
Levantamento — Aumenta o número de práticas sustentáveis por empresas da construção civil no país, afirma conselho do setor
30/07/2024 -
As práticas voltadas à sustentabilidade na construção civil vêm sendo cada vez mais valorizadas. O que no passado podia ser considerado um diferencial competitivo, hoje tornou-se um requisito quase obrigatório, em alinhamento com os princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança, em inglês, Environmental, Social and Governance). Segundo levantamento do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), o setor consome 20% da água das cidades, 75% dos recursos naturais e gera 80 milhões de toneladas de resíduos por ano. Também é impactante o dado da Agência Internacional de Energia (IEA), segundo a qual, a construção civil é responsável pela liberação de 39% dos gases de efeito estufa na atmosfera globalmente.
Responsabilidade social
Cientes dessa responsabilidade que as empresas carregam enquanto construção de uma sociedade sustentável, muitas incorporadoras passam a adotar práticas no setor para minimizar os impactos ambientais, tanto nos canteiros de obras quanto em suas sedes administrativas. Alguns dos principais destaques deste mercado está no estado de Goiás. É o caso, por exemplo, da Consciente Construtora e Incorporadora.
Desenvolvimento
A estratégia de responsabilidade socioambiental da empresa prioriza o desenvolvimento socioeconômico e, dentre as metas, estão o uso consciente da água, correta gestão dos resíduos e o menor uso de matéria-prima, para incentivar a preservação da natureza em novos empreendimentos. Também valorizam o uso responsável da energia elétrica. A incorporadora conta com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que possui indicadores, métricas e parâmetros para a avaliação do impacto ambiental.
Futuro
“Entendemos que o futuro do setor imobiliário está intrinsecamente ligado à adoção de práticas ambientais responsáveis. Desde o planejamento até a execução, buscamos incorporar tecnologias e métodos que minimizem o impacto ambiental, promovendo eficiência energética, gestão adequada de resíduos e a utilização consciente dos recursos naturais. Estamos empenhados em não apenas cumprir as normas regulatórias, mas também em ir além, adotando padrões que nos permitam contribuir positivamente para o meio ambiente e para as comunidades onde atuamos”, afirma a diretora de empreendimentos, Camila Inácio.
Campanhas
Outra empresa preocupada com essas regras é a CMO Construtora que, dentre os trabalhos adotados para reduzir os impactos no meio ambiente incluiu campanhas internas de conscientização. A CMO adotou um compromisso ESG, no qual se dedica a práticas ambientais, sociais e de governança. Segundo o diretor comercial, Marcelo Moreira, a preocupação socioambiental é um dos principais pilares da empresa. “É uma forma de nos posicionar frente ao tema para tornar a sociedade mais justa e saudável para as futuras gerações, ” ressaltou ele, que se preocupa com questões como eficiência energética, conservação de água, além da separação e destinação dos resíduos gerados nos canteiros para empresas de reciclagem.