
Thallyta Figueirôa foi exonerada de Fernando de Noronha. Substituto já foi indicado
28/01/2025 -
A administradora da Ilha de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa Peixoto, primeira mulher a ocupar o cargo, foi exonerada a pedido pela governadora Raquel Lyra. Todo o processo foi conduzido na maior discrição. A medida vale a partir de ontem, 27 de janeiro, e está publicada no Diário Oficial de hoje, 28 de janeiro de 2025.
Quem é
Graduada em Administração com MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão de Pessoas, Thallyta Figueirôa foi presidente da Central de Abastecimento de Caruaru, secretária executiva de Desenvolvimento Rural e, depois, secretária de Desenvolvimento Rural também de Caruaru. Antes de assumir o cargo de confiança, foi sabatinada pelos deputados e teve o nome aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Apagada
A gestão de Thallita foi apagada e ineficiente. Não teve efetividade operacional. Não entregou praticamente nada nem manteve bom relacionamento com as lideranças da ilha nem com os fornecedores. A pista do aeroporto, prioridade da gestão, não foi concluída. Apesar disso, Thallyta era tido como 'intocável', por sua relação de confiança com a governadora.
Novo gestor
O sucessor já foi indicado pela governadora Raquel Lyra, o que revela que nada nesse caso foi feito de sopetão. Em nenhum momento a demissão foi publicamente cogitada. O substituto indicado é o biólogo e advogado Walber Santana que atuava como secretário executivo de Meio Ambiente. Ele já atuou em diversos cargos no setor público, incluindo chefe de gabinete da SEMAS-PE, diretor da CPRH e coordenador do Programa Noronha Carbono Neut. Walter será avaliado pelos deputados mas sua aprovação não deve sofrer contratempos. Até lá, a gerente-geral do distrito, Nathalie Mendonça Ribeiro, assume a gestão da ilha interinamente.