
Infinitude poética: a voz, o verso e a imensidão do ser mulher – Professora, Ana Maria Castelo Branco*
30/01/2025 -
A história da humanidade é, em grande parte, a história das mulheres. Em meio a desafios e silenciamentos, elas construíram o mundo com mãos firmes e espírito indomável. Foram mães, líderes, pensadoras, guerreiras, artistas... E, sobretudo, foram — e são — as guardiãs da palavra. Se a sociedade foi moldada por discursos de poder, a mulher a reescreveu com versos de resistência, ternura e transformação.
A poesia sempre foi um território de refúgio e revelação. Por meio dela, encontramos espaço para narrar nossas dores, dissabores, celebrar nossas vitórias, reivindicar nosso lugar e narrar nossas paixões... Não à toa, tantas vozes poéticas marcaram a literatura com palavras que atravessam séculos, ressoando com a força de quem escreve não apenas com a pena, mas com a própria vida.
É nesse espírito que nasce a antologia Mulher, ‘Infinitude Poética’, uma obra que busca reunir escritores — iniciantes ou experientes — que sentem na poesia um chamado, um pertencimento. Mais do que uma coletânea, este projeto é um ato de reconhecimento e celebração às mulheres da nossa vida, através da literatura.
Se você tem versos guardados, se sente que há poesia pulsando em sua essência, este é o momento de compartilhá-lo. Inscreva-se e faça parte de um projeto que homenageia a mulher por meio da poesia.
"Poetizar é da nossa natureza. Ser insensível à poesia é que não é." - Ana Maria Castelo Branco
As inscrições estão abertas! Acesse
https://shre.ink/mulherinfinitudepoetica , leia o edital e garanta sua participação. Se preferir, entre em contato pelo WhatsApp: (81) 99807-8579 – falar com Maria Paula.
A antologia Mulher, Infinitude Poética é organizada por Ana Maria Castelo Branco e Maria Paula. Dê voz à sua poesia, compartilhe sua essência e eternize sua escrita neste tributo à infinitude da mulher e de seus versos.
*Ana Maria Castelo Branco é natural de Passira, Pernambuco, Brasil. Mestra em Letras pela UFPE, Professora da Educação básica, escritora, poetisa e contadora de histórias. Organiza e também participa de antologias e coletâneas. Possui 9 livros de literatura infanto-juvenil publicados. Em 2022 publicou o Cordel das Anas, homenageando todas as mulheres que se chamam Ana ou têm Ana em seus nomes. Já escreveu artigos de opinião para o Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação da América Latina. Criou com o esposo um estilo de poema minimalista denominado CASTELOVERS. Ministra oficina de escrita literária e foi premiada diversas vezes com as suas poesias. Acredita em Deus, no Amor e na Vida Eterna. Instagram: @anamariacastelobranco1
