
Tempo — Outubro seguirá com dias quentes na primeira quinzena; preveem meteorologistas
28/09/2024 -
Meteorologistas fizeram um alerta aos brasileiros, neste sábado (28/09), sobre a melhora no clima que vem sendo observada nos últimos dias. Eles informaram que isso deve durar pouco tempo, pois será seguido de nova onda de calor. De acordo com relatório divulgado pelo instituto ClimaTempo, o Brasil está recebendo, na verdade, os efeitos de uma frente fria que avança por todo o seu território, mas será curta. A previsão para os primeiros dias de outubro — ou seja, já a partir da próxima semana — é de uma oitava onda de forte calor este ano, a ser observada na maioria dos estados e no Distrito Federal.
Depois de 15/10
De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, do ClimaTempo, somente após a segunda quinzena de outubro as temperaturas devem voltar a um padrão mais esperado para a estação. "Diria que um alívio de vez é termo muito forte para ser usado neste momento, mas podemos afirmar que vamos ter, de 15 de outubro em diante, um calor mais dentro do normal", destacou ele.
Recordes de calor
As recentes ondas de calor levaram diversas capitais a bater recordes de temperatura neste início de primavera. Segundo o meteorologista, mesmo sem as ondas de calor é comum que isso aconteça neste período do ano, pelo fato da primavera se tratar de uma estação de transição do inverno para o verão, em que a atmosfera já está mais aquecida.
Incêndios e queimadas
Porém, o aumento intenso do calor tem sido consequência dos incêndios e queimadas observados nos últimos meses em todo o país. Além, também, dos problemas climáticos globais dos últimos anos.
Chuvas
A boa notícia dada pelo meteorologista é que, do dia 16 em diante, outubro também será marcado pela volta de chuvas regulares no país, mesmo que venham em menor intensidade.