
Sessão da saudade - Academia faz homenagem a Nelly Carvalho
25/09/2024 -
O Poder com a Folha de Pernambuco
"Navegamos nos mares do texto, sem descobrir a terra firme do sentido bem construído”, assim descreveu Nelly Carvalho, em um dos artigos do seu livro “Crônicas do Cotidiano”, ao falar sobre as relações sociais e a linguagem.
Quem foi
A escritora, professora e acadêmica pernambucana faleceu no Recife, aos 88 anos. Nely deixou um inestimável legado de conhecimento acumulado ao longo de uma longa e prestigiada carreira que a tornou uma verdadeira referência nas áreas da pesquisa e docência em comunicação e linguística.
Família
Viúva do engenheiro civil e empresário Roberto Caldas Pereira de Carvalho, ela deixou quatro filhos - Teresa, Roberto, Ricardo e Sílvia - e seis netos - Bernardo, Raphael, Victor, Filipe, Luana e Alice.

Trajetória
A recifense Nelly Carvalho se formou em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1956. Em seguida, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, onde concluiu mestrado (1982) e doutorado (1993). Em Paris, ministrou o curso de Publicidade Comparativa entre Brasil e França, na Sorbonne Nouvelle.
Também lecionou na Universidade Federal de Pernambuco, onde ganhou o título de professora emérita, sendo a primeira mulher a obter a condecoração, em 2014. No ano seguinte, foi eleita para ocupar uma vaga entre os imortais da Academia Pernambucana de Letras, ocupando a cadeira de número 26 que era do escritor Gilvan Lemos.
Vivacidade
Mesmo depois de se aposentar da UFPE, Nelly não parou de produzir: ministrou cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco.
Autora de diversos livros e artigos acadêmicos, a pesquisadora se tornou referência por sua produção intelectual, notadamente em suas especialidades: Linguística, com ênfase em Lexicologia, Publicidade e Propaganda e História da Língua Portuguesa.
Outros palcos
Também atuou na Universidade Frassineti do Recife (Fafire), integrou o Conselho Estadual de Educação, foi colunista do Jornal do Commercio por cerca de 30 anos e membro de comissão da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).
Agenda
Os acadêmicos Lourival Holanda e Margarida Cantarelli juntamente com a jornalista Jô Mazzarolo serão os oradores oficiais. Como de praxe, a palavra será franqueada à família e aos demais presentes que queiram dar um breve testemunho sobre a homenageada.
O dia será a próxima segunda-feira, 30 de setembro na sede da Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças no Recife.
A entrada é pela Avenida Malaquias, logo após o AABB. O estacionamento interno é gratuito.
