Joca Souza Leão e sua usadia em Três Volumes, por Zé da Flauta*
28/11/2024
Do humor a ousadia
Mesmo sem ter lido os volumes ainda, é impossível não se encantar com o conceito dessa trilogia. O primeiro livro, de capa amarela, aborda temas universais como humor, política, questões sociais e o amor. Já o segundo, com capa azul, explora a profundidade das palavras em sua forma mais minimalista, provando que, em até sete palavras, é possível condensar o mundo. E o terceiro, com capa vermelha, traz o toque de ousadia com “Libidinosos e Safadinhos”, mostrando que a criativid...
Do humor a ousadia
Mesmo sem ter lido os volumes ainda, é impossível não se encantar com o conceito dessa trilogia. O primeiro livro, de capa amarela, aborda temas universais como humor, política, questões sociais e o amor. Já o segundo, com capa azul, explora a profundidade das palavras em sua forma mais minimalista, provando que, em até sete palavras, é possível condensar o mundo. E o terceiro, com capa vermelha, traz o toque de ousadia com “Libidinosos e Safadinhos”, mostrando que a criatividade de Joca não conhece limites.
Vários tons
A coragem de Joca em navegar por diferentes territórios — do cômico ao crítico, do reflexivo ao provocador — faz de "Microcontos e Gracejos" um presente para os leitores que buscam algo além do óbvio. Sua habilidade em captar o extraordinário no aparentemente banal é um lembrete do quanto a boa escrita pode nos transformar, mesmo nos formatos mais enxutos. Cada capa parece representar não apenas um tom, mas uma faceta do autor e de sua visão de mundo.
Risos e reflexões
Fã confesso de trilogias e trios — seja no forró, no rock ou na literatura —, celebro este lançamento com entusiasmo e orgulho. Joca Souza Leão não só entrega uma obra que promete ser cativante e instigante, como reafirma seu lugar como um dos grandes nomes do pensamento criativo e literário da nossa contemporaneidade. Que venham as leituras, os risos e as reflexões!
Até a próxima!
*Zé da Flauta é músico, compositor, filósofo do cotidiano e escritor

Leia outras informações
A função social do Banco Central, por Virgínia Pignot*
06/01/2026
Pesquisas apontam Lula
Apesar dos resultados positivos, que levam Luiz Inácio a ter até 48 % de votos nas pesquisas de opinião, esta é a primeira geração de classe média que talvez vá viver menos bem que os pais. Apesar do maior acesso aos estudos superiores, o mercado de trabalho brasileiro oferece a maioria dos empregos e serviços entre um e três salários mínimos. Pessoas com formação...
O paradoxo da economia brasileira e mundial: o Brasil fechou o ano 2025 com ótimos indicadores socioeconômicos. Houve a queda do desemprego e a taxa da informalidade ao menor nível histórico, o pais conseguiu fechar o ano com a inflação dentro da meta, o que não se esperava. No segundo semestre houve uma desaceleração da economia, por causa da taxa de juros a 15 %. A este nível você não consegue mobilizar recursos para grandes investimentos. Sem uma redução significativa desta taxa poderemos chegar ao nível de estagnação da economia que tivemos após o governo Dilma.
Pesquisas apontam Lula
Apesar dos resultados positivos, que levam Luiz Inácio a ter até 48 % de votos nas pesquisas de opinião, esta é a primeira geração de classe média que talvez vá viver menos bem que os pais. Apesar do maior acesso aos estudos superiores, o mercado de trabalho brasileiro oferece a maioria dos empregos e serviços entre um e três salários mínimos. Pessoas com formação de nível superior nem sempre arranjam emprego com remuneração e especialização correspondentes. Nos EUA o sonho americano de prosperidade pelo trabalho, de acesso à propriedade, não esta funcionando mais, e na Europa a financeirização da economia tem quebrado o estado de bem-estar social solidário criado apos a Segunda Guerra Mundial.
Crime contra a economia Popular
A ideia do mercado financeiro é esvaziar crédito civilizado de padrão internacional para garantir o pagamento de juros. Durante o governo Bolsonaro o Congresso aprovou que benefícios ao trabalhador ou às famílias como o fundo de garantia, colchão de segurança do trabalhador na hora do desemprego, ou o beneficio de prestação continuada, fossem usados em prioridade para pagar juros de uma divida. A desregulamentação das Fintecks acabou favorecendo evasão fiscal e lavagem de dinheiro pelo crime organizado. Tem financeiras que estão cobrando taxa de juros a mil por cento ao ano. Isso é um crime contra a economia popular, o compromisso com o cidadão não é respeitado. Se você se queixa ao Banco Central, dizem para se dirigir ao organismo de defesa do consumidor, e neste, dizem para se queixar junto ao Banco Central.
Dificuldade dos bancos de apoiarem pequenos investimentos
Pequenos agricultores não conseguem acessar o plano Safra, não têm garantia porque são pequenos, e quando conseguem crédito é com uma taxa de juros muito alta.
Como sair desta engrenagem perversa ?
O dinheiro que vai para o sistema financeiro não rende nada para a economia local (tem multiplicador zero), enquanto cada real que vai para a economia local tem multiplicador acima de um. Parte do Congresso tem usado e abusado das emendas parlamentares para beneficio próprio, em verdadeiro sequestro do orçamento publico, por enquanto impunemente.
O cientista politico Benedito Tadeu César lembra que desde os anos noventa, com o plano Real, o Brasil segue preso no tripé macroeconômico, metas de inflação, câmbio flutuante e superavit primário. O cambio flutuante impede empresas que querem vir se instalar no Brasil de se projetar em relação aos custos da instalação. Esse modelo favorável ao mercado financeiro, mantém juros elevados, limita investimentos públicos e privados, principalmente no setor industrial, e torna o pais refém dos agentes financeiros. O novo arcabouço fiscal, aprovado em 2023 impôs um teto à expansão dos gastos sociais, obriga o governo a negociar orçamento com um congresso hostil.
O Banco Central deve exercer seu mandato social
A professora de economia Juliana Furnas nos informa em entrevista ao GGN que quando a autonomia do Banco Central foi aprovada, um segundo mandato foi acrescentado ao Banco. Ao primeiro mandato, o controle da inflação, um segundo mandato, a geração de emprego, foi acrescentado ao Banco Central, por enquanto praticamente inoperante. O governo Lula, se reeleito, vai ter que verificar a efetividade deste mandato, que o Banco Central possa exercer seu mandato de geração de emprego, sua função social, em vez de servir de instrumento para que o mercado parasita mame nas tetas da Nação. A manutenção da taxa de juros alta para o controle da inflação não se justifica senão para atrair o tal capital gafanhoto, que não cria industria nem empregos, vem aplica, tira o lucro, e vai embora, não traz nenhum interesse para o desenvolvimento do pais.
*Virgínia Pignot é médica e articulista. Mora em Toulouse, França.
NR - Os textos assinados refletem a opinião dos seus autores. O Poder estimula e acolhe o livre debate de ideias.
Difícil segurar a debandada - Prefeitos esquecem bilhões da governadora e preferem apostar no futuro com João Campos
06/01/2026
Raquel
A governadora esbanja uma simpatia superficial, de muitos falsos sorrisos, abundantes promessas e poucos compromissos que se efetivam. "O que Raquel diz não se escreve", é voz corrente entre os prefeitos e vereadores. Desse modo, com muitos tapumes e poucas entregas, os prefeitos vão se definindo, com um olho nas verbas outro nos votos. E, já que as verbas não vêm, por que defender um governo com baixa popularidade? E que enfrenta a sombra de uma candidatura que tem tudo o que Raquel não tem: Carisma. Empatia. Sintonia. Eficiência. Entregas que dão banho...
Prefeitos são iguais em qualquer lugar do país. Suas pautas são ditadas pelo pragmatismo, pela busca do que é melhor para o seu povo. As eleições governamentais, no meio dos mandatos dos prefeitos, determinam opções às vezes difíceis, outras muito claras: quem apoiar para chegar forte, com popularidade, para a disputa de suas próprias sucessões. O acerto de hoje determina o êxito de amanhã.
Raquel
A governadora esbanja uma simpatia superficial, de muitos falsos sorrisos, abundantes promessas e poucos compromissos que se efetivam. "O que Raquel diz não se escreve", é voz corrente entre os prefeitos e vereadores. Desse modo, com muitos tapumes e poucas entregas, os prefeitos vão se definindo, com um olho nas verbas outro nos votos. E, já que as verbas não vêm, por que defender um governo com baixa popularidade? E que enfrenta a sombra de uma candidatura que tem tudo o que Raquel não tem: Carisma. Empatia. Sintonia. Eficiência. Entregas que dão banho na governadora por metro quadrado. Que carrega na testa a estrela da esperança. É assim que João Campos é visualizado e interpretado. No confronto direto, Raquel é engolida.
A notícia
Não surpreende mais: "Prefeito de partido da base de Raquel Lyra declara apoio a João Campos". E as adesões tendem a aumentar bastante, daqui para a frente. Dessa vez, foi Cachoeira, prefeito de Santa Cruz, que declarou apoio ao projeto político do prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos. Reforçando a ampliação das alianças em torno de uma agenda de desenvolvimento para Pernambuco. Atualmente, o gestor sertanejo é filiado ao Avante, partido da base de sustentação da governadora Raquel Lyra.
A manifestação
Consolida um movimento que já vinha sendo construído no município e na região. Aliado político da pré-candidata a deputada federal, Eliane Soares - que foi prefeita de Santa Cruz por quatro vezes, o gestor municipal formalizou um posicionamento que endossa a força e o prestígio de João Campos na cidade entre as principais lideranças políticas. Antes de Cachoeira, Eliane já tinha anunciado o seu apoio a João.
Parou aí?
Que nada. Mal passou o fim de semana e outro petardo. Mais uma perda na base de Raquel Lyra. O prefeito da Pedra anuncia apoio ao projeto político de João Campos. Aconteceu ontem, segunda-feira (05/01). Em ato político na cidade da Pedra, o prefeito do município, Júnior Vaz, anunciou apoio ao projeto de João, marcando um novo movimento no cenário político local.
João agradece
“Fico muito feliz em vir à cidade de Pedra, uma cidade tão querida, e poder ser recebido pelo prefeito Júnior, um gestor testado, bem aprovado, que cuida da sua cidade e, principalmente, que é uma pessoa decente, trata com respeito o seu povo e tem zelo pela coisa pública. Eu fico muito feliz de a gente poder estar juntos, poder hoje celebrar essa aliança, essa proximidade e esse compromisso, que é um compromisso pelo povo que mais precisa. Poder receber o reconhecimento de apreço, de carinho e de confiança política do prefeito Júnior, pra mim, é um sinal de um grande início de ano”, afirmou João Campos.
Futuro
Júnior Vaz, que até então integrava a base política da governadora Raquel Lyra, destacou a confiança na capacidade de gestão de João Campos e a importância de construir parcerias que fortaleçam os municípios do interior a partir do diálogo com a capital. “Nós estamos aqui dando esse apoio à pré-candidatura de João pelo trabalho excelente que ele vem fazendo na Prefeitura do Recife e pelo que fez como deputado federal. Isso mostra o trabalho e a eficiência que ele tem. Nós da Pedra estamos hoje declarando apoio à sua pré-candidatura em respeito também a tudo o que ele já fez e pelo pai e pelo avô que ele teve”, declarou Vaz.
Torrente
O gesto de Júnior Vaz reforça a atração de apoios de lideranças que antes integravam outros campos políticos. Foi o caso dos prefeitos Thiago de Miel (PSD), de Xexéu, e Rivanda Freire (PSD), de Jupi, que são do partido da governadora Raquel Lyra. A lista de adesões tem ainda os prefeitos Evilásio Mateus (PDT), de Araripina, Eduardo Lira (União Brasil), de Cupira, Alex Robevan (PV), de Santa Maria do Cambucá, e Cachoeira (Avante), de Santa Cruz, além dos ex-prefeitos Chico Siqueira, de Ipubi, Antônio Cassiano, de Condado, Eliane Soares, de Santa Cruz, Josimara Cavalcanti, de Dormentes, e Ricardo Ramos, de Ouricuri.
Agregando
Lideranças políticas diversas compareceram ao ato político na cidade da Pedra, incluindo a presidente estadual do Solidariedade, Marília Arraes; os prefeitos Josafá Almeida (São Caetano) e Rivanda Freire (Jupi); os ex-prefeitos Jonas Camelo (Buíque), Ângelo Ferreira (Sertânia), Madalena Britto (Arcoverde), Padre Cazuza (Poção), Neném (Capoeiras), Sandoval Cadengue e Joseraldo (Brejão), o vice-prefeito Lêdson (Jupi) e a ex-vice-prefeita Luciara de Nemias (Custódia). Também marcaram presença vereadores de Pedra, Venturosa, Buíque, Sertânia e Custódia.
A corrente de João Campos
Cada vez aumenta mais.

EUA não descartam novas acusações contra autoridades da Venezuela
06/01/2026
Acusações
A acusação dos EUA contra Maduro e sua esposa, que foram capturados no sábado (03/01), também incluiu mais quatro pessoas. Entre elas, o filho de Maduro e o chefe da gangue Tren de Aragua, que permanecem na Venezuela.
A denúncia
As acusações na denúncia revelada no sábado (3) são as mesmas quatro da denúncia anterior feita em Nova York, em 2020: narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e conspiração.
Afirmou
Na nova denúncia, o governo Trump afirmou que Maduro e seus aliados transformaram as instituições venezuelanas em um foco de corrupção alimentada pelo narcotráfico para benefício próprio.
Um alto funcionário dos Estados Unidos indicou que o governo Trump não descarta futuras acusações contra autoridades venezuelanas após a captura de Nicolás Maduro, mas alertou que essas autoridades deveriam cooperar.
Acusações
A acusação dos EUA contra Maduro e sua esposa, que foram capturados no sábado (03/01), também incluiu mais quatro pessoas. Entre elas, o filho de Maduro e o chefe da gangue Tren de Aragua, que permanecem na Venezuela.
A denúncia
As acusações na denúncia revelada no sábado (3) são as mesmas quatro da denúncia anterior feita em Nova York, em 2020: narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e conspiração.
Afirmou
Na nova denúncia, o governo Trump afirmou que Maduro e seus aliados transformaram as instituições venezuelanas em um foco de corrupção alimentada pelo narcotráfico para benefício próprio.
Documentário mostra depoimentos de testemunhas de ET de Varginha
06/01/2026
As gravações
Gravadas poucos dias após a suposta aparição, em janeiro de 1996, as imagens mostram as jovens Valquíria, Liliane e Kátia descrevendo a criatura com detalhes que marcaram um dos casos mais famosos da ufologia brasileira.
Registros
Nos registros, feitos pelo ufólogo Ubirajara Rodrigues e agora exibidos pela primeira vez, uma das mulheres relata: “Os olhos eram vermelhos, bem arregalados. Os dedos eram compridos. Não sei se era chifre, mas tinham três calombos na cabeça”.
Depoimentos
Segundo os realizadores da série “O Mistério de Varginha”, os depoimentos foram gravados apenas três dias depois do episódio, o que reforça, para eles, a autenticidade emo...
“Olhos eram vermelhos, arregalados”. Um documentário inédito com o depoimento das mulheres que afirmam ter visto o chamado ET de Varginha estréia hoje, terça-feira (06/01) em uma TV aberta brasileira .
As gravações
Gravadas poucos dias após a suposta aparição, em janeiro de 1996, as imagens mostram as jovens Valquíria, Liliane e Kátia descrevendo a criatura com detalhes que marcaram um dos casos mais famosos da ufologia brasileira.
Registros
Nos registros, feitos pelo ufólogo Ubirajara Rodrigues e agora exibidos pela primeira vez, uma das mulheres relata: “Os olhos eram vermelhos, bem arregalados. Os dedos eram compridos. Não sei se era chifre, mas tinham três calombos na cabeça”.

Depoimentos
Segundo os realizadores da série “O Mistério de Varginha”, os depoimentos foram gravados apenas três dias depois do episódio, o que reforça, para eles, a autenticidade emocional dos relatos: "Todas elas falam a mesma coisa, com muita honestidade e muita emoção".
A estreia na TV Globo está marcada para os dias hoje, (06/01), amanhã, (07/01) e 8 de janeiro.
Relembre história
O caso do ET de Varginha ganhou projeção nacional em 1996, após ser exibido no Fantástico. Na época, o retrato falado da criatura, feito a partir das descrições das jovens, transformou a história local em um fenômeno midiático. O país passou a debater o que teria aparecido no interior de Minas Gerais: para alguns, um animal; para outros, um extraterrestre; havia ainda quem defendesse explicações sobrenaturais.
O Poder
Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz na América do Sul, diz embaixador
06/01/2026
Paz
Durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) ontem, segunda-feira (05/01), o embaixador Sérgio França Danese disse que a paz na América do Sul está em risco.
Intervenções
Segundo o diplomata, intervenções armadas anteriores no continente resultaram em regimes autoritários, violações de direitos humanos, mortes, prisões políticas, tortura e desaparecimentos forçados.
Linha inaceitável
Para o Brasil, os Estados Unidos cruzaram uma “linha inaceitável” do ponto de vista do direito internacional. Danese afirmou que a ação norte-americana viola frontalmente normas das Nações Unidas.
“A Carta da ONU estabelece como pilar da ordem intern...
O governo brasileiro voltou a condenar a ação armada dos Estados Unidos na Venezuela, assim como o sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira dama Cilia Flores, no último sábado (03/01).
Paz
Durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) ontem, segunda-feira (05/01), o embaixador Sérgio França Danese disse que a paz na América do Sul está em risco.
Intervenções
Segundo o diplomata, intervenções armadas anteriores no continente resultaram em regimes autoritários, violações de direitos humanos, mortes, prisões políticas, tortura e desaparecimentos forçados.
Linha inaceitável
Para o Brasil, os Estados Unidos cruzaram uma “linha inaceitável” do ponto de vista do direito internacional. Danese afirmou que a ação norte-americana viola frontalmente normas das Nações Unidas.
“A Carta da ONU estabelece como pilar da ordem internacional a proibição do uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado, salvo nas circunstâncias estritamente previstas. Essas normas não admitem que a exploração de recursos naturais ou econômicos justifique o uso da força ou a mudança ilegal de um governo”, disse Danese.
Afirmou
O representante brasileiro afirmou que o futuro da Venezuela deve ser decidido exclusivamente pelo seu povo, por meio do diálogo e sem interferência externa, dentro do marco do direito internacional.
“O mundo multipolar do século XXI, que promove a paz e a prosperidade, não deve ser confundido com esferas de influência. Não podemos aceitar o argumento de que os fins justificam os meios”, disse Danese.
Colômbia e Cuba
Outros países sul-americanos adotaram argumentos semelhantes ao do Brasil, ao condenar as ações dos Estados Unidos na Venezuela no último final de semana. Entre eles Colômbia e Cuba, ameaçados recentemente pelo presidente Donald Trump como possíveis novos alvos de Washington.
Violam
A embaixadora colombiana Leonor Zalabata Torres disse que os EUA violam o direito internacional e a soberania venezuelana.
O Ministro da Saúde diz que Brasil estará à disposição para ajudar venezuelanos. Saiba as principais notícias da noite
05/01/2026
- Saúde: o ministro também afirmou que este tipo de parceria é importante para assegurar a segurança sanitária da região
- STF faz evento na quinta-feira, 08/01, para lembrar 3 anos dos atos golpistas de 8 de janeiro. Apenas Edson Fachin, confirmou presença. O Judiciário está de recesso durante todo o mês de janeiro.
- Mudanças no Ministério da Justiça: Lula busca substituto para Lewandowski. Ministro manifestou vontade de deixar governo
- Economia: TCU alerta que...
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o Brasil “sempre estará à disposição e mobilizado” para auxiliar o sistema de saúde venezuelano “por razões humanitárias”. Segundo ele, a saúde no país pode ser afetada pelo ataque de sábado, 03/01, dos EUA à Venezuela. Padilha declarou que o ministério está preparado para possíveis impactos no SUS causados pelo conflito. Até o momento, não houve aumento do fluxo migratório na fronteira.
- Saúde: o ministro também afirmou que este tipo de parceria é importante para assegurar a segurança sanitária da região
- STF faz evento na quinta-feira, 08/01, para lembrar 3 anos dos atos golpistas de 8 de janeiro. Apenas Edson Fachin, confirmou presença. O Judiciário está de recesso durante todo o mês de janeiro.
- Mudanças no Ministério da Justiça: Lula busca substituto para Lewandowski. Ministro manifestou vontade de deixar governo
- Economia: TCU alerta que pode impedir BC de vender bens de Vorcaro na liquidação do Master
- Lula participa de eventos dia 08/01, quinta-feira, que vão lembrar tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023
- Situação política da Venezuela: Exército descarta aumento de militares na fronteira com Venezuela

- Lula conversou com presidente interina da Venezuela por telefone
Lula conversou, por telefone, com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. O objetivo do telefonema foi obter mais informações sobre o ocorrido e confirmar os detalhes que eram veiculados pela imprensa internacional e pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como o ataque de grande escala contra a Venezuela e a captura de Maduro.
- Economia: preço do petróleo cai após intervenção americana na Venezuela
- BC: Mercado financeiro projeta inflação de 4,06% em 2026. Banco Central divulga primeiro Boletim Focus do ano
- Comissão da Alepe registra aumento de 50% no número de projetos votados em 2025. Chegaram à mesa 898 projetos, contra 581 no ano anterior

- Alepe: rito de tramitação de projetos durante recesso provoca embate entre governo e oposição
A Alepe começou o ano de 2026 funcionando exclusivamente em regime de sessões extraordinárias, após convocação feita pelo Governo do Estado. Ao todo, 4 projetos do governo estadual fazem parte da pauta da convocação extraordinária e tramitam em regime de urgência. Hoje durante a 2a reunião extraordinária do ano, o embate entre a base governista e a Mesa Diretora da Casa foi intensificado, por causa do rito de tramitação de projetos enviados pelo Executivo, incluindo da LOA 2026.
- Funcionalismo Público: Prefeitura do Recife nomeia 173 concursados para Saúde e Assistência Social
- Violência em Porto: Turista de São Paulo, 32 anos, é assassinado a tiros dentro de restaurante em Porto de Galinhas. Polícia Civil investiga o caso de homicídio
- Agenda de shows em PE 2026: Caetano Veloso, Marisa Monte, Macy Gray, Roupa Nova, Demônios da Garoa, Paralamas do Sucesso e Djavan entre as atrações
- E também as novas crias da música brasileira contemporânea: como Djonga, Chico Chico, Marina Sena, Os Garotin
- Dólar cai a R$ 5,40 e Bolsa sobe, com olhos do mundo sobre a Venezuela. Apesar de queda nas ações da Petrobras, Ibovespa caminha para fechar pregão em alta firme. Investidores monitoram preços globais do petróleo
- EUA sobre captura de Maduro: "Este é nosso hemisfério"
- Ameaças de Trump: Groenlândia deve se preparar 'para todos os cenários' ante ameaças de Trump, alerta deputada dinamarquesa. Trump afirmou que tratará da situação da ilha em 20 dias

- Defesa diz que esposa de Maduro foi ferida durante captura pelos EUA
A defesa de Cilia Flores, esposa de Nicolás Maduro, afirmou hoje, segunda-feira, 05/01, que ela sofreu ferimentos durante a captura do casal na Venezuela. Segundo a defesa, Flores pode ter fraturas ou hematomas graves nas costelas e necessita de avaliação médica. A defesa ainda destacou que tanto Maduro quanto Flores apresentam problemas de saúde e vão precisar de atenção médica contínua.
- Prisão de Maduro: Venezuela ordena prisão de todos os envolvidos na captura de Nicolás Maduro pelos EUA
- Advogado que defendeu fundador do 'WikiLeaks' vai representar Maduro. Nova audiência será em março
- As Forças Armadas de Israel iniciaram, hoje, segunda-feira, ataques contra o que descreveram como “alvos” do Hezbollah e do Hamas no Líbano
- Maduro Preso: Suíça congela bens ligados a Maduro após prisão nos EUA
- Maduro Preso: OEA se reúne amanhã, 06/01, para analisar situação na Venezuela
A OEA realiza, amanhã, terça-feira, 06/01, reunião extraordinária para analisar “os eventos recentes na República Bolivariana da Venezuela”, na sede da instituição, em Washington, EUA. O objetivo é buscar "uma solução pacífica, democrática e sustentável para o benefício do povo venezuelano". Atualmente, a OEA reúne os 35 Estados independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do hemisfério. Além disso, a Organização concedeu o estatuto de observador permanente a 70 Estados e à UE.
- Nobel da Paz: preterida, María Corina Machado, agradece a Trump por "libertar a Venezuela"

- Vice de Maduro: Delcy Rodríguez presta juramento no Parlamento como presidente interina da Venezuela
Delcy Rodríguez, vice de Maduro, tomou posse como presidente interina da Venezuela hoje, segunda-feira, 05,/01. A cerimônia foi realizada na Assembleia Nacional do país. O juramento foi presidido por Jorge Rodríguez, irmão de Delcy. O filho de Maduro, Nicolás Maduro Guerra, também estava presente. Delcy, 56 anos, é conhecida por suas fortes ligações com o setor privado e trabalho no partido governista. Durante a cerimônia, Rodríguez afirmou que assume o cargo com "dor, mas com honra".
Oscar 2026: 'O Agente Secreto' avança na disputa por indicação a Melhor Filme Internacional
05/01/2026
A lista de classificados
Argentina, Belén; *Brasil, O Agente Secreto*; França, It Was Just An Accident; Alemanha, Sound Of Falling; Índia, Homebound; Iraque, The President’s Cake; Japão, Kokuho; Jordânia, All That’s Left Of You; Noruega, Sentimental Value; Palestina, Palestine 36; Coreia do Sul, No Other Choice; Espanha, Sirât; Suíça, Late Shift; Taiwan, Left-Handed Girl; Tunísia, The Voice Of Hind Rajab.
'O Agente Secreto', filme do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura, avançou mais uma etapa rumo à indicação para o Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, na tarde de hoje, 05/01, que o filme está entre as 15 obras que vão para próxima fase de votação. Segundo a Academia, a lista final com os indicados ao Oscar será anunciada em 22/01.
A lista de classificados
Argentina, Belén; *Brasil, O Agente Secreto*; França, It Was Just An Accident; Alemanha, Sound Of Falling; Índia, Homebound; Iraque, The President’s Cake; Japão, Kokuho; Jordânia, All That’s Left Of You; Noruega, Sentimental Value; Palestina, Palestine 36; Coreia do Sul, No Other Choice; Espanha, Sirât; Suíça, Late Shift; Taiwan, Left-Handed Girl; Tunísia, The Voice Of Hind Rajab.
MEI sobe de R$ 75,90 para R$ 81,05 em 2026
05/01/2026
MEIs nos 2 segmentos e transportador autônomo
Os microempreendedores individuais que atuam nos 2 segmentos desembolsam R$ 6 somados à contribuição base. A alíquota paga pelos MEIs transportador autônomo é maior. Para 2026, a categoria desembolsará de R$ 194,52 até R$ 200,52. O valor é determinado conforme do tipo de carga transporta...
A contribuição base do MEI, Microempreendedor Individual, aumentou de R$ 75,90 para R$ 81,05. Calculado com base do salário mínimo, a taxa reajustada representa 5% do novo valor de R$ 1.621. A nova alíquota começou a vigorar em 1º de janeiro. A taxa é recolhida por meio do pagamento do DAS, no dia 20 de cada mês. O boleto reúne também a contribuição à Previdência Social e a cobrança de impostos conforme a atividade exercida. Para aqueles que trabalham com atividades sujeitas ao ICMS, como comércio e indústria, há acréscimo de R$ 1. Já quem executa tarefas sujeitas ao ISSQN, como prestação de serviços, a adição é de R$ 5.
MEIs nos 2 segmentos e transportador autônomo
Os microempreendedores individuais que atuam nos 2 segmentos desembolsam R$ 6 somados à contribuição base. A alíquota paga pelos MEIs transportador autônomo é maior. Para 2026, a categoria desembolsará de R$ 194,52 até R$ 200,52. O valor é determinado conforme do tipo de carga transportada e o destino.

Emissão do DAS
Para emitir o DAS, o microempreendedor individual deve acessar o Portal do Simples Nacional ou o aplicativo do MEI, disponível para dispositivos com sistemas IOS e Android. O pagamento pode ser feito por boleto, PIX ou débito automático.
Previdência Social
Por o MEI contribuir com a Previdência Social, ao pagar o DAS, ele tem acesso aos seus benefícios, como aposentadoria por idade ou invalidez.
Limites de faturamentos
O faturamento anual do microempreendedor não deve ultrapassar R$ 81 mil. Para o MEI transportador autônomo, o valor limite é de R$ 251,6 mil por ano.
Mano Medeiros consegue em Jaboatão os melhores resultados na geração de empregos
05/01/2026
A notícia
O município de Jaboatão dos Guararapes fechou o mês de novembro de 2025 com o melhor resultado em todo o ano passado no saldo de vagas de emprego geradas, segundo o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Novo Caged. Na diferença entre admissões (4.129) e demissões (3.047), foram 1.082 novos postos de trabalho abertos no mês. Antes desse, o melhor período de 2025 com mais vagas geradas foi em junho, com 842 postos de saldo positivo.
Novembro de 2025
Também é o melhor resultado de saldo desde o mês de novembro de 2022. Pela mais recente divulgação, o setor que mais gerou vagas de emprego em Jaboatão dos Guararapes foi o de serviços (479), seguido pelo de...
Gestor competente e antenado. Equipe econômica eficiente. Cenário nacional favorável. Some esses ingredientes e o resultado foram mais de mil vagas abertas no município, sendo o melhor saldo positivo desde novembro de 2022.
A notícia
O município de Jaboatão dos Guararapes fechou o mês de novembro de 2025 com o melhor resultado em todo o ano passado no saldo de vagas de emprego geradas, segundo o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Novo Caged. Na diferença entre admissões (4.129) e demissões (3.047), foram 1.082 novos postos de trabalho abertos no mês. Antes desse, o melhor período de 2025 com mais vagas geradas foi em junho, com 842 postos de saldo positivo.
Novembro de 2025
Também é o melhor resultado de saldo desde o mês de novembro de 2022. Pela mais recente divulgação, o setor que mais gerou vagas de emprego em Jaboatão dos Guararapes foi o de serviços (479), seguido pelo de comércio (378). Construção também teve um número de destaque no saldo de vagas geradas (159).
Segundo Mano Medeiros
Os números de empregos gerados no penúltimo mês de 2025 refletem o trabalho de captação de novas vagas. “Tradicionalmente, novembro tem um acréscimo de vagas devido às contratações temporárias, e cabe muito ao trabalhador ter essa vontade de ser efetivado, demonstrando capacidade, competência e disponibilidade. Enquanto poder público, seguimos com ações de desenvolvimento econômico, a exemplo da atração de novas empresas para Jaboatão dos Guararapes e de capacitação da população com cursos e oficinas de qualificação, sempre procurando direcionar esses cursos para atender as demandas de mão de obra dos empreendimentos, como por exemplo no setor de logística”, destacou o prefeito.
crédito foto: Josué da Mata
Rael sobre Romero Leal: "Ele disse que me daria um tiro na cara"
05/01/2026
Revoltado
Segundo Rael, Romero Leal, então secretário de Articulação Política, não se conformou com a negativa do prefeito e do seu grupo em apoiá-lo na eleição do próximo ano, quando ele pretende disputar um mandato de deputado estadual. “Não me julgo um traidor, nunca fui traidor, sou um cara correto, coerente, agora eu sou cara de palavra”, disse ele, cravando mais uma vez seu apoio a reeleição de Álvaro Porto,...
Uma vez valentão, sempre esparrento. O prefeito da cidade de Vertentes, Israel Ferreira, do PSD, concedeu uma entrevista bombástica ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios fazendo uma denúncia no mínimo policialesca e exótica. Rael, como é mais conhecido, narrou de forma detalhada os fatos que o levaram a exonerar de uma só vez seus ex-secretários municipais, Romero Leal e Romerinho Leal. Pai e filhos. Bocudos e metidos a Valente, embora nunca tenham provado coragem frente a adversários qualificados em tiros e facadas.
Revoltado
Segundo Rael, Romero Leal, então secretário de Articulação Política, não se conformou com a negativa do prefeito e do seu grupo em apoiá-lo na eleição do próximo ano, quando ele pretende disputar um mandato de deputado estadual. “Não me julgo um traidor, nunca fui traidor, sou um cara correto, coerente, agora eu sou cara de palavra”, disse ele, cravando mais uma vez seu apoio a reeleição de Álvaro Porto, do PSDB.
O prefeito
Relatou que passou a ser vítima de provocações, agressões e intimidações, incluindo ameaças de morte. “Ele disse a Gerson, disse ao ex-vereador Natal, que se eu exonerasse ele e o filho dele ele me daria um tiro na cara. Paulo de Lú soube disso, minha esposa soube disso, ficou dias sem conseguir dormir direito, com medo”, narrou Rael.
Rael
Disse que procurou a Polícia Civil, onde lavrou um boletim de ocorrência, que será depois enviado ao Ministério Público, diante as ameaças feitas por Romero. Para finalizar, ele disse: “Ele não manda lá, quem manda sou eu, o prefeito sou eu, pois eu fui eleito pelo povo para ser o prefeito de Vertentes”.
Diga Paraguassu
Brabo pelas costas, quero ver esse valentão de garotos mostrar coragem diante de Álvaro Porto. Coragem é uma atitude interior, independe de ameaças e supostas armas ao alcance da mão.
O Poder crava
Esses Romeros são é muito mofinas.