
Ministro - Vital do Rêgo toma posse como presidente do Tribunal de Contas da União em solenidade bastante prestigiada
11/12/2024 -
O coroamento de uma carreira brilhante e de uma trajetoria de luta, conquistas e realizações. O Ministro Vital do Rêgo Filho tomou posse nesta quarta-feira (11) como o novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele irá substituir o ministro Bruno Dantas e assume o cargo em 1 de janeiro de 2025.

O mandato
O mandato terá a duração de um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano. O ministro Jorge Oliveira será o vice-presidente da Corte durante o período.
Lula
O presidente havia sido convidado para a cerimônia, mas não compareceu devido à cirurgia de emergência que realizou na última segunda-feira (9), em São Paulo. Ele segue internado no Hospital Sírio-Libanês até o início da semana que vem, segundo a equipe médica.
Geraldo Alckmim
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) representou o petista na solenidade, que também contou com a presença de ministros do governo Lula e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do o procurador-geral da República, Paulo Gonet. O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima também compareceu a solenidade.
Hino Nacional
A cerimônia ainda teve a presença de políticos paraibanos. O Hino Nacional foi executado pelo cantor Dorgival Dantas.
Autoridades
A posse de Vital do Rêgo foi prestigiada por importantes autoridades do País dos três poderes. Praticamente todos os ministros do governo Lula compareceram a solenidade e cumprimentaram o novo presidente do TCU.
A origem
Nascido em Campina Grande (PB), Vital do Rêgo Filho, 61, é formado em medicina e em direito. e faz parte de uma família de políticos da Paraíba. Seu pai, Vital do Rêgo, foi deputado federal durante as décadas de 1960 e 1990, enquanto seu irmão, Veneziano Vital do Rêgo, é senador e atual vice-presidente do Senado, além de ex-prefeito de Campina Grande.
Severino Lopes
O Poder
