1° Curso de Motolância - Jaboatão capacita profissionais de cidades de Pernambuco e do Piauí para trabalhar no SAMU
30/09/2024 -
Com foco em atender emergências com mais rapidez em locais de difícil acesso, como áreas com grande fluxo de veículos ou terrenos difíceis, o município de Jaboatão encerrou ontem, domingo (29/09) as aulas do 1º Curso de Motociclista Socorrista do SAMU Jaboatão.
Participantes
Além de capacitar os próprios servidores, o curso também qualificou profissionais de outras cidades, no manuseio da motolância. Participaram representantes do SAMU e de outras instituições das cidades de Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Carpina e Teresina (PI).
Parceiros
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes teve como parceiros no curso o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o Grupo Tático Aéreo (GTA) e a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM).
Aula prática
Como última atividade, os participantes tiveram aula prática no Monte dos Guararapes e seguiram para a Base do SAMU Jaboatão, em Piedade, para receberem os certificados de conclusão. A grande surpresa foi a presença de seus familiares, num momento de muita emoção.
Oportunidade
Para o coordenador de Enfermagem do SAMU Jaboatão, Isaías de Souza, a capacitação foi uma oportunidade de aprender técnicas de pilotagem e observar, com a prática, como é realizado o trabalho da equipe no dia a dia.
Avanço
Segundo a coordenadora geral do SAMU Jaboatão, Flórida Lima, o curso representa um grande avanço no preparo das equipes de socorro.
“A motolância oferece uma resposta mais rápida, especialmente em áreas onde o trânsito é um grande obstáculo. Essa capacitação irá aumentar nossa capacidade de prestar esse serviço à nossa população, bem como às cidades que participaram da formação”, afirmou.
Técnicas
Durante o curso, os profissionais foram treinados em técnicas de primeiros socorros, avaliação de pacientes em situações de trauma, além de aperfeiçoamento na condução segura das motocicletas. Com duração de duas semanas, a capacitação contou com instrutores altamente qualificados, que transmitiram conhecimento técnico e experiência de campo para atuar em situações de alto risco.
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285