
Política - Rumores sobre possível candidatura de Cássio ao Governo em 2026 movimenta oposição na Paraíba
31/01/2025 -
Severino Lopes
Afastado há quase 8 anos da vida pública, o ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), pode retornar à política em 2026. Esta semana surgiram rumores de que Cássio poderia deixar a aposentadoria da vida pública e disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2026.
Possibilidade
A possibilidade da volta de Cássio foi aventada pela oposição e aliados, a exemplo do deputado federal, Romero Rodrigues (Podemos), que também pretende disputar o governo no próximo pleito eleitoral.
Fora da política
Desde 2018, quando não conseguiu a reeleição para o Senado, Cássio tem se mantido afastado dos holofotes da política, mas não deixou de atuar na área, especialmente na articulação em apoio a seu filho, o ex-deputado e ex-candidato a governador do estado Pedro Cunha Lima (PSDB).

Apoiaria
Em entrevista, Romero Rodrigues disse que apoiaria uma suposta candidatura do ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima ao governo do Estado da Paraíba. Entretanto, o parlamentar revelou não acreditar que ele vá concorrer novamente.
“Se Cássio for o candidato da oposição, é um nome extraordinário. Sinceramente, acho que Cássio não quer voltar para a política nesse momento, ele pode até voltar e acho que voltará”, disse Romero
Fortaleceria
Romero enfatizou que um eventual retorno de Cássio a vida pública, estaria fortalecendo eleitoralmente a oposição na Paraíba, visto que tem uma experiência através dos mandatos que exerceu de prefeito, deputado federal, governador e senador.

Outros nomes
Romero observou que oposição não pode descartar os demais nomes que também tem potencial para disputar o governo em 2026, assim como do ex-deputado Pedro Cunha Lima, do prefeito Bruno Cunha Lima e do senador Efraim Filho, cuja escolha, segundo ele, será feita pelos critérios técnicos.
Opinião de Vené
O eventual retorno de Cássio também chamou a atenção do senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo. Ele destacou a importância de ter o ex-senador Cássio Cunha Lima como um dos candidatos ao Governo do Estado pelo grupo de oposição.
Musculatura
Segundo Veneziano, apesar de Cássio ter se dedicado a outros compromissos profissionais, a chegada dele traria ainda mais musculatura ao grupo. Ele cravou que não será contra se o tucano quiser voltar à vida pública.
“De modo algum seria contra Cássio voltar. Eu digo ao ex-senador principalmente nesses três últimos anos, nos quais temos tido contato mais próximo, da sua importância. Eu respeito a posição dele de se dedicar a sua vida profissional depois de mais de 30 anos de vida pública, mas eu também falava da oportunidade dele poder voltar à cena política, até porque ele tem muito a colaborar. Não vejo nenhum problema”, disse Veneziano.
Descartou
Se depender do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima que é um dos pré-candidatos ao governo da Paraíba em 2026, Cássio vai continuar afastado da política. Após os rumores da volta do tucano, Pedro tratou de descartar a participação do seu pai no processo de disputa.
A trajetória
Em entrevista à imprensa ele disse que não o vê o pai na disputa, muito embora tenha uma trajetória que o coloca nesse cenário político e foi no governo Cássio que a Paraíba passou a ter ensino médio em todos os municípios.
“Existe uma trajetória que o coloca no debate, na discussão, mas o que eu digo como filho: é que ele vive uma fase da vida que merece ser vivida com mais tranquilidade, com tempo para a família. Tem o meu irmão mais novo, Vinícius, que tem a oportunidade de conviver um pouco mais com ele. Então, eu acredito que ele está em outra etapa da vida”, destacou.
Debates
Conforme Pedro, Cássio participa dos debates sempre porque gosta da política, da relação com as pessoas, de se sentir parte de um processo de transformação das coisas, isso está no sangue. (O Poder)
