
Brasília não é só política: 32º rally dos sertões desta vez sairá da capital
17/08/2024 -
Sairá da capital do país, na próxima terça-feira (20/08) a 32ª edição do Rally dos Sertões. Brasília receberá para a prova 2,5 mil pessoas, entre pilotos, equipes, staff, imprensa e expedicionários. Será a primeira vez que esse comboio para a competição — que é considerada a maior prova de rally das Américas — terá a largada a partir de Brasília. Conforme informações do Governo do Distrito Federal e de entidades do empresariado, a expectativa é de que o evento represente uma movimentação de cerca de R$ 1,5 milhão na economia local, além de criar empregos diretos e indiretos ao longo do período.
Esporte e turismo
“O Rally dos Sertões mobiliza esporte, turismo e tem um olhar especial para a área social por meio de diversas ações. O patrocínio do GDF retorna para a população com o movimento na economia que o evento proporciona. Somado a isso, é um importante momento de mostrarmos novamente por que somos a capital do esporte”, afirmou a vice-governadora do DF, Celina Leão.

Vila Sertões
As atrações do Rally dos Sertões começam com o lançamento da Vila Sertões, que está sendo montada no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha. O espaço ficará aberto ao público de forma gratuita de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 22h, quando as pessoas poderão ter acesso às áreas de boxes, aos carros e aos próprios competidores das 66 equipes participantes da edição.
Exibições especiais
No dia 23, a Super Prime, uma espécie de prólogo do rally, vai reunir os oito melhores colocados de uma competição pela manhã em exibição para o público, que poderá acompanhar a passagem dos veículos de uma arquibancada com capacidade para 10 mil pessoas. Os ingressos serão disponibilizados pela Secretaria de Turismo do DF, mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.

O início da competição principal acontecerá, mesmo, no dia 24, quando terá início a primeira etapa da prova, entre Brasília e o município de Formosa (GO), perfazendo um total de 535 km dos 3,5 mil km do circuito completo. As provas deste ano passarão por localidades em Goiás, Minas Gerais e Bahia antes de retornarem ao DF, numa prova com duração de oito dias corridos.
Atendimentos
No dia 31, o público voltará a poder participar de forma gratuita para recepcionar as equipes e conferir a premiação dos vencedores, que acontecerá durante ato no período das 8h às 20h. O evento passou a ter, nos últimos anos, também um caráter social. Em todas as cidades por onde o Rally dos Sertões passa, as equipes auxiliam nos atendimentos médicos dos locais, por meio da organização SAS Brasil — equipe de saúde especializada e voluntária que atua em unidades móveis.