imagem noticia

Eleições 2024 - Veneziano fortalece campanha de candidaturas do MDB no Sertão da Paraíba

02/09/2024

imagem noticia
Presidente estadual do MDB na Paraíba, o Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou no último final de semana de atividades de campanha em cidades do sertão da Paraíba. Veneziano tem procurado fortalecer a legenda nos municípios, com sua presença e a palavra em defesa dos princípios emedebistas.





Primeira cidade

Na maratona de visitas, o Senador esteve na cidade de Joca Claudino, onde participou de uma carreata pelas ruas da cidade, seguida da inauguração do Comitê de Campanha do prefeito e candidato à reeleição, Rinaldo Cipriano (MDB), que tem como vice-prefeito o também emedebista Otávio Neto.

Uiraúna

O Senador também esteve na cidade de Uiraúna, onde ocorreu a inauguração do Comitê de Campanha da prefeita e candidata à reeleição Leninha Aragão, seguida de um comício em frente ao comitê. Leninha tem como candidato a vice-prefeito Dr. Marlo...

imagem noticia
Presidente estadual do MDB na Paraíba, o Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou no último final de semana de atividades de campanha em cidades do sertão da Paraíba. Veneziano tem procurado fortalecer a legenda nos municípios, com sua presença e a palavra em defesa dos princípios emedebistas.

imagem2




Primeira cidade

Na maratona de visitas, o Senador esteve na cidade de Joca Claudino, onde participou de uma carreata pelas ruas da cidade, seguida da inauguração do Comitê de Campanha do prefeito e candidato à reeleição, Rinaldo Cipriano (MDB), que tem como vice-prefeito o também emedebista Otávio Neto.

Uiraúna

O Senador também esteve na cidade de Uiraúna, onde ocorreu a inauguração do Comitê de Campanha da prefeita e candidata à reeleição Leninha Aragão, seguida de um comício em frente ao comitê. Leninha tem como candidato a vice-prefeito Dr. Marlon Arthur.

“Reafirmamos o nosso compromisso de continuar sendo o Senador de Uiraúna”, declarou o emedebista. Participaram também dos eventos os deputados estaduais Wilson Filho e Aírton Pires, além do ex-deputado estadual Trocolli Júnior.

Mais eventos

O senador tem dedicado os finais de semana para visitar cidades e manifestar publicamente o seu apoio aos candidatos e candidatas do MDB.

imagem3

Leia outras informações

imagem noticia

Depois da Venezuela, na AL, terremoto atinge Afeganistão, no sul da Ásia

27/06/2026

Enquanto o mundo inteiro está voltado para ações humanitárias e de socorro à Venezuela, na América Latina, que foi alvo de dois terremotos na última quinta-feira (25/06), um terremoto de magnitude 6 atingiu o Afeganistão, país do sul da Ásia, neste sábado (27/06).

A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) que informou que o tremor abalou províncias do leste, incluindo Khost e Nangarhar. O epicentro foi registrado no nordeste do Afeganistão, a uma profundidade de 208,3 quilômetros.

Mas o abalo também foi sentido na capital do Paquistão, Islamabad, e no distrito de Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do Paquistão, onde moradores saíram correndo de suas casas em pânico. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas nos dois países.

— Com Agências internacionais de notícias

imagem noticia

Enquanto o mundo inteiro está voltado para ações humanitárias e de socorro à Venezuela, na América Latina, que foi alvo de dois terremotos na última quinta-feira (25/06), um terremoto de magnitude 6 atingiu o Afeganistão, país do sul da Ásia, neste sábado (27/06).

A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) que informou que o tremor abalou províncias do leste, incluindo Khost e Nangarhar. O epicentro foi registrado no nordeste do Afeganistão, a uma profundidade de 208,3 quilômetros.

Mas o abalo também foi sentido na capital do Paquistão, Islamabad, e no distrito de Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do Paquistão, onde moradores saíram correndo de suas casas em pânico. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas nos dois países.

— Com Agências internacionais de notícias




imagem noticia

Conar suspende anúncios de bets da CazéTV enquanto investiga denúncias de publicidade irregular

27/06/2026

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou, em caráter liminar, a suspensão de peças publicitárias consideradas abusivas envolvendo apostas esportivas exibidas durante as transmissões da Copa do Mundo pela Cazé TV. A medida também envolve as empresas Bet 365 e KTO.

A decisão foi assinada na sexta-feira (26/6) pelo conselheiro relator Luiz Celso de Piratininga Jr. e tem natureza emergencial, já que o caso ainda não foi analisado de forma definitiva pelo Conselho de Ética da entidade. As empresas terão cinco dias úteis para informar quais providências adotaram para adequar suas campanhas às regras de publicidade responsável, incluindo ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

Violação a código

Na avaliação do relator, as inserções comerciais podem ter descumprido o Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), conjunto de normas específico para o mercado de apostas...

imagem noticia

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou, em caráter liminar, a suspensão de peças publicitárias consideradas abusivas envolvendo apostas esportivas exibidas durante as transmissões da Copa do Mundo pela Cazé TV. A medida também envolve as empresas Bet 365 e KTO.

A decisão foi assinada na sexta-feira (26/6) pelo conselheiro relator Luiz Celso de Piratininga Jr. e tem natureza emergencial, já que o caso ainda não foi analisado de forma definitiva pelo Conselho de Ética da entidade. As empresas terão cinco dias úteis para informar quais providências adotaram para adequar suas campanhas às regras de publicidade responsável, incluindo ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

Violação a código

Na avaliação do relator, as inserções comerciais podem ter descumprido o Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), conjunto de normas específico para o mercado de apostas em vigor desde dezembro de 2023.

O foco da apuração está em ações de merchandising realizadas ao longo das transmissões esportivas, nas quais narradores e comentaristas apresentavam ofertas de apostas em tempo real, com destaque para odds (cotações de apostas) consideradas improváveis de se concretizar.

Mais transparência

O documento também apontou que as inserções podem não deixar suficientemente claro ao espectador seu caráter publicitário, assim como destacar o uso de mensagens com senso de urgência para estimular apostas imediatas.

Além da exigência de esclarecimentos por parte das empresas envolvidas, o Conar informou que acompanhará de forma mais rigorosa as futuras transmissões do projeto esportivo. Caso sejam identificadas novas publicidades com características semelhantes às investigadas, o Conselho poderá instaurar um processo ético formal.

Alterações em curso

Em nota, a CazéTV iressaltou que já promoveu alterações na exibição de anúncios de plataformas de apostas após receber manifestações do público.

Segundo o comunicado emitido pelo canal, vai ser adotado "um padrão mais específico e conservador para ativações de marcas de apostas” para preservar “a espontaneidade que marca o canal em todos os demais segmentos”.

As outras duas empresas não se pronunciaram publicamente até o fechamento desta edição. O espaço continua aberto.

— Com Agências de Notícias




imagem noticia

Mesmo com redução ao longo dos anos Judiciário brasileiro tem acervo de 75,5 milhões de processos, destaca estudo do CNJ

27/06/2026

O Poder Judiciário encerrou 2025 com 75,5 milhões de processos em tramitação, segundo dados consolidados do relatório Justiça em Números 2026 — espécie de censo nacional do Judiciário, divulgado em sua integralidade nesta sexta-feira (26/06). O resultado representa redução de 3,4 milhões de processos em relação ao ano anterior, queda de 4,3%, e deixa o acervo em patamar inferior ao registrado entre 2020 e 2023, período em que chegou a 84,3 milhões de processos.

Os dados, conforme informações de técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pelo levantamento, mostram que a redução do estoque ocorreu em um ano de alta demanda. Em 2025, ingressaram 40,9 milhões de processos judiciais, 1,4 milhão a mais do que em 2024. Esse foi o maior volume de casos novos da série histórica, iniciada em 2009. Quando consideradas apenas as ações originárias dos tribunais, os processos de conhecimento e as execuções extrajudiciais, o número de processos protocolados no J...

imagem noticia

O Poder Judiciário encerrou 2025 com 75,5 milhões de processos em tramitação, segundo dados consolidados do relatório Justiça em Números 2026 — espécie de censo nacional do Judiciário, divulgado em sua integralidade nesta sexta-feira (26/06). O resultado representa redução de 3,4 milhões de processos em relação ao ano anterior, queda de 4,3%, e deixa o acervo em patamar inferior ao registrado entre 2020 e 2023, período em que chegou a 84,3 milhões de processos.

Os dados, conforme informações de técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pelo levantamento, mostram que a redução do estoque ocorreu em um ano de alta demanda. Em 2025, ingressaram 40,9 milhões de processos judiciais, 1,4 milhão a mais do que em 2024. Esse foi o maior volume de casos novos da série histórica, iniciada em 2009. Quando consideradas apenas as ações originárias dos tribunais, os processos de conhecimento e as execuções extrajudiciais, o número de processos protocolados no Judiciário em 2025 foi de 24,7 milhões.



imagem 2




Atendimento à demanda

O Índice de Atendimento à Demanda ficou em 110,4%. O que significa que, para cada 100 processos que ingressaram no Judiciário em 2025, cerca de 110 foram baixados. O índice ficou acima do verificado nos países europeus acompanhados pela Comissão Europeia para a Eficiência da Justiça (Cepej), onde a média foi de 100,9%.

A taxa de congestionamento do Poder Judiciário foi de 62,6%, redução de 0,8 ponto percentual em relação a 2024. O indicador mostra a proporção de processos que permaneceram pendentes ao final do período em relação ao total que tramitou no ano. A taxa líquida, que desconsidera processos suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório, caiu para 56,6%, o menor valor da série histórica.

Execuções fiscais

Um dos destaques da pesquisa esse ano está relacionado às execuções fiscais, que tiveram papel relevante na redução do acervo em 2025. Esse tipo de processo registrou queda de 4,4 milhões de casos, redução de 21,3%, especialmente na Justiça Estadual. No fim do ano, as execuções fiscais representavam aproximadamente 22% do total de casos pendentes e 45% das execuções pendentes no Poder Judiciário.

A taxa de congestionamento das execuções fiscais foi de 72,4% em 2025. Na prática, de cada 100 processos desse tipo que tramitaram no ano, 28 foram baixados. Sem as execuções fiscais, a taxa de congestionamento do Poder Judiciário cairia 2,3 pontos percentuais, de 62,6% para 60,3%.



imagem 3




Presença do Judiciário

O relatório também traz dados sobre a presença do Judiciário no território nacional. Dos 5.571 municípios brasileiros, quase metade (2.564) são sedes de comarca na Justiça Estadual. Essas comarcas abrangem 89,3% da população residente no país.

Na comparação internacional, o Brasil tem 8,9 magistrados e magistradas por cem mil habitantes. A média é inferior à observada nos países europeus analisados pela Cepej, que registram 18 magistrados por cem mil habitantes. Ao mesmo tempo, a demanda por serviços de Justiça por cem habitantes é 4,18 vezes maior no Brasil do que na União Europeia.

A produtividade média brasileira também aparece acima da média europeia no relatório. Em 2025, a média de processos baixados por magistrado ativo no Brasil foi de 2.366. Nos países europeus, a média informada foi de 252.

— Com informações do CNJ



imagem 4





imagem noticia

Todo mundo livre para acompanhar o jogo Brasil X Japão? Preste atenção às regras do seu trabalho e se prepare

27/06/2026

O clima de animação e expectativa para o jogo entre Brasil e Japão, que será realizado na próxima segunda-feira (29/06), já é visível pelas bandeiras e camisas da seleção brasileira observadas nas ruas do país. Mas como será o expediente de trabalho no dia?

Para além de ser a primeira partida de mata-mata das equipes, há outra coisa que difere esse jogo dos demais: ele será o primeiro a acontecer em horário comercial de um dia útil, às 14h. Para quem quer acompanhar a trajetória da equipe canarinho rumo ao hexa, a partida no início da tarde pode ser um impeditivo por coincidir com o horário de trabalho de muitos brasileiros



Ponto facultativo para servidores

Nos órgãos públicos, a maioria deles decretou ponto facultativo ou liberou os serviores. O problema é que o dia de jogo da seleção não é feriado. A legislação não prevê nenhuma exceção específica para a Copa do Mundo, e a jornada regular de trabalho continua valendo...

imagem noticia

O clima de animação e expectativa para o jogo entre Brasil e Japão, que será realizado na próxima segunda-feira (29/06), já é visível pelas bandeiras e camisas da seleção brasileira observadas nas ruas do país. Mas como será o expediente de trabalho no dia?

Para além de ser a primeira partida de mata-mata das equipes, há outra coisa que difere esse jogo dos demais: ele será o primeiro a acontecer em horário comercial de um dia útil, às 14h. Para quem quer acompanhar a trajetória da equipe canarinho rumo ao hexa, a partida no início da tarde pode ser um impeditivo por coincidir com o horário de trabalho de muitos brasileiros



imagem 2




Ponto facultativo para servidores

Nos órgãos públicos, a maioria deles decretou ponto facultativo ou liberou os serviores. O problema é que o dia de jogo da seleção não é feriado. A legislação não prevê nenhuma exceção específica para a Copa do Mundo, e a jornada regular de trabalho continua valendo.

Ou seja, por lei, o expediente segue normalmente, independentemente do jogo, do horário ou da fase da competição. A liberação de funcionários, quando ocorre, depende exclusivamente da decisão da empresa. Muitos empregadores têm o costume de liberar a equipe durante os jogos, reduzir a jornada ou permitir que os funcionários assistam à partida no próprio ambiente de trabalho. Outras empresas mantêm o funcionamento normal e tratam o jogo como qualquer outra atividade externa ao expediente.

Folga remunerada

Quando a empresa decide liberar os funcionários sem desconto, a folga é considerada remunerada. Essa é uma prática comum em anos de Copa e pode ser adotada sem necessidade de acordo coletivo, desde que o empregador deixe clara a regra.

Em muitos casos, o expediente é suspenso por algumas horas e volta após a partida, o que exige organização interna para evitar prejuízos no atendimento ou no fluxo de trabalho. Já a falta injustificada em dias de jogo continua sendo considerada uma ausência comum. O trabalhador pode sofrer desconto das horas e perder o descanso semanal remunerado.

Advertências ou suspensões podem ocorrer em caso de reincidência, mas os especialistas reforçam que faltar apenas para assistir a uma partida, sem avisar ou negociar antes, não configura motivo para justa causa.



imagem 3




Setores essenciais

Para quem trabalha em regime de escala ou atua em setores essenciais — como saúde, transporte, segurança e serviços de atendimento ao público — o esquema é ainda mais rígido. Setores com operação ininterrupta enfrentam limites porque “a empresa não pode comprometer atividades essenciais por causa da Copa”, o que exige planejamento prévio e diálogo para minimizar impactos.

Nessas situações, acordos individuais são mais comuns. Supervisores avaliam as condições operacionais e decidem caso a caso, o que torna fundamental que o trabalhador se antecipe e converse com antecedência.Zangiácomo também alerta que assistir ao jogo sem autorização, mesmo dentro do local de trabalho, pode ser interpretado como indisciplina.

Diálogo é melhor estratégia

De toda forma, advogados destacam ainda que, em qualquer cenário, o diálogo é a melhor estratégia.

Por isso, se vocês não foram liberados no horário, negociem com os colegas e os patrões, se organizem com o trânsito, avaliem onde será melhor acompanhar o jogo de onde estiverem, (já que se tiverem de voltar ao expediente logo depois, talvez seja melhor formar um grupo no ambiente de trabalho), preparem a animação, vistam a camisa e vamos incrementar a torcida. Vai lá Brasil!

— Com o G1



imagem 4





imagem noticia

Oriente médio: Menos de dez dias após cessar-fogo, EUA voltam a bombardear Estreito de Ormuz e Irã ataca bases norte-americanas

27/06/2026

Menos de dez dias após o fim da guerra, o cessar-fogo negociado no Oriente Médio ganhou um novo capítulo, nesta sexta-feira (26/06), com os Estados Unidos voltando a bombardear o Estreito de Ormuz. O argumento do governo norte-americano foi de represália ao ataque de drones iranianos a um navio cargueiro na quinta (25/06). A Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) anunciou novos ataques.

De acordo com o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, o bombardeio atingiu “locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar costeiras”. De acordo com a rede de notícias Al Jazeera, explosões foram ouvidas na cidade de Sirik, no sul do Irã, e a torre de comunicações de uma emissora local teria sido atingida.

Posições militares dos EUA

Em resposta aos ataques americanos, a IRGC anunciou que atingiu posições militares dos EUA na região, sem dar maiores detalhes. Em comunicado, as forças iranianas condenaram os bomba...

imagem noticia

Menos de dez dias após o fim da guerra, o cessar-fogo negociado no Oriente Médio ganhou um novo capítulo, nesta sexta-feira (26/06), com os Estados Unidos voltando a bombardear o Estreito de Ormuz. O argumento do governo norte-americano foi de represália ao ataque de drones iranianos a um navio cargueiro na quinta (25/06). A Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) anunciou novos ataques.

De acordo com o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, o bombardeio atingiu “locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, além de estações de radar costeiras”. De acordo com a rede de notícias Al Jazeera, explosões foram ouvidas na cidade de Sirik, no sul do Irã, e a torre de comunicações de uma emissora local teria sido atingida.

Posições militares dos EUA

Em resposta aos ataques americanos, a IRGC anunciou que atingiu posições militares dos EUA na região, sem dar maiores detalhes. Em comunicado, as forças iranianas condenaram os bombardeios norte-americanos e afirmaram que, em caso de novas agressões, “os ataques serão mais abrangentes”.

Nas redes sociais, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, acusou o Irã de violar o acordo firmado em 17 de junho. “O Irã assinou um acordo de cessar-fogo. Nós o cumprimos. Se eles tiverem desacordos sobre como o Memorando de Entendimento está sendo aplicado, podem pegar o telefone. Mas a violência será respondida com violência”, publicou.

Bombardeios por drones

Ainda não se sabe se o ataque de drones que motivou os bombardeios foi realmente feito por forças iranianas. As operações de evacuação de navios que ficaram retidos no Estreito de Ormuz durante a guerra entre EUA/Israel e Irã tiveram de ser interrompidas.

O secretário-geral da Organização Marítima Internacional (OMI) das Nações Unidas, Arsenio Dominguez, afirmou que as operações foram temporariamente suspensas para reafirmar se as garantias de segurança continuam em vigor para os navios e marinheiros na região.

— Com Agências de Notícias




imagem noticia

Dados da ONU apontam que cerca de 50 mil pessoas estão desaparecidas após terremoto na Venezuela

27/06/2026

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou oficialmente que a estimativa técnica feita por suas equipes que estão na Venezuela, ajudando o governo a socorrer a população após a ocorrência de dois terremotos nessa última semana, aponta que cerca de 50 mil pessoas ainda estão desaparecidas entre os escombros dos prédios e casas.

De acordo com o chefe de ajuda humanitária da entidade, Tom Fletcher, a catástrofe ganhou “proporções históricas” e a operação de resgate é “extremamente complexa”. Socorristas de vários países, incluindo o Brasil, acompanhados de cães farejadores e equipamentos, começaram a chegar a Caracas.



Missão brasileira

O Brasil enviou um avião KC-390 com 12 toneladas de equipamento, bombeiros, equipes da Defesa Civil e técnicos em telecomunicações. As autoridades decidiram militarizar o estado de La Guaira, localizado a 40km de Caracas (capital venezuelana) e considerado a área mais atingida pelo te...

imagem noticia

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou oficialmente que a estimativa técnica feita por suas equipes que estão na Venezuela, ajudando o governo a socorrer a população após a ocorrência de dois terremotos nessa última semana, aponta que cerca de 50 mil pessoas ainda estão desaparecidas entre os escombros dos prédios e casas.

De acordo com o chefe de ajuda humanitária da entidade, Tom Fletcher, a catástrofe ganhou “proporções históricas” e a operação de resgate é “extremamente complexa”. Socorristas de vários países, incluindo o Brasil, acompanhados de cães farejadores e equipamentos, começaram a chegar a Caracas.



imagem 2




Missão brasileira

O Brasil enviou um avião KC-390 com 12 toneladas de equipamento, bombeiros, equipes da Defesa Civil e técnicos em telecomunicações. As autoridades decidiram militarizar o estado de La Guaira, localizado a 40km de Caracas (capital venezuelana) e considerado a área mais atingida pelo terremoto. As entradas e saídas da região, afetada por saques, passaram a ser controladas pelas forças de segurança.

Por parte do Brasil, a mobilização brasileira foi organizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). Conta com uma equipe de Busca e Resgate Urbano e reúne profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ajuda humanitária

Segundo a presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, entre as delegações que já se encontram no país estão, juntamente com a equipe do Brasil, representantes do México; Chile; El Salvador; Estados Unidos; Catar; Espanha; e demais membros da ONU. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, viaja para lá na próxima semana para coordenar a ajuda humanitária brasileira.

Neste sábado (27/06), outro avião vai partir com médicos e um hospital de campanha. A sociedade civil também se mobiliza. Brasileiros e venezuelanos que moram em Roraima estão recolhendo doações.



imagem 3





imagem noticia

Susto: Tornozeleira de Bolsonaro parou de emitir sinais na noite desta sexta-feira (26) mas vistoria da PM constatou apenas falha no aparelho

27/06/2026

Hylda Cavalcanti*

Enquanto aguarda uma decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre se continua ou não em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo, na noite desta sexta-feira (26/06), de mais uma polêmica. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) notificou o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma falha na emissão do sinal GPS da tornozeleira dele.

A falha, conforme detectou a PMDF, aconteceu por volta das 18h57, passando uma impressão errônea de que a tornozeleira teria sido rompida ou quebrada. De acordo com os agentes responsáveis pela segurança de Bolsonaro, uma equipe de monitoramento foi de imediato até a residência dele, no bairro do Jardim Botânico, em Brasília, para ver o que havia ocorrido.

Sem violação do equipamento

Segundo o relatório, não houve violação do equipamento. A equipe chegou à casa de Bolsonaro por volta das 20h04. Quando ficou constatado que o problema foi de ordem...

imagem noticia

Hylda Cavalcanti*

Enquanto aguarda uma decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre se continua ou não em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo, na noite desta sexta-feira (26/06), de mais uma polêmica. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) notificou o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma falha na emissão do sinal GPS da tornozeleira dele.

A falha, conforme detectou a PMDF, aconteceu por volta das 18h57, passando uma impressão errônea de que a tornozeleira teria sido rompida ou quebrada. De acordo com os agentes responsáveis pela segurança de Bolsonaro, uma equipe de monitoramento foi de imediato até a residência dele, no bairro do Jardim Botânico, em Brasília, para ver o que havia ocorrido.

Sem violação do equipamento

Segundo o relatório, não houve violação do equipamento. A equipe chegou à casa de Bolsonaro por volta das 20h04. Quando ficou constatado que o problema foi de ordem técnica, ele foi orientado a ir até a área externa da casa para testar o sinal Wi-Fi. Logo após uma reconfiguração, a tornozoleira voltou a funcionar e não precisou ser trocada.

"Na análise restou constatado estrutura do dispositivo intacta, leds acesos e com sinalização em cadência normal. Solicitação de deslocamento para vista de satélites, prontamente atendida pelo monitorado", informou o documento encaminhado ao STF.



imagem 2




Defesa pede prorrogação de domiciliar

O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e outros crimes. Ele aguarda retorno do ministro Alexandre de Moraes, do STF, sobre pedido feito pelos seus advogados de defesa para ter prorrogado o prazo de prisão domiciliar em função de não ter ficado totalmente recuperado do seu estado de saúde.

O prazo para término da prisão domiciliar e retorno de Bolsonaro à Papuda acabou na última quarta-feira (24), mas como foi feita essa nova solicitação, aguarda-se resposta por parte do magistrado quanto ao pedido dos advogados. Nesta sexta-feira (25/06), a Procuradoria-Geral da República deu parecer favorável a que o prazo para prisão domiciliar do ex-presidente seja prorrogado.

*Hylda Cavalcanti é jornalista, editora de O Poder aos sábados




imagem noticia

Muito estranho - Advocacia da União corre para socorrer bets na ação movida em Brasília por Antônio Campos

27/06/2026

O advogado Antônio Campos ajuizou ação popular, que tramita na 5a Vara Federal do DF. Objetivo da ação: que a União faça uma maior fiscalização quanto as bets e 'tigrinhos', bem como que determine a restrição da publicidade das bets, similar a legislação anti fumo. O advogado utiliza o princípio da analogia e a teoria dos princípios.

Estudos sobre o impacto

O autor juntou com a inicial estudos científicos e econômicos sobre o jogo abusivo e o impacto econômico e na saúde pública no Brasil, que é gigantesco.
O Juízo, inicialmente, mandou verificar se havia outra ação no mesmo sentido, na sede da União Federal, que é o Distrito Federal e não há. Com isso, a iniciativa passa a ser a ação pioneira para a matéria, em termos de ação popular ou ação civil pública. O que aumenta a importância da ação.

Pra onde vais com tanta pressa?

Antes de qualquer intimação, a Procuradoria Geral da União, 1a regiao, prot...

imagem noticia

O advogado Antônio Campos ajuizou ação popular, que tramita na 5a Vara Federal do DF. Objetivo da ação: que a União faça uma maior fiscalização quanto as bets e 'tigrinhos', bem como que determine a restrição da publicidade das bets, similar a legislação anti fumo. O advogado utiliza o princípio da analogia e a teoria dos princípios.

Estudos sobre o impacto

O autor juntou com a inicial estudos científicos e econômicos sobre o jogo abusivo e o impacto econômico e na saúde pública no Brasil, que é gigantesco.
O Juízo, inicialmente, mandou verificar se havia outra ação no mesmo sentido, na sede da União Federal, que é o Distrito Federal e não há. Com isso, a iniciativa passa a ser a ação pioneira para a matéria, em termos de ação popular ou ação civil pública. O que aumenta a importância da ação.

Pra onde vais com tanta pressa?

Antes de qualquer intimação, a Procuradoria Geral da União, 1a regiao, protocolou petição no seguintes termos, o que demonstra a relevância da ação: "Requerer a regular intimação da Procuradoria-Regional da União da 1ª Região, a fim de que o ente público possa apresentar manifestação prévia acerca do pedido de tutela antecipatória da parte contrária, no prazo de 5 (cinco) dias, dada a relevância e potencial impacto jurídico da matéria; quando menos, pede-se a observância do art. 2º, da Lei nº 8.437/1992.” ou seja, tomando conhecimento pela imprensa da ação, a advocacia federal se antecipou e pediu para ser citada com urgência. As linhas e entrelinhas do texto dizem mais que qualquer proclamação sobre a oportunidade e a relevância do debate, na sociedade e nos tribunais. Confira o print abaixo.



imagem 2




Assunto relevante

Realmente a matéria tratada é importante. A reação, injustificavel em tempos normais, anuncia uma discussão jurídica de alta relevância.
“É preciso dar um freio de arrumação na publicidade e nos jogos de bets e 'tigrinhos', fazendo valer a lei, a Constituição Federal, para proteger mais de 12 milhões de jogadores ativos no Brasil.”, disse o advogado Antônio Campos.

E

Confira o vídeo. O assunto vai dar muito o que falar.








imagem noticia

Mandato de resultados - Veneziano agiu e garantiu reconstrução de ponte entre Remígio e Barra de Santa Rosa

26/06/2026

Foi liberada para tráfego de veículos na tarde de hoje, sexta-feira (26/06) a Ponte sobre o Rio Piaba, que liga os municípios de Remígio e Barra de Santa Rosa. A obra estava paralisada havia mais de 10 anos e foi concretizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- DNIT, com recursos garantidos pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões. O Deputado Estadual Anderson Monteiro também participou da entrega.

O senador que resolve

O Superintendwnre do DNIT na Paraíba, Arnaldo Monteiro, destacou a importância da participação de Veneziano para que a obra fosse concretizada. “Tive a felicidade de, ao assumir o DNIT, ter ao meu lado um Senador como Veneziano, que canalizou os recursos necessários para concretizar essa obra. Ele é um Senador que tem nos proporcionado fazer grandes obras, como a duplicação da BR 230, em Campina Grande; a triplicação da BR 230, em João Pessoa; a ponte...

imagem noticia

Foi liberada para tráfego de veículos na tarde de hoje, sexta-feira (26/06) a Ponte sobre o Rio Piaba, que liga os municípios de Remígio e Barra de Santa Rosa. A obra estava paralisada havia mais de 10 anos e foi concretizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- DNIT, com recursos garantidos pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões. O Deputado Estadual Anderson Monteiro também participou da entrega.

O senador que resolve

O Superintendwnre do DNIT na Paraíba, Arnaldo Monteiro, destacou a importância da participação de Veneziano para que a obra fosse concretizada. “Tive a felicidade de, ao assumir o DNIT, ter ao meu lado um Senador como Veneziano, que canalizou os recursos necessários para concretizar essa obra. Ele é um Senador que tem nos proporcionado fazer grandes obras, como a duplicação da BR 230, em Campina Grande; a triplicação da BR 230, em João Pessoa; a ponte de Piancó, dentre tantas outras”, destacou o Superintendente.

Veneziano

Afirmou que a construção da ponte foi resultado de uma ação conjunta, que contou com a participação de muitos atores. “Só temos a agradecer ao presidente Lula, ao companheiro Renan Filho, que quando estava no Ministério dos Transportes abraçou esta causa, e teve, também, a nossa modesta, mas decisiva participação, com a articulação necessária para que a ponte fosse reconstruída”.



imagem 2





imagem noticia

É Findi - São João: Memórias Acesas - Crônica - Por Maria Inês Machado*

26/06/2026

A festa de São João ocupa um lugar especial na minha caminhada terrestre.

Nasci no interior e conheci, desde cedo, o sabor da canjica, da pamonha, do milho cozido e do milho assado na fogueira. São lembranças que guardo com gratidão, aquecidas pela ternura da infância.

Uma das tradições mais bonitas do sertão era a escolha da madrinha da fogueira. Era coisa séria. Não tinha o aparato religioso do batizado, mas representava um compromisso firmado por escolha. Mandato do coração.

Ainda não tínhamos idade para os namoros quando deixamos a pequena cidade e fomos morar na cidade grande. O motivo era continuar os estudos, pois, naquela época, o interior não oferecia séries mais avançadas.

Todavia, as lembranças das moças casamenteiras permanecem viçosas na memória. Elas aguardavam, com ansiedade mal disfarçada, a chegada das festas juninas. Era tempo de quadrilhas, de olhares demorados e de corações acelerados. Muitas vezes, a dança...

imagem noticia

A festa de São João ocupa um lugar especial na minha caminhada terrestre.

Nasci no interior e conheci, desde cedo, o sabor da canjica, da pamonha, do milho cozido e do milho assado na fogueira. São lembranças que guardo com gratidão, aquecidas pela ternura da infância.

Uma das tradições mais bonitas do sertão era a escolha da madrinha da fogueira. Era coisa séria. Não tinha o aparato religioso do batizado, mas representava um compromisso firmado por escolha. Mandato do coração.

Ainda não tínhamos idade para os namoros quando deixamos a pequena cidade e fomos morar na cidade grande. O motivo era continuar os estudos, pois, naquela época, o interior não oferecia séries mais avançadas.

Todavia, as lembranças das moças casamenteiras permanecem viçosas na memória. Elas aguardavam, com ansiedade mal disfarçada, a chegada das festas juninas. Era tempo de quadrilhas, de olhares demorados e de corações acelerados. Muitas vezes, a dança terminava em namoro e, não raro, em casamento.

As escolhas dos pares tinham suas regras. Quando as famílias eram afins e aprovavam o romance, a festa do casório acabava acontecendo. Outros pares ficavam apenas na paquera, palavra muito usada naquele tempo para nomear o intervalo entre a amizade e o namoro.

Sempre imaginei que, no mês de junho, Santo Antônio precisasse pedir ajuda aos outros santos. Eram tantas promessas, tantas simpatias e tantos pedidos dirigidos ao santo casamenteiro, que talvez necessitasse de alguns assessores para dar conta de tantos corações esperançosos.

Hoje recordo aquele tempo com as marcas da alegria. As brincadeiras ficaram gravadas no coração e na memória. Era dia de adivinhações, de quadrilhas, de vestidos rodados e de cabelos enfeitados com fitas coloridas. Minha irmã e eu usávamos vestidos parecidos, quase iguais. Costumes daquele tempo.

As quermesses eram animadas. A radiadora local, bem-posta no Círculo Operário, era instrumento precioso. Por meio dela, o locutor atendia aos rapazes que ofereciam músicas às moças. Era delicadeza que dispensava declarações grandiosas. Bastava a canção para dizer o que o coração ainda não tinha coragem de confessar.
À noite, a praça parecia um desfile. As meninas vestiam chita, mas também havia quem surgisse com golas de organdi, tecido áspero que machucava o pescoço.

O forró pé de serra embalava a festa. Seu Francisco comandava a sanfona, o senhor Joaquim fazia o pandeiro vibrar e Zeca Matuto arrancava do triângulo um som que parecia um diálogo com as estrelas.

As comidas típicas eram capítulos representativos da festa. O aluá de Dona Maria era famoso, e ninguém conseguia reproduzir seu sabor. As canjicas e as pamonhas de Dona Marieta pareciam abençoadas pelos céus. Qualquer tentativa de imitá-las era perda de tempo. Já o bolo de batata-doce de Dona Filomena disputava, em maciez e sabor, com o de Dona Jovem. Escolher entre os dois era tarefa impossível.

E assim a cidadezinha se vestia das cores da alegria.

Até os corações machucados encontravam consolo no esplendor da noite de São João. O céu, iluminado e repleto de estrelas, parecia pintado de balões.

Momentos de simplicidade revelavam o verdadeiro sabor adocicado do São João nordestino, feito de cores, de música e de afeto.

Era o tempo em que as moças faziam os mais curiosos pedidos a Santo Antônio. Algumas diziam, anos depois, que o tempo passara, a juventude se fora e o marido não aparecera. Ainda assim, a fé no santo casamenteiro não esmorecia. Os pedidos continuavam, agora pelas sobrinhas, pelas afilhadas e por todas aquelas que ainda sonhavam.

Assim era, e continua sendo, dentro de mim, a legítima festa junina nordestina. Celebração que chega ao coração do sertão sem precisar de disfarces, porque sua grandeza mora justamente na simplicidade.
Semelhante à brasa escondida sob as cinzas da fogueira, basta um sopro da memória para que tudo volte a se acender.


*Maria Inês Machado é psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Intervenção Psicossocial à família. Possui formação em contação de histórias pela FAFIRE e pelo Espaço Zumbaiar. Gosta de escrever contos que retratam os recortes da vida. Autora do livro infantojuvenil 'A Cidade das Flores'. @mariainesmachadopsi



imagem 2





Confira mais

a

Telefone/Whatsapp

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar