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Quebra-cabeças do arco metropolitano do Recife começa a ser montado com primeiro edital autorizado pelo TCE

10/02/2025 -

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O problema é geral. O trânsito cresceu tanto nas rodovias federais que atravessam grandes cidades que um desvio se torna imperioso. São os chamados arcos metropolitanos,
projetos que visam melhorar o fluxo de tráfego e aliviar o trânsito nas cidades.
Projetados ou já em execução em várias capitais brasileiras, como é o caso do Rio de Janeiro, Maceió e João Pessoa. O Recife, com um trânsito metropolitano caótico, é um caso crítico. Que, finalmente, parece começar a andar, ainda na fase do papel. Trata-se de um verdadeiro quebra-cabeças, cuja montagem vai exigir competência, transparência e muita articulação. Mas, como diz a sabedoria popular, as coisas querem começo.

Palavra oficial

Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), emitiu nota oficial, informando que o processo vai efetivamente começar. Estava parado porque o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) solicitou vistas aos Termos de Referência e ao edital da obra do Arco Metropolitano (Lote2). O TCE apresentou algumas considerações sobre irregularidades no processo. Eram procedentes.

Observações acatadas

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) e a Secretaria de Administração do Estado (SAD) avaliaram as recomendações do TCE e consideraram pertinentes os apontamentos feitos pelo órgão de controle. "Dessa forma, para garantir a total conformidade e aprimoramento da documentação, foi necessário realizar ajustes nos documentos licitatórios e republicação do edital no Diário Oficial deste sábado (ontem, 08/02), referentes às obras do lote 2. Esse trecho fica entre a BR-408 e a BR- 101 Sul, segmento 2 – entre a BR-232 – entre BR- 101, com extensão de 25,32 km, e valor estimado de R$ 743.625 mil".

Corrigir

"Essa medida assegura que o andamento do projeto ocorra com total segurança jurídica e alinhamento às melhores práticas administrativas. Com essas adequações, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a transparência e a legalidade do processo, bem como com a execução de uma obra essencial para a mobilidade e o desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife", prossegue a nota do governo de Pernambuco.

Mobilização

A nota diz ainda que a Semobi e os demais órgãos envolvidos seguem empenhados para que o Arco Metropolitano se torne realidade, garantindo melhorias na infraestrutura viária e na logística do estado.





Como vai ser

Durante entrevista ao programa Bom Dia PE, da TV Globo, em dezembro passado, a governadora Raquel Lyra explicou que o trecho que liga o município de Moreno, na BR-232, até a BR-101 será o primeiro a ser construído. “Se tudo der certo, as obras irão começar em abril de 2025”, detalhou a governadora. Bem, este prazo já não será cumprido, pois vai ser impossível atender todas as etapas preliminares até lá. O importante, agora, é deflagrar a parte legal o mais cedo possível.

Empréstimo

A primeira área a ser trabalhada contará com um financiamento de cerca de R$ 750 milhões, recursos obtidos por meio de empréstimos realizados pelo Governo do Estado. Já a segunda etapa do trecho Sul, que vai da PE-408, em Paudalho, até a BR-232, está em análise junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes.

Indefinição

Ainda não foi definido se essa etapa será financiada pelo Governo Federal ou pelo Estado. A decisão de priorizar o trecho Sul foi baseada em fatores ambientais e logísticos. A área a ser trabalhada é predominantemente ocupada por canaviais, o que reduz os entraves ambientais. “Vamos começar pelo começo, onde não tem discussão ambiental. O trecho que vamos fazer passa necessariamente por área de canavial, e não tem discussão maior. É reto, plano e de cana de açúcar”, justificou na época a governadora.

Trecho Norte

Quanto ao trecho Norte do Arco Metropolitano, que ligará o Cabo de Santo Agostinho à BR-408, sua execução foi temporariamente suspensa. A governadora explicou que a área requer estudos detalhados para evitar impactos ambientais. “Vai passar por análise e está suspenso por enquanto, até que a gente lance os dois editais do trecho Sul”, afirmou. Em resumo, o primeiro edital, para a primeira parte, está na rua.

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