
Disputa à vista - Recife tem oito pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais 2024
15/07/2024 -
Severino Lopes
O Poder
Articulações, busca por alianças e preparativos para iniciar a caça ao voto. A disputa pela Prefeitura de Recife este ano promete ser acirrada este ano. A menos de três meses para as eleições municipais, pelo menos oito nomes despontam como possíveis candidatos a prefeito da capital de Pernambuco (PE). Deputados, ex-secretários e sindicalistas, estão pavimentando estradas para concorrer a prefeitura de Recife.
Os pré-candidatos
Além do atual prefeito João Campos (PSB), que deve disputa à reeleição, pretendem disputar o cargo, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL); o ex secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Daniel Coelho (PSD); o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT); a deputada estadual Dani Portela (PSol); o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), o advogado Tecio Teles (Novo) e a professora Simone Fontana (PSTU).

João Campos
Com índice de aprovação acima de 80% na capital pernambucana, João Campos segue como favorito à reeleição, o que não desanima os prováveis concorrentes no pleito.
DNA na política
João Campos tem o DNA da política no sangue. Ele é filho do ex-governador Eduardo Campos e neto do também ex-governador Miguel Arraes, ambos já falecidos. Entrou na política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), em 2016.
Deputado
Em 2018, se elegeu deputado federal com votação histórica de mais de 400 mil votos. Deixou o mandato após dois anos para assumir a prefeitura. Quando assumiu, aos 27 anos, se tornou o mais jovem prefeito de uma capital brasileira. O partido de Campos deve formar alianças com o PT, PV, PCdoB, União, Brasil, Solidariedade, MDB, Avante e Republicanos.

A esquerda
Ligada à esquerda, Danielle Gondim Portela, conhecida como Dani Portela, 48 anos, é deputada estadual pelo Psol. Deputada estadual em primeiro mandato, Dani Portela (PSOL) concorre ao cargo de prefeita pela primeira vez. Nas últimas eleições municipais, em 2020, foi a vereadora mais bem votada do Recife, com 14.114 votos.
A formação
Formada em Direito, é advogada, historiadora e professora. Portela é natural do Recife (PE) e disputou sua primeira eleição em 2018, como candidata a governadora de Pernambuco, mas terminou em terceiro lugar. Foi eleita vereadora do Recife em 2020, sendo a mais votada do município. No pleito de 2022, conquistou a vaga de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, onde defende pautas de direitos da mulher e da população LGBTQIA+. Ela deve formar aliança apenas com a federação PSOL/Rede.
Outro concorrente
Ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), 45 anos, pediu para deixar o cargo no início do mês, no último dia do prazo de desincompatibilização, que é o período permitido pela Justiça Eleitoral para quem vai disputar um cargo eletivo.
A filiação
Em abril, ele, que era filiado ao Cidadania, se filiou ao PSD e, embora não tenha se lançado oficialmente, sua pré-candidatura foi bastante citada no evento de filiação, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania).
Formação
Ele é formado em administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e tem mestrado na mesma área. Nascido na capital pernambucana, Coelho começou sua trajetória política em 2003 como militante de causas ambientais, filiado ao PV.
Ex-ministro
Ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado também foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Em 2022, ele deixou o ministério para concorrer ao Senado, mas foi derrotado e ficou em segundo lugar na disputa, com 29,55% dos votos válidos.
Produtor rural
Nascido no Recife (PE), Gilson Machado Neto, 55 anos, é produtor rural, e ficou conhecido por tocar sanfona em lives realizadas pelo ex-presidente. Machado foi também presidente da Embratur e secretário nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Em 2022, disputou a vaga de senador pelo PL, mas não conseguiu se eleger. Gilson Machado assumiu o comando do PL na capital pernambucana em dezembro de 2023, e foi confirmado pela legenda como pré-candidato à Prefeitura do Recife nas eleições municipais de 2024.

Mais uma esquerdista
Professora das redes públicas estadual e municipal do Recife, Simone Fontana (PSTU), é mais uma “esquerdista” a se lançar pré-candidata a prefeitura de Recife. Ela é ativista do PSTU desde a fundação da legenda, na década de 1990, quando houve uma dissidência do Partido dos Trabalhadores.
A formação
Formada em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife e pós-graduada em Educação e Linguagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora da rede pública de ensino e foi uma das fundadoras do PSTU em Pernambuco e dirigente do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere).
Outro ex-secretário
Advogado, Técio Teles (Novo), e outro ex-secretário que está de “olho” na Prefeitura de Recife. Ele foi secretário de Planejamento de Belo Jardim, no Agreste; e coordenador geral de administração e diretor de planejamento e administração do Ministério da Educação, entre os anos de 2017 e 2019; e, em 2023. Foi candidato a vereador pelo Novo, em 2020, e pelo antigo DEM (atual União Brasil), em 2008, mas não foi eleito.
Oficial
Oficial da reserva do Exército, serviu de 2009 a 2017, Técio tentou a eleição como vereador duas vezes, pelo DEM em 2008 e pelo Novo em 2020, mas não foi eleito. Em maio, Tecio Teles foi anunciado como pré-candidato a prefeito do Recife nas eleições 2024.
E o PT?
Caso não concretize a formação da aliança com o PSB de João Campos, o Partido dos Trabalhadores pode lançar João Paulo Lima, de 71 anos, como o candidato a prefeitura de Recife. Natural de Olinda (PE), João Paulo Lima, 71 anos, é formado em Economia e técnico em edificações e mecânica. Ingressou na carreira política no movimento sindicalista e, em 1979, ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores no estado.
O sindicalista
O sindicalista foi eleito três vezes deputado estadual por Pernambuco. No ano de 2000 venceu a disputa pela Prefeitura do Recife, sendo reeleito em 2004. Foi deputado federal de 2010 a 2015. Em 2016, João Paulo foi novamente candidato a prefeito da capital pernambucana, mas perdeu no segundo turno.
Cargo atual
Atualmente João Paulo é deputado estadual pelo PT e está entre os possíveis candidatos a prefeito do Recife nas eleições municipais de 2024, ao insistir para que o PT tenha candidato próprio a prefeito do Recife “para ganhar ou perder”.
O deputado da Rede
A Rede também pode ter candidatura própria. E o nome mais provável para entrar na disputa é o do deputado federal Túlio Gadêlha Sales de Melo, 36 anos. Nascido no Recife (PE) e formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Gadêlha iniciou sua militância no Movimento Estudantil Universitário e, aos 19 anos, filiou-se ao PDT.
Disputou
Disputou sua primeira eleição em 2012 como candidato a vereador do Recife e terminou com a suplência. Em 2018, foi eleito deputado federal por Pernambuco. No início de 2022, migrou para a Rede e foi reeleito como deputado federal. Em março, Túlio Gadêlha foi confirmado como pré-candidato a prefeito do Recife nas eleições de 2024.
Outros partidos
Já o PCB não terá candidatura própria para a prefeitura do Recife, mas que ainda não há definição sobre a candidatura que será apoiada. Outros partidos como o PDT, Agir, Mobiliza, Avante, PP, PRTB, DC, PCO, Podemos, Republicanos, Solidariedade, PMB, UP e União Brasil ainda não definiram se vão lançar pré-candidatura ou apoiar alguém na eleição para a prefeitura.
As convenções
De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. As candidaturas serão oficializadas em 15 de agosto. Até lá, todos são tratados como pré-candidatos.
O calendário
De acordo com o calendário eleitoral, após o fim do prazo das convenções, em 5 de agosto, os partidos terão um prazo de 10 dias para a realização do registro de candidatura, o que vai permitir que os futuros candidatos tenham um número de identificação, façam campanha eleitoral e recebam recursos.
As eleições
As eleições em 2024 acontecem em 6 de outubro, no caso do primeiro turno, e também no dia 26, caso exista necessidade de segundo turno em algumas cidades.

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.