É Findi - Cultura e Lazer - Breve bilhete ao bardo Belchior, por Xico Bizerra*
11/01/2025 -
Num tempo em que havia lua e as estrelas ouviam serenatas, quando a minha boca doida e nua passeava por todas as calçadas, vez em quando se escutava, além de tiros, uma ou outra canção de amor. Era quando a pureza vinha e se deleitava bem distante do inferno da solidão. Meu olhar lacrimoso era adoçado no bagaço de cana do engenho ...
Você existia. Sua voz era ouvida.
Canto alucinado
Hoje soube de sua viagem e desacordei com a noite escura. O canto alucinado não existe mais: é só uma foto num caderno de cultura, um Purgatório numa banca de jornais. Resta o doloroso bardo do se ir, o bardo luminoso da realidade última. Eu, triste, como um bicho triste, um bando de pardais tristes, sem galos, noites e quintais.
Mas você ainda existe. Sua Poesia resiste.
Medo de avião
E a vida segue, a canção insiste, feito avião brabo lá no céu sem rédea, fazendo um Paraíso cada vez mais triste, a mais profana e desumana comédia... Hoje, eu canto muito mais, sem medo. De avião e de nada. Sonha teu sonho que ele é vida.
Você permanece. Seu canto não calou.
Até qualquer dia, Poeta.
Nota:
Conheci Belchior em 1976, em Fortaleza, no Bar do Anísio, na Praia de Iracema, onde se encontravam os músicos e poetas de Fortaleza. Por ali andavam ele, Ednardo, Fagner... Belchior, admirador de Dante e de sua teológica Divina Comédia Humana, era presença constante naquele ambiente onde, meio por enxerimento, meio por não ter o que fazer, eu frequentava com regular habitualidade. Cordial e simpático, não se negava a um bom papo, quando o tempo permitia. No dia em que o cantor foi ‘visitar outro plano’ eu escrevi–lhe um bilhete, e, a seguir e com algumas adaptações, uma letra que virou canção na bela voz de Tonfil - Profana Comédia Desumana. Está no meu disco 'Chama Infinita', e pode ser encontrada em todas as plataformas virtuais.
*Xico Bizerra, poeta, cronista e compositor
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285