Comece o dia bem informado
27/11/2024 -
Difusão de ataques contra a democracia alimentou radicalismo, diz PF
A PF concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do ex-presidente Bolsonaro propiciou o recente atentado com um homem-bomba no STF e os atos golpistas de '08/01'. A conclusão está no relatório que indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Na avaliação dos investigadores responsáveis pela conclusão do inquérito, a difusão de "forma rápida e repetitiva" de narrativas golpistas mantiveram o desejo de grupos extremistas de consumação do golpe. Esse método de ataques sistemáticos criou o ambiente propício para o florescimento de um radicalismo que culminou nos atos do '8 de janeiro', mas que ainda se encontra em estado de latência em parcela da sociedade, exemplificado no atentado bomba ocorrido na data de 13 de novembro de 2024 em Brasília", diz a PF. A PF também citou a tentativa de invasão da sede da PF, no dia 12 de dezembro de 2022; e a tentativa de explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília dia 24 de dezembro de 2022.
Valendo! Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor
O acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo libanês Hezbollah entrou em vigor às 23h00 de ontem. Segundo o presidente dos EUA, Joe Biden, a trégua começaria a partir das 400 no horário local. O gabinete de segurança de Israel aprovou a proposta elaborada pelos EUA, em parceria com a França. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, disse que estava pronto para implementar o acordo, e que Israel responderia vigorosamente se o Hezbollah violasse alguma das regras. Em um discurso Biden defendeu o direito de Israel de se defender se o Hezbollah descumprir os termos do acordo. A trégua deve durar 60 dias e foi elaborada com base na Resolução 1701 da ONU. A expectativa é que o acordo sirva de base para uma cessação das hostilidades mais duradoura. A Casa Branca também espera que o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah pressione pelo fim do conflito na Faixa de Gaza.
'Black Friday' e '13o' no mesmo dia para impulsionar compras de final de ano, diz 'Google'
O 'Google' identificou que 70% dos consumidores que planejam utilizar o 13o para lazer, viagens, presentes de Natal e compras, e pretendem aproveitar as promoções da 'Black Friday'. Neste ano, o pagamento da 1a parcela do 13o será no mesmo dia da 'Black Friday, sexta-feira, 29/11. “Enquanto muitos brasileiros podem usar o 13o para aproveitar descontos na 'Black Friday', outros já estão de olho no Natal, que será impulsionado pela 2a parcela, prevista para 20/12”, diz a pesquisa. A expectativa é de que os eletroportáteis, eletrodomésticos, TV e vídeo tenham uma maior procura. Para isso, o 'Google' destacou pontos essenciais nas estratégias das marcas para atrair clientes: senso de oportunidade, o momento é ideal para lançar ofertas atrativas e com descontos exclusivos; ajudar o consumidor a equilibrar as necessidades de cobrir dívidas e gastos extras com o desejo de consumo; e por fim, ter uma comunicação eficiente, apresentar ofertas e promoções atrativas, com foco em inovação, diversificação e um atendimento consultivo.
Saúde: conheça alguns dos seus direitos
Segundo o artigo 196 da Constituição, "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."
'Plano golpista': quem seria “Juca” apelido citado por militares?
A PF tem 3 suspeitas sobre a identidade do codinome “Juca”, citado por militares em plano golpista. No relatório da força policial, além do planejamento de assassinato de Lula, e Alckmin, é citada uma “iminência parda” sobre o presidente. O condinome “Juca”, presente nas trocas de mensagem dos militares golpistas, teria ascendência sobre a “esquerda mais radical”. A PF desconfia de 3 nomes: o ministro do STF, Flávio Dino, o chefe de gabinete Marco Aurélio Ribeiro, o Marcola, ou o ex-ministro José Dirceu. O nome considerado mais provável, na avaliação de agentes da investigação, seria Dirceu, por ter diálogo mais direto com a militância petista.
Redação do 'Enem 2024': pontos serão descontados pelo uso de 'repertório forçado' ou modelos prontos
Os Corretores da redação do 'Enem 2024' afirmaram que foram orientados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, a descontar nota de quem: usou repertórios socioculturais "forçados" e sem ligação com o contexto, como menções a autores ou a livros que nada tinham a ver com o tema; ou copiou ou memorizou modelos pré-prontos de texto e acabou produzindo uma dissertação com ideias desconexas. Membros da banca em SP, MG e RJ relataram que, durante treinamentos, o Inep foi categórico ao pedir que todos "fiquem de olho" nesses "truques" usados pelos alunos. O Inep não detalhou os pontos citados pelos corretores e não apontou como foi a orientação passada, mas ressaltou que "todos os fatos, informações e citações apresentados no texto devem, necessariamente, estar vinculados à discussão proposta no projeto de texto".
Agenda do Presidente:
09h30 - Abertura do Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2024
15h00 - Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Vital do Rêgo Filho
16h30 - Sanção do Projeto de Lei n° 2750/2024, que autoriza o aumento da participação da União no Fundo Garantidor de Operações (FGO), com o objetivo de garantir as operações contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
Manchetes da manhã:
- Premiê libanês acolhe o acordo de cessar-fogo durante ligação com Biden
- Hamas se diz “pronto” para paz após cessar-fogo de Israel e Hezbollah
- OTAN reafirma apoio à Ucrânia após reunião de emergência. O 'G7' também manifestou seu apoio à Kiev
- "Manifestar" é eleita a palavra do ano pelo dicionário de Cambridge. Procurado cerca de 130 mil vezes no site da instituição
- Trump traz de volta política por mensagens nas redes sociais
- O Coliseu Romano será palco de lutas de gladiadores pela primeira vez em dois milênios
- Com 131 clientes, Brasil é líder global de exportações de carne bovina
- Rio de Janeiro e Niterói se preparam para lançar candidatura em conjunto para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031
- STF começa hoje a julgar regulamentação das redes sociais. O Supremo analisa 3 ações sobre novas regras
- Suspensão de emendas parlamentares atrasa interesses do governo no Congresso. PLP define regras para rastreio e uso dos recursos
- PL que permite porte de armas a agentes de trânsito vai ao Senado
- Carta de CEO do Carrefour é "muito fraca" para o "estrago de imagem" produzido, diz Lira
- 'Operação Carro-Pipa': na pressão, Governo Lula retoma serviço semiárido nordestino
- SP: em liminar, Gilmar Mendes libera implementação de escolas cívico-militares
- PE: STJ concede habeas corpus ao empresário Rodrigo Carvalheira, indiciado por estupro de vulnerável
- PE: Alepe assina acordo de R$ 24 milhões para restaurar Museu Palácio Joaquim Nabuco, sede da Assembleia
- Caruaru: pelo menos 43.000 pessoas ficam sem água após vândalos estourarem cano da Compesa
- MT: estudante de direito, 29 anos, é presa durante apresentação de TCC. Mulher é investigada por tráfico de drogas
- Cerca de 44.000 crianças ficam órfãs de ao menos um dos pais no Brasil por ano desde 2021, aponta levantamento
- Novas mudanças: 'TikTok' restringe filtros de beleza para adolescentes por questões de saúde mental
- Vaticano considera classificar “abuso espiritual” como novo crime católico
- O impacto na hora de comprar frutas: clima desfavorável faz preço das frutas subir bem mais que a inflação este ano, em média 16%. A dica é variar os produtos. Saiba os principais aumentos segundo o IBGE, nos últimos 12 meses. O abacate está no topo da lista dos aumentos. O produto mais que triplicou de preço desde janeiro. Também tiveram altas expressivas a maçã, a banana e o abacaxi. No caso da laranja, a explicação está nas pragas que atingiram as lavouras em vários países produtores, entre eles o Brasil, que é o maior produtor mundial da fruta. Alguns produtos chamam a atenção: o limão, por exemplo, teve alta de 144% de janeiro a novembro. Uma das explicações é o forte calor que acelerou o amadurecimento das frutas antes do previsto e prejudicou a oferta. O orçamento das famílias tem sofrido, a sugestão é variar, provar outros tipos de frutas e esperar as oportunidades
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.