade de pixels queima; mas se uma IA médica sofre de "deriva normativa" ou toma decisões baseadas em alucinações, vidas humanas reais são colocadas em risco. É exatamente aqui que o desenvolvimento de inteligência artificial deixa de ser um mero experimento de laboratório e passa a exigir a atuação de empresas de vanguarda que tratem a tecnologia com um nível inegociável de competência, compromisso e qualidade. Na medicina, a inovação não pode ser um voo às cegas. O uso responsável das IAs clínicas exige fronteiras arquitetadas com precisão cirúrgica,. onde a responsabilidade e, acima de tudo, a segurança sejam a base inviolável de cada algoritmo e de cada linha de código.

Um Horizonte Seguro
O caos testemunhado em ambientes autônomos não supervisionados serve como um alerta definitivo: a tecnologia só é tão segura quanto a. governança que a sustenta. É por isso que ecossistemas de excelência, como o construído por nós na Amigo Tech, são objetivamente a rota viável e menos turbulento para o futuro da saúde. Ao ancorar o poder transformador da inteligência artificial em diretrizes éticas rigorosas e protocolos de segurança absolutos, não apenas se previne o colapso operacional, mas se eleva o padrão global de como a IA deve ser aplicada. Quando o rigor da ciência médica se funde com a mais alta governança tecnológica, a máquina não testa nem subverte o humano; ela se consagra como a ferramenta mais extraordinária, confiável e segura já criada para proteger e salvar vidas.
*Gustavo Carvalho, MD, MBA, MSc, PhD. Cirurgião Geral, Professor Adjunto de Cirurgia Geral da UPE. Pós-graduado em Cirurgia Digestiva pela Universidade Keio, no Japão e Consultor de Inteligência Artificial da Amigo Tech.

Vale do São Francisco recebe autoridades mundiais em tecnologia de drones
22/06/2026
Reconhecer o terreno
Os especialistas em tecnologia de aplicação de defensivos com alto rendimento operacional, que reduzem consideravelmente o volume de água nas culturas agrícolas, começam a agenda, visitando as fazendas Ibatuba, Timbaúba Agrícola, Agrivale e Labrunier, em Petrolina e Agrodan, em Belém do São Francisco.
Durante as visitas
Alan McCracken e Fernando Dedemo vão apresentar o Programa de Tecnologia de Baixa Vazão da KIP International, detalhando aspectos como as aplicações mais eficientes; melhor cobertura e uniformidade de gotas; redução de perdas por deriva e maior aproveitamento dos produtos aplicados.
Gr...
Começa hoje, segunda-feira 22/06, e vai até quinta-feira (25/06), a visita técnica ao Vale do São Francisco das duas maiores autoridades do mundo na tecnologia de aplicação em baixa vazão para drones: o irlandês que mora nos EUA, Alan McCracken e o brasileiro, Fernando Dedemo.
Reconhecer o terreno
Os especialistas em tecnologia de aplicação de defensivos com alto rendimento operacional, que reduzem consideravelmente o volume de água nas culturas agrícolas, começam a agenda, visitando as fazendas Ibatuba, Timbaúba Agrícola, Agrivale e Labrunier, em Petrolina e Agrodan, em Belém do São Francisco.
Durante as visitas
Alan McCracken e Fernando Dedemo vão apresentar o Programa de Tecnologia de Baixa Vazão da KIP International, detalhando aspectos como as aplicações mais eficientes; melhor cobertura e uniformidade de gotas; redução de perdas por deriva e maior aproveitamento dos produtos aplicados.
Grande avanço
Para o sócio administrador da fazenda Ibatuba e da empresa GM Drone e Tecnologia, Arthur Grimaldi, a visita dos especialistas significa um aporte imprescindível à implantação da tecnologia
de aplicação com drones para a fruticultura com foco em resultados. “Com esta nova tecnologia temos uma maior eficiência, economia, tanto de diesel (trator) como de bateria (drone), consumindo o mínimo de água possível para que a planta se desenvolva. Trazer Alan McCracken e Fernando Dedemo é uma garantia de que a Inovação transforma o campo através da tecnologia de aplicação para a fruticultura com foco em resultados, proporcionando fazendas mais eficientes, sustentáveis e preparadas para certificação”, concluiu.
O que a PF quer investigar nos repasses estranhos da vice-governadora para beneficiar hospital do marido
22/06/2026
Como agiam
A prática foi continuada, repetida, sistematizada. Quando a governadora Raquel Lyra, por alguma razão, se afastava do governo e a vice Priscila Krause assumia, os repasses dos recursos da saúde, para a maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, PE atraves do governo do Estado, disparavam. Hoje, segunda-feira 22/06/26, o assunto reacendeu com a entrada da Policia Federal nas investigacões. Há ainda a...
A denúncia é antiga. O Poder informou em setembro do ano passado. A governadora Raquel Teixeira Lyra e a vice, priscilla Krause, fizeram tabelinha para beneficiar o hospital em Garanhuns do marido da vice. A governadora deixava tudo pronto e viajava. A vice assumia e concluía a operação. Assim, milhões de reais iam parar nos cofres da entidade do marido da vice. Foi lá, veio cá, o caso foi abafado. Até que a Polícia Federal resolveu entrar na parada. E agora, pediu autorização ao STJ para passar a limpo a nebulosa questão.
Como agiam
A prática foi continuada, repetida, sistematizada. Quando a governadora Raquel Lyra, por alguma razão, se afastava do governo e a vice Priscila Krause assumia, os repasses dos recursos da saúde, para a maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, PE atraves do governo do Estado, disparavam. Hoje, segunda-feira 22/06/26, o assunto reacendeu com a entrada da Policia Federal nas investigacões. Há ainda a ser apurado 25 repasses ainda não divulgados até agora, em março do ano passado, que somados atingem de R$ 3 milhões. No acumulado, a vice já remanejou verbas, nas diversas vezes em que ocupou o governo, até agora, no total de R$ 102 milhões, supostamente para beneficiar o hospital do marido, localizado na terra Natal do mesmo, o município de Garanhuns, PE.
Senão vejamos
Ajuda aí na soma. Segundo o Portal da Transparência do Governo de Pernambuco, além dos repasses de março, em fevereiro de 2025, no período em que também substituiu a governadora Raquel Lyra (PSD), a vice já havia autorizado o envio de R$ 7,6 milhões do Fundo Estadual de Saúde. Em abril de 2024 também foram liberados mais R$ 22,3 milhões em repasses. Em março de 2025, mês em que ocorreram justamente os 25 repasses direcionados à unidade de saúde em Garanhuns, os valores totais destinados à área chegaram a R$ 69,1 milhões. As movimentações aconteceram entre os dias 14 e 29 e estão registradas no Portal da Transparência.
Origem do dinheiro
Segundo reportagem divulgada, as transferências para a maternidade têm como principais fontes o Fundo Estadual de Saúde (FES) e o Sistema Único de Saúde (SUS).

O beneficiário
A Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem como sócio o marido da vice-governadora de Pernambuco. Como dito, recebeu 25 repasses de recursos estaduais em 15 dias. O período coincidiu com a interinidade da vice à frente do governo, em março, durante recesso da governadora Raquel Lyra (PSD).
Assunto federal
Além de ter estado sob os holofotes da oposição local, o caso, também entrou na mira de órgãos de controle federais, já que envolve transferências do Sistema Único de Saúde (SUS). As investigacoes foram mantidas sob sigilo.
Origem do caso
A polêmica tem princípio em remanejamentos orçamentários que turbinaram o Fundo Estadual de Saúde (FES), principal fonte pagadora do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situado em Garanhuns, no Agreste do estado de Pernambuco.
Conferindo
Em fevereiro de 2023, quando a vice substituiu Raquel pela primeira vez, foram creditados R$ 7,6 milhões ao fundo. Parte desse montante é oriunda de verba federal. A prática se repetiu em outro período de interinidade da vice-governadora, em abril de 2024, com R$ 22,3 milhões, mas se intensificou em março de 2025, conforme registros do Portal da Transparência e do Diário Oficial. No dia 17 de março, foram acrescidos ao FES R$ 51,6 milhões. Mais R$ 3,9 milhões foram remanejados no dia 20, e outros R$ 13,6 milhões, no dia 21. Em datas similares localizadas entre os dias 14 e 29 daquele mês, 25 pagamentos foram feitos ao hospital a partir dessa fonte, totalizando R$ 3 milhões. Somando tudo, se a calculadora não falha, R$ 102 milhões.
Apimentando o caso
Outros atos sob suspeita têm relação com a saída de gestores das áreas de orçamento e projetos e de monitoramento jurídico de licitações da Secretaria de Saúde, entre 20 e 21 de março de 2025. Supostamente, esses servidores não estavam concordando com o processo e foram afastados. As exonerações foram assinadas pela vice-governadora em exercício, o que vem sendo interpretado como uma possível providência para dar celeridade aos pagamentos para o hospital. Em audiência pública, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, foi confrontada sobre o assunto, mas negou que os profissionais demitidos tivessem relação com o manejo desses recursos.
O que diz a situação
Até agora, nem a governadora, nem a vice, nem a Secretaria de Saúde, se manifestaram publicamente sobre o tema. A maternidade nega irregularidades. O Poder dedicará todo o espaço para a manifestação dos citados, caso queiram.
Feriado de São João: confira o que abre e o que fecha no Grande Recife
22/06/2026
Ponto facultativo
Além disso, tanto o estado quanto a capital transferiram o ponto facultativo do Feriado de Corpus Christi, comemorado no último dia 4 de junho, para a véspera do São João, na terça (23). Com isso, alguns serviços das repartições públicas são afetados.
Comércio de rua
As lojas do Centro do Recife abrem normalmente na segunda (22) e terça-feira (23//06). Já no feriado da quarta-feira (24/06), o funcionamento é facultativo, com cada estabelecimento escolhendo se deve ou não abrir.
Shopping Recife
Terça (...
Os festejos juninos chegam ao ápice amanhã, terça-feira (23/06), véspera de São João. No Grande Recife, o feriado de São João gera alteração nos horários de funcionamento do comércio, dos shoppings e de serviços públicos. O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife decretaram ponto facultativo na segunda-feira (22), antevéspera do feriado celebrado na quarta (24).
Ponto facultativo
Além disso, tanto o estado quanto a capital transferiram o ponto facultativo do Feriado de Corpus Christi, comemorado no último dia 4 de junho, para a véspera do São João, na terça (23). Com isso, alguns serviços das repartições públicas são afetados.
Comércio de rua
As lojas do Centro do Recife abrem normalmente na segunda (22) e terça-feira (23//06). Já no feriado da quarta-feira (24/06), o funcionamento é facultativo, com cada estabelecimento escolhendo se deve ou não abrir.
Shopping Recife
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h
Shopping RioMar
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18
Shopping Boa Vista
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h
Shopping Tacaruna
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h
Plaza Shopping
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h
Shopping ETC
Quarta (24): 12h às 18h
Shopping Patteo Olinda
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h
Shopping Costa Dourada
Terça (23): 9h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h
Camará Shopping
Terça (23): 10h às 18h
Quarta (24): 11h às 18h
A programação do São João está em diversos polos do Recife, para além do Sítio Trindade e da Rio Branco. Na terça-feira (23), ocorrem apresentações nos bairros: Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó.
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer ficará disponível das 7h às 16h no feriado da quarta-feira (24). Também está montada, até dia 28 de junho, uma Arena Gastronômica no Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, com oito restaurantes funcionando das 16h às 2h.
Parque das Esculturas
O Parque das Esculturas estará fechado na segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24), retomando o funcionamento na quinta-feira (25), das 10h às 17h. Toda a Rede Compaz e Bibliotecas da Paz ficarão fechadas entre a segunda (22) e a quarta-feira (24), reabrindo no dia 25 de junho.
Mercado
Hoje, segunda-feira (22/06), os mercados públicos e feiras livres do Recife funcionam em horário normal, das 6h às 18h. Já nos dias 23 e 24 de junho, o atendimento será das 6h às 13h. As praças de alimentação localizadas nesses equipamentos poderão estender o funcionamento, a critério dos estabelecimentos.
Saúde
No Recife, funcionam 24 horas os serviços de emergência e internação da rede municipal:
Centro de Atenção à Pessoa
O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, anexo ao Hospital da Mulher do Recife, também funciona de forma ininterrupta para atendimento de mulheres cis e trans e homens trans com útero vítimas de violência.
Vigilância Ambiental
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) segue em plantão para atendimento de ocorrências envolvendo animais que representem risco à saúde pública. O serviço poderá ser acionado diariamente pelo telefone e WhatsApp (81) 3355-7712, no horário das 8h às 17h.
Vacinação
Na terça-feira (23/06), véspera de feriado, e quarta-feira (24), no Dia do São João, ocorre vacinação nos Centros de Vacinação dos shoppings Boa Vista, Recife e RioMar, com funcionamento das 9h às 18h no dia 23 e das 11h às 18h no dia 24/06. O imunizante oferecido é contra Influenza para grupos prioritários e também para atualização da caderneta de vacinação.
Samu
Durante o São João, o SAMU Recife estará com 13 bases descentralizadas em toda a cidade, funcionando 24 horas. Além disso, haverá uma Unidade de Suporte Básico (USB) dando apoio ao posto médico do Sítio Trindade e outra USB dedicada ao Polo da Avenida Rio Branco, no Marco Zero. Para outras demandas, o SAMU pode ser acionado pelo 192.
Bancos
Os bancos não abrem para atendimento presencial ao público nas datas consideradas feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais. Em algumas localidades, a critério da instituição, as salas de autoatendimento ficam disponíveis aos clienteso.
Compensações bancárias
As compensações bancárias, incluindo a TED, não são efetivadas nos feriados. Somente o PIX. Nas datas decretadas como ponto facultativo, o atendimento presencial ao público nas agências bancárias funciona normalmente.
Procon
Por conta do feriado, o Procon Recife vai realizar atendimentos presenciais na segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24) no Bairro do Recife. O atendimento aos consumidores será para abertura de reclamações e ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais. O posto de atendimento fica na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, localizada na Av. Marquês de Olinda, 182, Bairro do Recife.
CTTU
Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, à gestante, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer de multas aplicadas serão suspensos na segunda (22) e voltam ao normal na quinta-feira (25).
Serviços
Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionam normalmente durante os feriados. Também não tem alteração no teleatendimento 24 horas, em que o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.
O Poder