imagem noticia

Leitura de Domingo — A prosperidade mora ao lado, por Marcelo S. Tognozzi*

14/09/2024

imagem noticia
O jornalista e analista político Marcelo Tognozzi apresenta, neste artigo publicado originalmente no portal Poder 360, detalhes sobre o Marrocos. Discorre sobre os contrastes observados entre a população e o funcionamento de grupos políticos lá existentes, como a Polisario e a República Árabe Saurauí Democrática (RASD). Tognozzi também explica o motivo pelo qual a Polisario tem levado a melhor, até aqui, na guerra da comunicação naquele país — disseminando uma narrativa muito semelhante à do Hamas contra Israel.

A Marcha Verde

Em novembro de 1975, quando o ditador espanhol Francisco Franco dava seu último suspiro, o rei Hassan 2º do Marrocos tomava fôlego para liderar a Marcha Verde, movimento que reuniu 350 mil marroquinos rumo ao Saara Ocidental. Ao liderar a marcha, Hassan II realizou o sonho do seu pai, o rei Mohamed 5º, de unificar o Marrocos. Mohamed negociou a independência em 1956, conseguiu que os franceses deixassem o território, mas não...

imagem noticia
O jornalista e analista político Marcelo Tognozzi apresenta, neste artigo publicado originalmente no portal Poder 360, detalhes sobre o Marrocos. Discorre sobre os contrastes observados entre a população e o funcionamento de grupos políticos lá existentes, como a Polisario e a República Árabe Saurauí Democrática (RASD). Tognozzi também explica o motivo pelo qual a Polisario tem levado a melhor, até aqui, na guerra da comunicação naquele país — disseminando uma narrativa muito semelhante à do Hamas contra Israel.

A Marcha Verde

Em novembro de 1975, quando o ditador espanhol Francisco Franco dava seu último suspiro, o rei Hassan 2º do Marrocos tomava fôlego para liderar a Marcha Verde, movimento que reuniu 350 mil marroquinos rumo ao Saara Ocidental. Ao liderar a marcha, Hassan II realizou o sonho do seu pai, o rei Mohamed 5º, de unificar o Marrocos. Mohamed negociou a independência em 1956, conseguiu que os franceses deixassem o território, mas não obteve êxito em relação às terras colonizadas pelos espanhóis.

Vila Cisneros

Ali, onde o mar abraça o deserto, os espanhóis fundaram em 1884 a Vila Cisneros, homenagem ao cardeal comandante dos exércitos dos reis católicos na retomada da Andaluzia, antes ocupada pelos árabes, boa parte deles de origem marroquina. Basta uma simples consulta ao Google e as fotos da Marcha Verde dão uma noção do tamanho deste movimento pacífico.

Transformações

Passados 49 anos, o governo marroquino operou profundas transformações na região, que segue sendo alvo de disputas. O Saara Ocidental é reivindicado por um movimento guerrilheiro chamado Frente Popular de Libertação de Saguia El Hamra e Rio do Ouro ou simplesmente Frente Polisario. A frente foi criada em 1973 por El-Ouali Mustafa Sayed.

Militância

Nascido no deserto de família nômade, seu pai era pastor de cabras e ele foi para a escola aos 13 anos, graças a uma bolsa do governo marroquino. Chegou à universidade, formou em Direito e decidiu pegar em armas para criar um governo autônomo na região. Morreu aos 27 anos durante uma batalha contra tropas da Mauritânia depois de uma tentativa frustrada de explodir o sistema de abastecimento de água da capital Nouakchott. Até hoje ninguém sabe onde seu corpo está enterrado e Sayed virou uma espécie de Che Guevara do Saara.

Trajetória da Polisário

A Polisario segue com mais de 50 anos de vida, apoiada pelo governo da Argélia, país aliado do Irã simpático ao Hamas e Hesbolah, ambos em guerra contra Israel. Uma comunidade com cerca de 150 mil sarauís vive na Argelia em acampamentos em Tindouf e hoje, de acordo com a ONU, suas condições são precárias e sofrem com a falta de alimentos. Relatório da Human Rights Watch (2014) mencionou situações de escravidão entre os sarauís e pediu proviências. A Polisario tem protagonizado conflitos sangrentos com o Marrocos, como o que aconteceu em novembro do ano passado, matando civis e gerando protestos.

Guerra da comunicação

Existe o braço armado do movimento, a Polisario, e a República Árabe Saurauí Democrática (RASD), o braço diplomático. É fato que a Polisario, liderada por Brahim Ghali, tem levado a melhor até aqui na guerra da comunicação, disseminando uma narrativa muito semelhante àquela do Hamas contra Israel. Uma narrativa que, como todas focadas na desconstrução do adversário, acaba atropelando a verdade dos fatos. Numa época em que as pessoas são seduzidas pela instantaneidade das redes sociais, o efeito é imediato, mas nem sempre duradouro.

Registro histórico

No livro “O Saara Marroquino’ do jurista francês Hubert Seillan, há um bom registro histórico sobre esta disputa. Sellan mostra com fatos e argumentos jurídicos que a Polisario construiu uma narrativa, conseguiu o apoio de boa parte da esquerda mundial e carimbou a pecha de colonialista no Marrocos. O argumento não para de pé, já que o próprio Marrocos passou dezenas de anos sob domínio colonial francês e espanhol. Até hoje as cidades de Ceuta e Melilla, no Mediterrâneo, são posseções espanholas.

Contraste

Há um imenso contraste entre a população marroquina, de um lado da fronteira, e a sarauí, do lado Argelino. Na parte administrada pelo Reino do Marrocos, a prosperidade é evidente. Na última terça-feira, uma mulher vestida à moda muçulmana caminhou até uma pilha de blocos de concreto. Com um celular nas mãos, conectada a uma rede social, conversando em árabe enquanto esperava o ônibus que a levaria até Dakhla. A figura da mulher sintetiza a combinação entre a tradição e a inovação. Do outro lado da fronteira, morando em barracas, os sarauís vivem como há 50 anos. Pouca coisa mudou.

Trabalhadoras

A mulher do celular trabalha no canteiro de obras do porto Dakhla Atlântico junto com outros 1.700 trabalhadores. Ali estão operários, engenheiros, arquitetos, médicos, profissionais de todo tipo dedicados a erguer uma obra de 1,2 bilhão de euros. São muitas as mulheres empregadas, inclusive engenheiras como Nisrine Iouzzi, diretora de Construção. Ali são produzidos os blocos de concreto e pilares usados na construção do porto. O Sol fornece 60% da energia consumida pela obra. O porto, na visão de Iouzzi, conectará o comercio mundial com a África Ocidental, o Oriente Médio, Europa, Américas e Ilhas Canárias. Ao todo são 1.650 hectares.

Posição chave

Em 2028, quando o porto estiver funcionando com seus terminais pesqueiro e de carga geral, serão movimentadas 35 milhões de toneladas anuais. As mercadorias transitarão por uma ponte de 7 quilômetros, que conectará os terminais de carga à rodovia. É uma posição geográfica chave tanto para os países mais ao sul quanto para as Ilhas Canárias. Não é por acaso que entre os grandes investidores do projeto estão os Emirados Árabes.

Infraestrutura

A aposta do Marrocos em infraestrutura tem gerado resultados positivos. O país vem rapidamente se transformando no maior polo portuário da África. Além do porto de Dakhla em construção, possui os portos de Casablanca e Tânger no Maditerrâneo. Ao lado de Tânger Med está prevista a construção de um novo porto, o Med 2. Os portos marroquinos têm grande potencial de competitividade, porque reduzem em muito o tempo de transporte de cargas. Do Brasil até Tânger, por exemplo, a viagem é encurtada em 6 dias em relação a Roterdã na Holanda.

Em desenvolvimento

Marrocos é um país em desenvolvimento, tem 38 milhões de habitantes, renda per capita de US$ 8,8 mil anuais e PIB de US$ 337,48 bilhões em 2023. O governo investe em educação e inovação, fazendo com que todos os projetos de infraestrutura sejam complementados com escolas de formação de mão-de-obra. O resultado é um grande canteiro de obras. Há previsão de ampliar a linha do trem bala, que hoje liga Casablanca a Tânger, indo até Marraquexe e Agadir. A ideia é concluir estes trechos até a Copa de 2030, que terá como sede Portugal, Espanha e Marrocos.

Espaços

Claro que ainda há muito o que fazer, especialmente em relação à melhoria da qualidade de vida e erradicação da pobreza, que é visível na periferia de Casablanca, uma cidade do tamanho do Rio de Janeiro com quase 5 milhões de habitantes, e também no interior. Ainda há um percentual de cerca de 20 a 25% de analfabetos. Mas as mulheres estão conquistando espaços importantes. Elas ocupam 5 ministérios, entre eles o da Economia e Finanças dirigido por Nadia Fettah. Na fábrica da Renault em Casablanca, 12% dos empregados são mulheres.

Oportunidade

Latifa Rabi é formada em biotecnologia e chefia a seção de pintura da fábrica. Simpática, ela segue a tradição muçulmana de usar o hijab e explica como é feita cada fase da pintura dos modelos Logan, Sandero e Express produzidos naquele chão de fábrica. Muito jovem, Latifa ainda não casou. Diz que preferiu focar no trabalho, agarrar a oportunidade de ser a primeira mulher a chefiar uma seção da linha de montagem da indústria que produziu 382 mil carros em 2023, 90% deles exportados para 68 países, movimentando 5,7 bilhões de euros ou 3% do PIB marroquino.

Teimosia

No deserto do Saara, na parte mais próxima do mar, a pouca umidade faz nascer um pequenino arbusto muito resistente chamado larad, cujas raizes se agarram na terra com uma força impressionante. Quem vê a transformação do deserto em civilização, inevitavelmente acaba comparando a teimosia do larad, resistente a tudo e todos, com a obsessão pela prosperidade daqueles que marcharam para Dakhla. Nós, brasileiros, conhecemos muito bem esta energia. É a mesma que Juscelino Kubitschek moveu rumo ao Centro-Oeste para construir Brasília.

*Marcelo S. Tognozzi é jornalista, consultor e profissional de Relações Inter-Governamentais - RIG

NR - Autorizada a postagem do artigo, originalmente publicado no Poder360. O título foi mudado e os intertítulos inseridos pela edição de O Poder

Leia outras informações

imagem noticia

Olho nos números das pesquisas até o Natal. Quem aparecer na frente, garante meio caminho para 2026

18/12/2025

Há uma velha discussão: eleição se perde ou se ganha de longe ou se define no dia? Nossa tese editorial é que o eleitor pode mudar até a hora da verdade, ou seja, até diante da própria urna. Momento decisivo, quando a intenção de voto se transforma em decisão de votar. Porém, se a pré-candidatura não existe formalizada até o Natal, as chances de vitoria diminuem muito. A constatação é do sociólogo Antônio Lavareda, do Instituto Ipespe, apontados como dos maiores especialistas, do Brasil, em números eleitorais. Ele analisou os resultados das nove eleições presidenciais que ocorreram desde a redemocratização do país.



Fala Lavareda

"Tivemos
nove eleições presidenciais desde a redemocratizacao.
Em sete delas, os vitoriosos já tinham afirmado alto e bom som as suas candidaturas até o Natal do ano anterior. Em dois casos, apenas, isso não ocorreu. O primeiro, Fernando Collor que, no Natal de 1988, sequer tinha seu nome...

imagem noticia

Há uma velha discussão: eleição se perde ou se ganha de longe ou se define no dia? Nossa tese editorial é que o eleitor pode mudar até a hora da verdade, ou seja, até diante da própria urna. Momento decisivo, quando a intenção de voto se transforma em decisão de votar. Porém, se a pré-candidatura não existe formalizada até o Natal, as chances de vitoria diminuem muito. A constatação é do sociólogo Antônio Lavareda, do Instituto Ipespe, apontados como dos maiores especialistas, do Brasil, em números eleitorais. Ele analisou os resultados das nove eleições presidenciais que ocorreram desde a redemocratização do país.



imagem 2




Fala Lavareda

"Tivemos
nove eleições presidenciais desde a redemocratizacao.
Em sete delas, os vitoriosos já tinham afirmado alto e bom som as suas candidaturas até o Natal do ano anterior. Em dois casos, apenas, isso não ocorreu. O primeiro, Fernando Collor que, no Natal de 1988, sequer tinha seu nome incluído nas pesquisas. E no Natal de 1983, ainda FHC não se colocava como candidato e também não aparecia nas pesquisas. Todos os demais vitoriosos, aparecem nas pesquisas, em posição de liderança, quando nada, competitiva", afirmou.



imagem 3




Bloco na rua

Na opinião de Lavareda,
para candidatos ao executivo terem chance, no ano anterior deveriam ter colocado seus blocos na rua. O senador Flávio Bolsonaro fez isso agora, no plano nacional. Apesar da vantagem do presidente Lula, em relação a três adversarios prováveis, não há uma margem de segurança para além do "empate técnico. Vale para os possíveis adversários Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior e Flávio Bolsonaro.



imagem 4




Nos Estados

Não há estudos de casos com a mesma abordagem. Porém pelo que se pode depreender da experiência prática, o mesmo quadro tende a se repetir. Em Pernambuco e na Paraíba, por exemplo, João Campos e Cícero Lucena vão enfrentar, ainda, íngremes percursos. Ainda tem etapas legais e políticas a cumprir, inclusive os alinhamentos nacionais. Sô depois chega a campanha. Então, se a tese prevalecer, ambos, João e Cícero terminam o ano em posição de indiscutível vantagem.



imagem 5





(Equipe O Poder).



imagem 6





imagem noticia

“Não acredito: o senhor não conhece João Gomes?” - Crônica, por Romero Falcão*

18/12/2025

Corria o ano de 2022, mês de agosto. Eu estava de carro, próximo ao centro do Recife, quando tudo parou. As quatro rodas não andavam um palmo. Uma multidão, à Galo da Madrugada, tomou as ruas. Lotou a Rosa dos Ventos de Cícero Dias.

Abri a janela e perguntei a um taxista ao meu lado:

— O que é que está havendo?
— É o show de João Gomes.
— Quem é João Gomes?
— Não acredito… o senhor não conhece João Gomes?
— Não, nunca ouvi falar.




Passei vergonha diante do olhar desprezível do homem. Toma, velho desatualizado.

Meu pecado era tão grave assim? Para não cair em desgraça novamente, procurei me informar sobre o rapaz que gravava seu DVD ao vivo no Marco Zero naquele dia de caos para o trânsito e de alegria e satisfação para os fãs. Minha ignorância suprema incluía não conhecer sequer o tal piseiro. A Wikipédia me socorreu:

“O piseiro, variação da pisadinha, é um esti...

imagem noticia

Corria o ano de 2022, mês de agosto. Eu estava de carro, próximo ao centro do Recife, quando tudo parou. As quatro rodas não andavam um palmo. Uma multidão, à Galo da Madrugada, tomou as ruas. Lotou a Rosa dos Ventos de Cícero Dias.

Abri a janela e perguntei a um taxista ao meu lado:

— O que é que está havendo?
— É o show de João Gomes.
— Quem é João Gomes?
— Não acredito… o senhor não conhece João Gomes?
— Não, nunca ouvi falar.



imagem 2





Passei vergonha diante do olhar desprezível do homem. Toma, velho desatualizado.

Meu pecado era tão grave assim? Para não cair em desgraça novamente, procurei me informar sobre o rapaz que gravava seu DVD ao vivo no Marco Zero naquele dia de caos para o trânsito e de alegria e satisfação para os fãs. Minha ignorância suprema incluía não conhecer sequer o tal piseiro. A Wikipédia me socorreu:

“O piseiro, variação da pisadinha, é um estilo musical surgido no estado da Bahia, derivado do forró.”

Confesso: não entendo de partitura, arranjo, melodia ou notas elaboradas. Nem tampouco tenho ouvido para identificar, de pronto, um violão, uma voz, em desafino. Ou seja, não entendo nada de música. Nem radicalizo como o gênio João Cabral de Melo Neto, que disse: “Penso como Voltaire: a música é o menos desagradável dos ruídos”. Portanto, não vou entrar no mérito vocal de João Gomes.

Meu gosto

O que eu gosto mesmo na música é da letra. Ela precisa me fazer pensar, trazer algo diferente, inquietante; algo que, ao mesmo tempo, embeleze, morda, fustigue. Especialmente quando fala de amor, amizade ou Deus.

Dito isso, minha reflexão de botequim é simples: o som, a música, não me apetece apenas pelo embalo, pelo balanço do esqueleto potencializado por garrafas de cerveja. Talvez a ranzinzice da idade contribua. Velho é danado para ser metido a exigente.



imagem 3




O 'brilho' de João

Mas, voltando ao artista, que traz a sanfona ao peito com tanto gosto, vitalidade carisma, simplicidade, verdade. Fiquei contente com a conquista do Grammy Latino em 2025. Sua trajetória de vida é bonita. Saiu de um ponto distante do Nordeste para brilhar, tocar, cantar e encantar estrelas da MPB. Parabéns!!! João


*Romero Falcão é um cronista que se arrisca a fazer poema torto.


NR - Os textos assinados expressam a opinião dos seus autores. O Poder estimula o livre confronto de ideias e acolhe o contraditório.



imagem 4





imagem noticia

Deputado Henrique Filho defende Eduardo da Fonte como o nome natural do PP para o Senado em 2026

18/12/2025

 
 
O deputado estadual Henrique Filho, líder do Progressistas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, defendeu o nome do deputado federal Eduardo da Fonte para o Senado, em 2026.
 
Liderança
 
Para ele, a construção do nome de Eduardo da Fonte, “ não é fruto de improviso, mas resultado de trajetória, liderança e força política consolidadas em todo o Estado”. Trata-se, segundo o parlamentar, de uma candidatura natural.
 
“A candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado é consequência natural de um trabalho sólido, contínuo e profundamente enraizado em Pernambuco. Não se trata apenas de desejo ou discurso, mas de construção política real, feita com presença, articulação e resultados concretos para o povo pernambucano”, afirmou Henrique Filho.
 
Reúne
 
Segundo o parlamentar, Eduardo da Fonte reúne atributos hoje decisivos para representar Pernambuco no Senado: capilaridade política, liderança...

imagem noticia

 
 
O deputado estadual Henrique Filho, líder do Progressistas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, defendeu o nome do deputado federal Eduardo da Fonte para o Senado, em 2026.
 
Liderança
 
Para ele, a construção do nome de Eduardo da Fonte, “ não é fruto de improviso, mas resultado de trajetória, liderança e força política consolidadas em todo o Estado”. Trata-se, segundo o parlamentar, de uma candidatura natural.
 
“A candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado é consequência natural de um trabalho sólido, contínuo e profundamente enraizado em Pernambuco. Não se trata apenas de desejo ou discurso, mas de construção política real, feita com presença, articulação e resultados concretos para o povo pernambucano”, afirmou Henrique Filho.
 
Reúne
 
Segundo o parlamentar, Eduardo da Fonte reúne atributos hoje decisivos para representar Pernambuco no Senado: capilaridade política, liderança partidária, articulação nacional e uma atuação reconhecida, especialmente na defesa da saúde pública.
 
“Eduardo é um deputado federal que conhece Pernambuco de ponta a ponta. Tem serviços prestados em todas as regiões, lidera a maior bancada, unificou o partido em torno de um projeto claro e mantém uma relação institucional firme e responsável com a governadora Raquel Lyra. Isso não se constrói do dia para a noite”, destacou.
 
Ressaltou
 
Henrique Filho ressaltou ainda que Eduardo da Fonte comanda a Federação União Progressista em Pernambuco, que reúne a maior bancada de deputados estaduais e federais do Estado, além de presidir hoje o maior partido da base governista, o Progressistas, fator que, segundo ele, reforça a legitimidade do projeto.
 
“A política não se faz apenas com vontade individual. Ela se faz com lastro, legitimidade e confiança. E, hoje, quem reúne esses elementos em Pernambuco é Eduardo da Fonte. Ele lidera a federação mais forte do Estado, tem respaldo partidário, base consolidada e condições reais de disputar e vencer uma eleição para o Senado”, pontuou.
 
Apresentar
 
Para o líder do PP na Alepe, a federação precisa apresentar um nome que represente estabilidade, força política e continuidade de um projeto comprometido com Pernambuco.
 
“Defender Eduardo da Fonte é defender um Pernambuco que precisa de representação forte em Brasília, alguém que saiba dialogar, articular recursos e defender os interesses do nosso Estado com firmeza. Por isso, tenho convicção: Eduardo é a melhor opção, a mais preparada e a mais segura para o Senado em 2026”, concluiu Henrique Filho.




imagem noticia

Olinda devastada - Morador da cidade histórica dá bom dia atolado no lixo

18/12/2025

Que Olinda encontra-se sob total descalabro administrativo, não é novidade. Nunca, jamais, em tempo algum, uma cidade com tradição de maus gestores, escolheu tão pessimamente como a prefeita atual. Para onde você se vira, o desmantelou impera. O lixo está em todo lugar. Aumula-se nas ruas, por ineficiência do serviço de coleta da prefeitura, com uma mãozinha dos próprios moradores. Que não tendo como estocar o lixo nos espaços internos das residências, despejam nas vias públicas. Do péssimo visual ao mau cheiro, de moscas a doenças graves, desse tipo de lixo nada vem de bom.



Palavra do leitor

Qualificado morador da parte histórica da cidade enviou o seguinte registro, junto com imagem de hoje, 18/12/25:
"Essa é a atual situação todas as manhãs no início da rua 13 de maio; mau cheiro, moscas, insetos misturados com pele de tomate. Enfim um absurdo total de quem produz esse lixo e não se responsabiliza com o mal que traz aos vi...

imagem noticia

Que Olinda encontra-se sob total descalabro administrativo, não é novidade. Nunca, jamais, em tempo algum, uma cidade com tradição de maus gestores, escolheu tão pessimamente como a prefeita atual. Para onde você se vira, o desmantelou impera. O lixo está em todo lugar. Aumula-se nas ruas, por ineficiência do serviço de coleta da prefeitura, com uma mãozinha dos próprios moradores. Que não tendo como estocar o lixo nos espaços internos das residências, despejam nas vias públicas. Do péssimo visual ao mau cheiro, de moscas a doenças graves, desse tipo de lixo nada vem de bom.



imagem 2




Palavra do leitor

Qualificado morador da parte histórica da cidade enviou o seguinte registro, junto com imagem de hoje, 18/12/25:
"Essa é a atual situação todas as manhãs no início da rua 13 de maio; mau cheiro, moscas, insetos misturados com pele de tomate. Enfim um absurdo total de quem produz esse lixo e não se responsabiliza com o mal que traz aos vizinhos !".



imagem 3





imagem noticia

Batedores de pênalti do Flamengo: vilões ou vítimas?

18/12/2025

Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, em inimaginável sequência, partiram para a bola na marca do pênalti. No gol, o arqueiro russo do PSG. Passava das 22h, no Catar, ontem, quarta-feira 17/12. E o drama aconteceu. Quatro pênaltis perdidos. Telegrafados. Anunciados por antecipação. Bola atrasada para o goleiro, em todos eles. Intervenções fáceis. Têm mérito, defender pênalti, sempre tem. Pelo menos um deles até minha tia cega pegaria. Chute fraco, em cima do goleiro. Que nem precisaria se mexer, se não usasse as mãos a bola bateria no seu corpo e não entraria. Inacreditável, pois.

Amarelou

O Poder registrou com nossa franqueza habitual: o rubro-negro do RJ amarelou, cor alternativa que todo rubro-negro costuma também ostentar. Foi isso que se viu, o mundo acompanhou perplexo. Chegar tão longe, atravessar um deserto e morrer na beira do oásis é de cortar a alma do torcedor. Porém, ah os poréns...

Todavia

É pr...

imagem noticia

Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, em inimaginável sequência, partiram para a bola na marca do pênalti. No gol, o arqueiro russo do PSG. Passava das 22h, no Catar, ontem, quarta-feira 17/12. E o drama aconteceu. Quatro pênaltis perdidos. Telegrafados. Anunciados por antecipação. Bola atrasada para o goleiro, em todos eles. Intervenções fáceis. Têm mérito, defender pênalti, sempre tem. Pelo menos um deles até minha tia cega pegaria. Chute fraco, em cima do goleiro. Que nem precisaria se mexer, se não usasse as mãos a bola bateria no seu corpo e não entraria. Inacreditável, pois.

Amarelou

O Poder registrou com nossa franqueza habitual: o rubro-negro do RJ amarelou, cor alternativa que todo rubro-negro costuma também ostentar. Foi isso que se viu, o mundo acompanhou perplexo. Chegar tão longe, atravessar um deserto e morrer na beira do oásis é de cortar a alma do torcedor. Porém, ah os poréns...

Todavia

É preciso considerar algumas variáveis antes de transitar a sentença de covardia em julgado. Há atenuantes e eles são sérios. Verdade que ambas as equipes se extenuaram em mais de 130 minutos de correria, contados os acréscimos. Valeu para os dois. Entretanto, as semelhanças param aí. Vamos começar pelo óbvio: para chegar ao PSG, o Flamengo vinha de duas partidas de classificação, tensas, difíceis, disputadas. Com poucos dias para recompor. O adversário, se abanando na sombra. Agora vem o dado fundamental: o PSG, como os demais times europeus, está no auge da forma física, no meio da temporada. Mesmo assim, em quatro cobranças do time francês, duas foram desperdiçadas. Aproveitamento de 50%, apenas. O Flamengo, como os demais times Sul-Americanos, encontra-se esgotado, no fim de mais uma temporada irracional. Dificil, dosputada, com nivel de cobranca la em cima. Física e emocionalmente extenuados, vitimas da irracionalidade cotidiana e permanente do futebol ainda meio amador dos trópicos, os jogadores do Fla chegaram ao momento final decisivo sem conexão da mente com o corpo. Aí, aconteceu o melancólico espetáculo ao qual o mundo assistiu boquiaberto. 20% de aproveitamento nas cobranças, desempenho tão pífio que nossa memória não registra em futebol de primeira linha.

E

O Poder crava: ou muda-se o calendário do continente que um dia já foi novo ou muito dificilmente um time dessas bandas terá chances nesse torneio caça-dólares, como é mesmo o nome disso? Intercontinental de Clubes, parece.

O PSG

Não tem nada a ver com isso. Ganhou no critério fatal de desempate. Dentro das regras. Parabéns.

(JNJ e equipe O Poder)



imagem 2





imagem noticia

Silvio Costa admite possibilidade de disputar Senado em 2026, mas faz suspense sobre o palanque  que buscará o mandato

18/12/2025

 
 
 
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, admitiu  em entrevista ao repórter Alberes Xavier, a possibilidade de disputar um mandato de Senador  em 2026 pelo estado de Pernambuco.
 
Homem correto
 
Ele garantiu que tem procurado ser  um homem correto em todas as ações e decisões.
 
“Se eu não fosse correto com o presidente Lula, por exemplo, eu não teria chegado a ser seu ministro; foi minha lealdade e correção que me fizeram ser seu ministro. Quanto à minha pré-candidatura ao Senado, o que posso dizer é que vou trabalhar, como venho trabalhando. Seguirei conversando com pré-candidatos, para que, na hora certa, eu possa tomar uma decisão definitiva. Faremos de tudo para construir uma unidade em benefício do povo de Pernambuco, uma decisão conjunta à serviço do povo”, disse ele.
 
Possibilidade
 
Indagado sobre a possibilidade de ser candidato no palanque da govern...

imagem noticia

 
 
 
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, admitiu  em entrevista ao repórter Alberes Xavier, a possibilidade de disputar um mandato de Senador  em 2026 pelo estado de Pernambuco.
 
Homem correto
 
Ele garantiu que tem procurado ser  um homem correto em todas as ações e decisões.
 
“Se eu não fosse correto com o presidente Lula, por exemplo, eu não teria chegado a ser seu ministro; foi minha lealdade e correção que me fizeram ser seu ministro. Quanto à minha pré-candidatura ao Senado, o que posso dizer é que vou trabalhar, como venho trabalhando. Seguirei conversando com pré-candidatos, para que, na hora certa, eu possa tomar uma decisão definitiva. Faremos de tudo para construir uma unidade em benefício do povo de Pernambuco, uma decisão conjunta à serviço do povo”, disse ele.
 
Possibilidade
 
Indagado sobre a possibilidade de ser candidato no palanque da governadora Raquel Lyra, do PSD, ou na chapa do prefeito do Recife, pré-candidato ao Governo do Estado, João Campos, do PSB, o ministro respondeu que é muito cedo para anunciar a decisão.
 
 “É muito cedo, não é hora de falar em definição de chapa. Não darei um passo sequer sem antes ouvir o presidente Lula, minha prioridade é fortalecer cada vez mais o projeto do presidente Lula. Então na hora certa, da maneira certa, tomaremos todas as decisões e definições” afirmou.
 
O Poder




imagem noticia

Litoral Norte de Pernambuco recebe o show Internacional Romances

18/12/2025

 
 
Pela primeira vez a praia de Maria Farinha, localizada  no Litoral Norte de Pernambuco, recebe o show internacional Romances. O espetáculo apresenta um repertório de músicas em espanhol, premiadas pelo Grammy e Bilboard, que faz parte do trabalho artístico do Venezuelano Armando Fuentes.


 
Data e local
 
O evento acontece no próximo sábado (20/12), às 20h no Churras & Brasa localizado na Avenida  Dr Cláudio José Gueiros Leite número 10818, na Praia de Maria Farinha - Paulista - Litoral Norte de Pernambuco.
 

 
Temas
 
Segundo o artista, temas como Corazón Espinado, Corazón Partido, La Barca, Besame Mucho, Caballo Viejo e Amor, Amor, Amor entre outros muitos, serão interpretados para o desfrute dos amantes da música latina.
 

O repertório
 
O repertório ainda contará com destaque para músicas mundialmente conhecidas do Samba e...

imagem noticia

 
 
Pela primeira vez a praia de Maria Farinha, localizada  no Litoral Norte de Pernambuco, recebe o show internacional Romances. O espetáculo apresenta um repertório de músicas em espanhol, premiadas pelo Grammy e Bilboard, que faz parte do trabalho artístico do Venezuelano Armando Fuentes.



imagem 2



 
Data e local
 
O evento acontece no próximo sábado (20/12), às 20h no Churras & Brasa localizado na Avenida  Dr Cláudio José Gueiros Leite número 10818, na Praia de Maria Farinha - Paulista - Litoral Norte de Pernambuco.
 


imagem 3



 
Temas
 
Segundo o artista, temas como Corazón Espinado, Corazón Partido, La Barca, Besame Mucho, Caballo Viejo e Amor, Amor, Amor entre outros muitos, serão interpretados para o desfrute dos amantes da música latina.
 


imagem 4



O repertório
 
O repertório ainda contará com destaque para músicas mundialmente conhecidas do Samba e MPB, com recorte especial para o Frevo.
 
"Me sinto feliz por voltar aos palcos de Pernambuco e agora visitando com o show Romances, o Litoral Norte do estado e em especial a Praia de Maria Farinha. Será uma linda noite na que entregarei o melhor de mim como artista para que o público cante e dance ao som da boa música, obrigado", aponta o Fuentes.
 
O Poder



imagem 5





imagem noticia

Rua da Árvore, em Candeias, recebe cantata nesta quinta-feira no Natal de Jaboatão  

18/12/2025

 
Chegou o dia de um dos eventos mais esperados por moradores da área das praias do município, na Regional 6. Hoje, quinta-feira (18/12), às comunidades de Candeias e dos bairros do entorno vão apreciar a cantata de Natal na Rua da Árvore, a Rua Professor Francisco Pessoa de Melo.
 
O evento
 
O evento organizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), integra a programação do Natal Jaboatão Solidário, ação que tem percorrido diferentes bairros em todas as Regionais levando muita alegria e emoção.
 
A programação
 
A programação no local, bem em frente à árvore símbolo da via, ocorre a partir das 17h. Além da cantata com o grupo de coral da comunidade e da Escola Natividade Saldanha, a noite terá a participação do cantor Marcelo Pernambucano e finaliza com a esperada chegada de Papai, Mamãe Noel e os seus ajudantes mágicos.
 
 
...

imagem noticia

 
Chegou o dia de um dos eventos mais esperados por moradores da área das praias do município, na Regional 6. Hoje, quinta-feira (18/12), às comunidades de Candeias e dos bairros do entorno vão apreciar a cantata de Natal na Rua da Árvore, a Rua Professor Francisco Pessoa de Melo.
 
O evento
 
O evento organizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), integra a programação do Natal Jaboatão Solidário, ação que tem percorrido diferentes bairros em todas as Regionais levando muita alegria e emoção.
 
A programação
 
A programação no local, bem em frente à árvore símbolo da via, ocorre a partir das 17h. Além da cantata com o grupo de coral da comunidade e da Escola Natividade Saldanha, a noite terá a participação do cantor Marcelo Pernambucano e finaliza com a esperada chegada de Papai, Mamãe Noel e os seus ajudantes mágicos.
 
 
Carreta de Natal
 
E levando esse clima de Natal para todo o município, na quarta-feira (17/12), foi a vez dos moradores de localidades em Curcurana, Barra de Jangada, Candeias, Conjunto Caramarã e Piedade vivenciarem a passagem da carreata do Natal Jaboatão Solidário. Os personagens clássicos da época garantiram a animação de crianças e adultos, que fizeram questão de sair de casa para prestigiar o roteiro dos veículos decorados e iluminados com a temática natalina.
 
O trajeto
 
O trajeto teve como ponto de concentração a Rua Barreiras e seguiu por diversas ruas até a Avenida José Souza Rodovalho.
 
Momento
 
Para o prefeito Mano Medeiros, tanto as caravanas como as cantatas de Natal fortalecem o momento de união que o período evoca.
 
“Essas atividades nos bairros são uma iniciativa da nossa administração para todos jaboatonenses. Levamos momentos de descontração e alegria para as pessoas de todas as idades. As crianças amam os personagens, principalmente o Papai Noel, mas a alegria e recepção que os adultos e idosos têm com a passagem dos veículos é igualmente gratificante”, afirmou Mano.
 
Ratificou
 
Presente na caravana desta quarta-feira, a gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, ratificou a finalidade do Natal Jaboatão Solidário, que vai além do cortejo dos veículos com personagens.
 
“É um momento para que nossa população possa despertar os sentimentos mais humanos e caridosos. Saber que essa programação é uma oportunidade para que as famílias estejam unidas e possam celebrar as festas de final de ano com muito amor é o que dá sentido ao nosso trabalho. Somos gratos por cada abraço que recebemos e pela caravana despertar o voluntariado, a doação, a presença e o olhar de carinho para o próximo", explicou Andréa.




imagem noticia

Linha Centro do Metrô do Recife volta a funcionar após curto-circuito paralisar transporte

18/12/2025

A Linha Centro do Metrô do Recife voltou a funcionar após um curto-circuito que danificou a rede aérea do sistema e fez com que as 19 estações do ramal fossem fechadas, ontem, quarta-feira (17/12). O problema começou às 17h20 e ocorreu entre as estações Werneck e Barro, na Zona Oeste da capital.

120 mil pessoas

Na Linha Centro, mais de 120 mil pessoas circulam diariamente. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o ramal foi reaberto às 21h20 da quarta-feira, mas com via singela nas estações Werneck, Barro e Tejipió quando apenas uma plataforma funciona para os dois sentidos.

Normalizada

Segundo a CBTU, a situação foi normalizada às 5h35 de hoje, quinta-feira (18/12), após a retirada de um trem que estava quebrado e atrapalhava o fluxo no trecho.

Os ramais

Os ramais Camaragibe e Jaboatão, que compõem a Linha Centro, fazem o trajeto entre essas duas cidades e a E...

imagem noticia

A Linha Centro do Metrô do Recife voltou a funcionar após um curto-circuito que danificou a rede aérea do sistema e fez com que as 19 estações do ramal fossem fechadas, ontem, quarta-feira (17/12). O problema começou às 17h20 e ocorreu entre as estações Werneck e Barro, na Zona Oeste da capital.

120 mil pessoas

Na Linha Centro, mais de 120 mil pessoas circulam diariamente. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o ramal foi reaberto às 21h20 da quarta-feira, mas com via singela nas estações Werneck, Barro e Tejipió quando apenas uma plataforma funciona para os dois sentidos.

Normalizada

Segundo a CBTU, a situação foi normalizada às 5h35 de hoje, quinta-feira (18/12), após a retirada de um trem que estava quebrado e atrapalhava o fluxo no trecho.

Os ramais

Os ramais Camaragibe e Jaboatão, que compõem a Linha Centro, fazem o trajeto entre essas duas cidades e a Estação Central do Recife, no bairro de São José, no Centro da capital.

A falha

Segundo a CBTU, a falha elétrica na quarta-feira (17) ocorreu num trem, num equipamento chamado pantógrafo, que é uma estrutura articulada no teto do veículo que recebe a energia da fiação aérea e alimenta os motores. O incidente desorganizou a rede aérea no trecho, segundo a companhia.

Os passageiros

Por causa da paralisação, passageiros do transporte precisaram descer dos trens fora das estações e caminhar pelos trilhos. Em nota, a companhia disse também que o fechamento das estações foi necessário para garantir a segurança dos usuários e permitir que as equipes técnicas realizassem a retirada segura das pessoas.

O Poder




imagem noticia

Alepe aprova escala 4x3 e cria licença compensatória para servidores de alto escalão

18/12/2025

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovo essa semana, um projeto de resolução que reduz a carga de trabalho para servidores de alto escalão da casa e permite o pagamento de verbas indenizatórias de até quatro salários extras por ano para esses trabalhadores, caso eles não gozem das folgas concedidas.

Norma

A norma interna modifica a organização da jornada de trabalho de parte do seu quadro funcional e autoriza o pagamento de compensações financeiras quando os períodos de descanso não forem usufruídos. 

Beneficia

O projeto beneficia diretamente funcionários com funções estratégicas, como consultores e procuradores legislativos - esses últimos recebem mensalmente R$ 44.213, conforme o site da Alepe.

Responsáveis

Os primeiros são responsáveis por assessorar os deputados na elaboração e análise de projetos de lei, enquanto os procuradores fazem a defesa jurídica da...

imagem noticia

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovo essa semana, um projeto de resolução que reduz a carga de trabalho para servidores de alto escalão da casa e permite o pagamento de verbas indenizatórias de até quatro salários extras por ano para esses trabalhadores, caso eles não gozem das folgas concedidas.

Norma

A norma interna modifica a organização da jornada de trabalho de parte do seu quadro funcional e autoriza o pagamento de compensações financeiras quando os períodos de descanso não forem usufruídos. 

Beneficia

O projeto beneficia diretamente funcionários com funções estratégicas, como consultores e procuradores legislativos - esses últimos recebem mensalmente R$ 44.213, conforme o site da Alepe.

Responsáveis

Os primeiros são responsáveis por assessorar os deputados na elaboração e análise de projetos de lei, enquanto os procuradores fazem a defesa jurídica da Assembleia e emitem pareceres legais.

Autoriza

O texto também autoriza a concessão do benefício a até dez servidores vinculados à Mesa Diretora da Casa, sendo cinco indicados pela Presidência e cinco pela Primeira-Secretaria, atualmente ocupadas pelos deputados Álvaro Porto (PSDB) e Francismar Pontes (PSB). Caberá aos dois parlamentares a indicação dos servidores contemplados em seus respectivos gabinetes.


O Projeto de Resolução 3690/2025, de autoria da Mesa Diretora, foi publicado no Diário Oficial da Casa, mas o texto inicial não mencionava a licença compensatória.

O Poder
 Foto: Roberto Soares/Alepe Divulgação




Confira mais

a

Telefone/Whatsapp

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar