Eleição - Hugo Motta fortalece candidatura à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas” para futuro presidente
27/11/2024 -
Por Severino Lopes
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), conseguiu fortalecer sua candidatura nos últimos 30 dias, após as eleições municipais.
Pautas bombas
O futuro presidente terá que administrar as chamadas “pautas bombas”, estão prestes a entrar na ordem do dia. Algumas dessas pautas foram exigências de alguns partidos para formalizar o apoio a candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Casa. O Poder traz algumas dessas pautas polêmicas que devem render debates e reuniões nas comissões da Câmara até seguir para votação em plenário.
As PECs
Entre elas devem figurar o avanço da PEC das Drogas, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, criminalização do aborto, a defesa da imunidade parlamentar e das prerrogativas parlamentares e o Projeto de Lei 2.858/22, batizado de PL da Anistia, que foi retirado da CCJ e passará a ser discutido em comissão especial determinada por Arthur Lira.
Desafios
O próximo presidente da Câmara terá o desafio de conciliar temas prioritários e polêmicos para os partidos, como o pacote antiativismo judicial, que visa limitar a interferência do Judiciário nos demais Poderes, drogas, aborto e regulamentação das redes sociais.
Mudanças
Os deputados também estão aproveitando a eleição para pedir mudanças em questões administrativas da Câmara dos Deputados, como o fim das sessões virtuais, que permitem que o deputado vote mesmo não estando em plenário, e maior previsibilidade das pautas que serão discutidas em plenário. Muitos parlamentares criticam o estilo adotado por Arthur Lira, de incluir projetos na pauta da Câmara em regime de urgência. O recurso é permitido pelo regimento interno, mas reduz a discussão sobre projetos nas comissões e no plenário.
Os apoios
Após uma maratona de reuniões, o deputado federal Hugo Motta já garantiu apoio de pelo menos 20 partidos à sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, inclusive dos antagônicos Partido Liberal e Partido dos Trabalhadores, as maiores bancadas da Casa Legislativa.
Mais partidos
Já anunciaram apoio a Motta, além de PL e PT, os líderes do PP, Podemos, Cidadania, Republicanos, PCdoB, PV e MDB entre outros. Antes mesmo do PL na Câmara anunciar oficialmente o apoio à candidatura de Hugo Motta, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já tinha dito que o partido estava conversando com o candidato para falar de prioridades.
Exigências do PT
O PT também fez exigências, e antes de endossar a candidatura de Motta, havia pedido a ele que "não partidarizasse" o PL da Anistia. A retirada do projeto da CCJ, por Lira, foi vista como uma manobra para atrair apoio dos deputados petistas ao republicano.
Compromisso
Mas a negociação com a bancada do PT inclui também o compromisso de Motta com a governabilidade do presidente Lula e a indicação do partido a uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Duas vagas serão abertas na Corte até 2027 e uma delas deve ser preenchida por um indicado da Câmara.
Mais novo
Hugo Motta, que é o mais novo parlamentar à sucessão de Arthur Lira na Câmara, tem dito e repetido, desde o lançamento oficial de sua candidatura à presidência da Câmara, que vai buscar "uma presidência que venha a ter convergência", que represente "os anseios da Casa", fortalecendo a atuação parlamentar.
Quem é Hugo Motta
Médico de formação, Hugo Motta completou 35 anos no último dia 11 de setembro e, se eleito, pode se tornar o mais jovem presidente da Câmara dos Deputados. O deputado nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, e foi o mais jovem da história do país ao se eleger, aos 21 anos, nas eleições de 2010, com 86.150 votos. Ele está em seu quarto mandato. Hugo Motta cresceu na política, é filho e neto de deputados e se graduou em Medicina, já durante o exercício como deputado federal.
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285