Novo corregedor nacional de Justiça diz que quer juízes “discretos”, “serenos” e morando onde atuam
03/09/2024 -
O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi empossado nesta terça-feira (03/09) como novo Corregedor Nacional de Justiça, numa cerimônia curta e simples, porém repleta de recados. Ele é tido como um magistrado rigoroso, detalhista, com boa atuação nas ações de combate à corrupção e que prima pela importância de os magistrados morarem na região ou municípios onde trabalham.
Sustentabilidade
Campbell Marques afirmou que vai tentar ampliar contatos da corregedoria com os povos e comunidades tradicionais, de forma a acelerar litígios que envolvem essas populações, e o julgamento de questões importantes para a sustentabilidade ambiental. Defendeu, também, a criação de políticas públicas de apoio estrutural para a instrução de ações voltadas à proteção e à recomposição dos biomas nacionais.
Serenidade
Mas o que mais chamou a atenção no discurso do novo corregedor foi a forma como falou sobre a atuação dos juízes. Disse que os julgadores precisam ser pessoas “imparciais”, “serenas”, “pacificadoras” e que ajam com “discrição e recato”. As palavras foram entendidas por muitos dos presentes à cerimônia como um recado implícito a vários magistrados.
Autoridades
A posse, além da presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, contou com autoridades de diversas partes do país que viajaram para acompanhar a solenidade. Considerado um ministro muito católico, o novo corregedor foi prestigiado ainda pela presença de religiosos, principalmente padres e bispos — o que não é tão comum em eventos do Judiciário.
Tribunais
Por parte dos Tribunais de Justiça, apesar da presença de muitos magistrados, chamou a atenção o fato de terem prestigiado a posse presidentes de Cortes com número grande de Procedimentos Administrativos Disciplinares (os chamados PADs) julgados pela corregedoria nos últimos anos. Compareceram à cerimônia os presidentes do TJBA, TJRJ, TJMA, TJMT, TJRS, TEJCE, TEJAM e TJPR, dentre outros.
Aplausos
Já a Justiça Federal se fez representar quase que totalmente, com os presidentes dos TRFs 1,2,3 e 5. Os dos TRFs 4 e 6 enviaram representantes. Em vários momentos, principalmente quando entrou no salão conduzido pelos colegas e também durante o seu discurso, Mauro Campbell Marques recebeu reverências de várias pessoas que fizeram questão de se levantar para aplaudi-lo.
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285