
Ferrovia - Infra homologa consórcio para fazer projeto da Transnordestina PE
07/08/2024 -
Após cinco meses, a Infra S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pelo processo de licitação para escolha da empresa que fará o projeto básico/executivo do trecho de 520 quilômetros entre a cidade de Salgueiro, no sertão pernambucano, até o Porto de Suape, homologou o consórcio Estratégica-Prosul como o vencedor do certame.
Vencedor
O diretor-presidente da estatal Infra S.A., Jorge Bastos, homologou o Consórcio como o vencedor da licitação para fazer os projetos básico e executivo do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, que liga a cidade de Salgueiro, no sertão central do Estado, ao Porto de Suape.
Homologação
A homologação ocorre 72 dias depois da abertura das propostas da concorrência que aconteceu no dia 20 de maio. É uma novela que está perto de um recomeço de uma obra iniciada em 2006 e abandonada desde 2016.
O consórcio
Homologado, o consórcio é composto pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda, sendo a líder com uma participação de 50%; e Prosul- Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda. A Estratégica Engenharia tem sede no Rio de Janeiro e a Prosul já gerenciou mais de 180 projetos e possui sua sede em Santa Catarina.
As obras
As obras da Ferrovia Transnordestina são consideradas de fundamental importância para melhorar a infraestrutura logística de Pernambuco, tornando competitivas várias atividades existentes e outras que podem se consolidar entre o Sul do Piauí, onde começam os trilhos, e o Porto de Suape, o destino final desta ligação férrea. É estratégico para o futuro do Porto de Suape estar ligado a uma ferrovia. Com o fim dos incentivos fiscais previstos para 2032, também vai ser um diferencial ter uma melhor infraestrutura de transporte.
Propostas
No dia 21 de maio passado, a Infra S.A. abriu as propostas referentes ao Edital 007/2024 para contratação do Projeto Básico/Executivo para viabilizar o trecho de 520 quilômetros da ferrovia Transnordestina, em Pernambuco.
Ao todo, a estatal recebeu nove propostas, sendo à época a primeira colocada, a empresa Geosistemas Engenharia e Planejamento LTDA, desclassificada posteriormente por não apresentar todas as documentações exigidas no edital publicado pela Infra S.A. em abril deste ano.
Originalmente
Originalmente, a Ferrovia Transnordestina começava no Sul do Piauí, seguia até Salgueiro e a partir desta cidade se dividia em dois ramais: um que seguia até o Porto de Pecém, nas imediações de Fortaleza, e o outro para o Porto de Suape. As obras começaram em 2006 e à frente do empreendimento estava a empresa Transnordestina Logística S.A (TLSA), uma subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), do empresário Benjamin Steinbruch. (O Poder)
