
Chuvas - Prefeitura do Recife, Apac e Inmet renovam alertas para esta quinta-feira
06/02/2025 -
Chuva, alagamentos e alertas máximos. Recife e alguns municípios do Agreste de Pernambuco devem enfrentar mais chuvas hoje, quinta-feira (06/02).
Agência
A Agência Pernambucana de águas e clima (Apac) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovaram o alerta de chuva para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste.
Os avisos
Os avisos são válidos até esta quinta-feira. O volume de chuvas, no entanto, deve ser menor, em torno de 50 mm.
Posicionamento
Segundo a Apaca, o posicionamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis em associação a um pulso da Zona de Convergência Intertropical está favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva moderada em grande parte do Estado.
Alerta
Recife entrou em estágio de alerta, na manhã de ontem, quarta-feira (05/02), devido às fortes chuvas que afetam a região metropolitana da capital desde a noite de segunda-feira (03/02).
Risco
A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) aponta que as precipitações devem continuar, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas mais vulneráveis.
Renovou
Diante da instabilidade, a Apac renovou o alerta de estado de atenção para o Recife e outras regiões de Pernambuco.
Aulas suspensas
Em função das condições climáticas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas nesta quinta.
Mais suspensão
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas durante a manhã e a tarde desta quarta-feira, e a Direção-Geral do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) também decidiu suspender as aulas do turno da manhã devido às chuvas.
Superaram
Nas últimas 24 horas foram registradas chuvas que superaram 150 mm em algumas localidades do município. A Prefeitura do Recife está disponibilizando 10 abrigos em todas as regiões da cidade.
Água
Por causa da chuva, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) suspendeu o abastecimento d'água em áreas de morro localizadas em sete cidades: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Camaragibe, além de Goiana, fica na Zona da Mata Norte do estado.
Deslizamentos
Ao menos, 30 deslizamentos de terra foram registrados nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Paulista, deixando famílias desalojadas. Em nenhum dos acidentes houve feridos.
Suspensão de aulas e comércio
Além disso, houve suspensão de aulas nas escolas municipais do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, e Paulista, de Abreu e Lima e do Cabo de Santo Agostinho, cidades da Região Metropolitana; e de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Monitorando
Segundo a prefeitura, as equipes municipais estão monitorando a situação e a Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelo telefone 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24h por dia. (O Poder)