
Depois de seis anos parados, sinos da Catedral de Brasília voltarão a tocar
31/08/2024 -
Toda cidade brasileira que se preze tem sinos badalando para as missas. Na capital do país não é diferente nas suas várias igrejas, embora desde 2018 a regra não se aplique à Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, principal templo de Brasília – desenhada por Oscar Niemeyer.
Configuração
Tombada, com um traçado diferenciado, já que se localiza no subsolo e tem como principal destaque os vitrais do seu teto, a igreja teve iniciado ontem (30/08) o serviço de manutenção de toda a sua estrutura. O que inclui reconfiguração dos sinos para que sejam tocados de forma automática nos horários tradicionais: todos os dias às 6h, às 12h e às 18h. Conforme o Governo do Distrito Federal (GDF), além de serem reativados, tais sinos, desta vez, contarão com uma nova tecnologia de acionamento automatizado.

Comemoração
A reforma faz parte da comemoração de 60 anos da Catedral de Brasília, que acontecerá a partir de 3 de outubro, durante as festividades de Nossa Senhora Aparecida. Os sinos são totalmente de bronze e foram instalados no início dos anos 60. Já a modernização do sistema de informatização que aciona o funcionamento deles, foi doada recentemente pela embaixada de Taiwan.
Menos energia
Os ajustes estão sendo realizados pela instituição Sinos Dourado, que instalará um sistema considerado inovador e único no país, que permitirá o consumo de 1/5 de energia em comparação com a técnica anterior.
Conexão 24 horas
A restauração também abrangerá o badalo de um dos sinos, que chegou a cair anos atrás, além da troca do cabeamento na parte superior do campanário, danificado pela exposição prolongada ao sol. Os sinos da Catedral de Brasília terão ainda conexão à internet 24 horas por dia, por meio de aplicativos que permitirão o acionamento deles de qualquer lugar do mundo.