
Rainha da Borborema - Campina Grande completa 160 anos de Emancipação Política
11/10/2024 -
Uma cidade acolhedora, pujante, tecnológica e inovadora. Erguida no alto do Planalto da Borborema, a 555 metros acima do nível do mar, e localizada a 120 km de João Pessoa, Campina Grande celebra hoje, sexta-feira (11/10), 160 anos de Emancipação Política.
Cidade acolhedora
Cantada em versos e prosas por poetas e compositores, Campina Grande tem características próprias que a tornam uma das cidades mais acolhedoras do Nordeste e refúgio para “ilustres forasteiros” .
A fundação
Fundada em 1697 e elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864, de acordo com a Lei Provincial de Nº 137, Campina Grande celebra 160 anos de história e inovação. Essa combinação única faz da cidade um lugar especial, onde a rica cultura nordestina se encontra com o desenvolvimento tecnológico.
Momentos históricos
Ao longo do tempo, Campina viveu pelo menos seis importantes fatos que foram decisivos para o seu crescimento, desde a chegada de Teodósio de Oliveira Ledo em 1697 e o consequente, aldeamento; a emancipação política em 1864; a saga dos Tropeiros; a conquista da luz elétrica que impulsionou o progresso; a chegada do trem em 2 de outubro de 1907, e o ciclo da cultura e do algodão.
Cidade futurista
Segundo os historiadores, esses fatos, embora de grande relevância, não teriam tornado Campina, uma cidade futurista, moderna com característica de metrópole, e um dos municípios que mais cresce no interior do Nordeste, se não fossem a luta e o espírito visionário do seu povo, conforme destacou em entrevista ao O Poder, o historiador e presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, (IHCG), Vanderley Brito.

Os tropeiros
Os tropeiros, que inspiraram a música “Tropeiros da Borborema”, tiveram papel importante. Estes comerciantes ‘nômades’, transportavam suas cargas em lombos de jumento por todo o Nordeste e paravam obrigatoriamente na Rainha da Borborema, por ser um município estratégico. No estalo do relho, e graças a visão de povo, Campina Grande se desenvolveu como uma das principais cidades do interior do país.
Polos
Conhecida como “A Rainha da Borborema”, Campina, é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, além de “Berço do Saber” para vários paraibanos de outras cidades e também de pessoas de outros estados e até de outros países. Um polo de excelência na produção de softwares e que exporta tecnologia de ponta.

A cidade também é destaque na cultura, tendo como o seu carro chefe, o Maior São João do Mundo, além do Festival de Inverno, e os eventos religiosos realizados durante o período do carnaval.
Desenvolvimento e progresso
Sob o signo do desenvolvimento e do progresso, Campina Grande chega aos seus 160 anos como cidade de vanguarda, um comércio pujante, e um polo educacional e tecnológico consolidado. Entre a riqueza do passado, e a memória de seus desbravadores, ela fixa os olhares para o futuro, sempre reservado para o seu povo, as oportunidades para superar crises, vencer desafios e recomeçar na busca por novos sonhos.
Severino Lopes
O Poder