
Economia - Lula mantém a paraibana Tarciana Medeiros, 1ª mulher à frente do Banco do Brasil
10/02/2025 -
Apesar da pressão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manteve a paraibana Tarciana Medeiros, como a 1ª mulher à frente do Banco do Brasil.
A pressão
Na semana passada foi especulado que congressistas da base aliada teriam pressionado Lula para que ele demitisse a presidente do Banco do Brasil, algo que o presidente não concordou.
Gosta do trabalho
Lula, no entanto, teria dito que gosta do trabalho da presidente do banco, que é bem avaliada inclusive pela equipe de Fernando Haddad e não deve mexer na instituição, apesar do ímpeto das cobranças de aliados.
Assumiu
Tarciana Medeiros começou sua trajetória no Banco do Brasil há 22 anos e se tornou a primeira mulher na presidência em 214 anos de história. A paraibana Tarciana Medeiros assumiu em janeiro do primeiro ano da gestão de Lula a única mulher à frente de uma das empresas brasileiras da Forbes Global 2000, lista que reúne as maiores companhias de capital aberto do mundo
Natural
Natural de Campina Grande, a executiva teve uma trajetória que define como humilde. Foi feirante e professora antes de passar, há mais de 20 anos, no concurso do BB, onde exerceu diversas funções e chegou ao cargo mais alto.
Formar
À frente de uma organização com um milhão de acionistas, 85 mil funcionários e que teve lucro líquido de R$ 31,8 bilhões no ano passado, Tarciana garante que quer formar novas lideranças dentro da instituição (O Poder)