
Silvio Santos já quis ser presidente da República
17/08/2024 -
O apresentador Silvio Santos, falecido na madrugada deste sábado (17/08), em São Paulo, já quis ser presidente da República. Ele tentou ingressar na política algumas vezes. Na década de 1980, candidatou-se à à presidência, mas não pôde seguir com a candidatura em função de problemas com prazos de registros partidários.
Impugnado
Ele foi lançado candidato após uma articulação dos então partidos MDB e PFL, faltando menos de um mês para o primeiro turno. Sua candidatura, além de impugnada por ter sido apresentada tardiamente, também teve como um dos fatores regra eleitoral que levou em consideração o fato dele ser dirigente de uma rede televisiva de alcance nacional que era concessionária de serviço público e não ter se desligado do cargo meses antes.
Outros convites
Sílvio Santos foi novamente convidado a se candidatar à prefeitura de São Paulo em 1988 e, em 1990, ao governo de São Paulo, mas desistiu de ambas as candidaturas por impedimentos legais.
Sempre lembrado
Apesar da falta de sucesso nas eleições, pesquisas de intenção de voto frequentemente o colocavam à frente de outros candidatos com marcante carreira política, e o nome dele foi muito sondado para corridas presidenciais até o começo dos anos 2000.
Só empresas
Depois de 2000, o empresário e comunicador deixou de pensar em política e voltou a investir só nas empresas. Na década de 2010, retornou ao ar com o programa dominical que leva o seu nome para o horário da noite, na grade do SBT. Mesmo com mais de 80 anos, ele segurava a atração no ar por cerca de cinco horas, e, com isso, repetiu grande grau do sucesso de anos anteriores. Sobretudo, por meio da produção e exibição de cenas feitas por câmeras escondidas bastante elaboradas, as chamadas "pegadinhas" — como a da “menina fantasma”, que viralizou não só no Brasil, mas também em outros países.
Pandemia
Em 2020, com a pandemia da covid-19, o apresentador se afastou das gravações do programa por ser do grupo do risco. Ele retornou `a televisão em julho de 2021, mas logo depois acabou internado com covid-19 e deixou a TV novamente.