
Eleições 2024 - Em Olinda, direita se divide e esquerda se une para disputar prefeitura
18/07/2024 - Jornal O Poder
Severino Lopes
O Poder
Muitas articulações, busca por apoios e composições de alianças, desistências, rompimentos, acordos e pré-candidaturas lançadas. A corrida pela sucessão em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, está aberta. A menos de 15 dias para o início das convenções partidárias, Olinda tem pelo menos 7 pré-candidatos à prefeitura. A disputa promete ser intensa e acirrada na caça ao voto.
As candidaturas
No lado da direita, ao menos três candidaturas prometem chegar com alguma musculatura para a disputa. As oposições, no entanto, garantem que estão unidas e chegarão fortes no pleito.

A candidata do prefeito
O atual prefeito Lupércio Nascimento (PSD), aposta numa ex-secretária para continuar no poder. Pré-candidata à sucessão do prefeito de Olinda, professor Lupércio Nascimento, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do município, Mirellla Almeida, filiou-se ao PSD para entrar na disputa.
Reforço
Na semana passada, a pré-candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida conseguiu mais um importante apoio do Republicanos. Além do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), a postulante agora também conta com o reforço do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). Com um discurso de valorização do empreendedorismo e do esforço individual, Mirella Almeida garante que está pronta para a nova missão.
As oposições
Já no campo democrático-popular, o PT, PV, PSB e PCdo B se uniram para tentar conquistar a Prefeitura de Olinda. O PCdoB governou a cidade de 2001 a 2016 e tem liderado o bloco no município.

Une as esquerdas
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), era um dos principais nomes para a disputa, visto que ela consegue unir as esquerdas. Luciana decidiu permanecer no cargo em Brasília, e encerrou as especulações sobre uma possível candidatura. A comunista e ex-prefeita da cidade por dois mandatos aguardou uma posição do PT e do PSB antes de anunciar a sua decisão.
Principal nome
Com a desistência de Luciana, o vereador Vinicius Castello (PT), segue como principal nome da esquerda para prefeitura de Olinda (PE). Vereador em 1º mandato, eleito com 2 mil votos em 2020 e único parlamentar do partido em Olinda, onde a sigla somou 10.500 votos em 2020. Em 2022 ele conseguiu 22,7 mil votos para deputado estadual, mas foi derrotado.
Lançou
Vinicius Castello já lançou a sua pré-candidatura a prefeito de Olinda pela Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PV e PCdoB.
Retirada de candidatura
O PSB de Pernambuco também decidiu retirar a pré-candidatura da deputada estadual Gleide Ângelo em Olinda, e pode apoiar a candidatura de Vinicius Castello para a sucessão do prefeito Professor Lupércio.
Rompeu
A disputa segue intensa. O atual vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho (PP), rompeu com o prefeito Professor Lupércio e já havia lançado sua pré-candidatura à Prefeitura de Olinda. Caso o cenário não mude antes das convenções, ele terá Antônio Campos (PRTB), como candidato a vice.
Articulações
O pré-candidato Antonio Campos, do PRTB, que lidera todas as pesquisas de intenção de votos, ainda não conseguiu ampliar o seu arco de alianças. É provável uma junção com o PP, de Eduardo da Fonte. Campos remarcou sua convenção para o dia 04/08 visando ganhar tempo para prosseguir nas negociações.
O acordo
O acordo foi firmado depois da articulação do deputado federal Eduardo da Fonte, também presidente estadual do PP, e Antônio Campos.
Vai enfrentar
A chapa enfrentará a candidatura apoiada pelo prefeito Professor Lupércio, que tem o apoio do ministro André de Paula, presidente estadual do PSD. Os rumores indicavam há mais de um ano que esse papel seria desempenhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Mirella Almeida.
A direita
Enquanto no campo progressista as articulações avançam, à direita as candidaturas se multiplicam. Enquanto o prefeito Lupércio apostou na sua secretária Mirella Almeida, com um discurso de valorização do empreendedorismo e do esforço individual, as outras candidaturas focam no discurso da mudança.
A candidata de Bolsonaro
Um dos nomes que promete ser competitivo é o de Izabel Urquiza (PL), que vem de seis derrotas eleitorais seguidas e espera um resultado melhor como candidata oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em São Paulo
“Tomando gosto” pelo projeto político, Izabel Urquiza, pré-candidata a Prefeita de Olinda pelo PL, foi recebida na semana passada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acompanhado do Secretário Executivo de Relações Institucionais, Enrico Misasi e do deputado estadual Tomé Abduch para discutir temas relacionados com a gestão municipal.
Outras pré-candidaturas
O ex-deputado André Luiz Farias, o “Alf”, escolhido pela governadora Raquel Lyra para presidir a TV Pernambuco, é pré-candidato pelo PRD (sigla resultante da fusão entre PTB e Patriotas). Já o ex-vereador André Avelar é pré-candidato a prefeito pelo Mobiliza (antigo PMN). O Psol escolheu Pallomma Melo como pré-candidata do partido para as disputas em Olinda nas eleições deste ano.

O prazo
As convenções partidárias para as eleições municipais de 2024, quando são lançados oficialmente os candidatos, só podem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, mas, em Caruaru, alguns pré-candidatos já foram lançados pelos partidos e federações.
O registro de candidaturas
Após a definição dos nomes, os partidos têm até 15 de agosto para realizar o registro na Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 vai acontecer no dia 6 de outubro em todo o país para definir os novos prefeitos e vereadores das 5.570 cidades do Brasil.

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.