
Futebol - Convocado para a Seleção, Matheus Cunha, do Wolves, atinge melhor temporada da carreira
07/03/2025 -
Gols, assistências e atuações memoráveis. Convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Dorival Júnior para os jogos contra Colômbia e Argentina, nos dias 20 e 25 de março, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o atacante paraibano Matheus Cunha, do Wolverhampton, que vive sua temporada mais artilheira da carreira.
Ápice
Brasileiro com maior destaque na Premier League atualmente, Matheus Cunha acredita viver o ápice da carreira.
As partidas
O atacante já disputou 29 partidas na temporada 2024/2025, marcou 15 gols e deu quatro assistências. O número de gols supera o da temporada passada, com sete jogos a menos. Atuando em nova função, atrás do centroavante, o paraibano tem se destacado como um falso 9 e também na armação das jogadas ofensivas.
Terceira temporada
Em sua terceira temporada na Premier League, Matheus Cunha se firmou como a principal peça do setor ofensivo do Wolverhampton. Com 19 participações diretas em gols, ele se destaca também entre os brasileiros no futebol europeu e pode ganhar nova oportunidade na Seleção Brasileira.
Última convocação
A última vez que Cunha esteve na lista de convocados foi ainda na era Fernando Diniz, em agosto de 2023, para os dois primeiros jogos das Eliminatórias, contra Bolívia e Peru.
Dorival
Após convocar o paraibano, o técnico Dorival falou sobre a escolha pelo atacante do Wolverhampton e destacou o bom momento da carreira do jogador.
"Ele vem desenvolvendo há algum tempo. Vem tendo regularidade e reconhecimento. Todas as observações que foram feitas foram muito positivas em relação às atuações. Dentro dessa formação que temos, vários jogadores atuam em várias posições do campo. Fica até difícil essa nomenclatura entre meias e atacantes", disse o técnico Dorival Júnior sobre Matheus Cunha.
Destaque
Matheus Cunha se destacou em diversos clubes europeus antes de chegar à Premier League, conquistando uma sólida reputação como atacante versátil e eficiente.
A carreira
Matheus Santos Carneiro da Cunha nasceu em João Pessoa, Paraíba, no dia 27 de maio de 1999, e iniciou sua carreira no futebol nas categorias de base do Coritiba. O atleta se profissionalizou no Sion Futebol Clube, em 2017. E, ainda em sua primeira temporada pelo clube da Suíça, Matheus foi eleito como o Melhor Jogador do Sion durante o Campeonato Suíço.
Assinou
Em 2018, aos 19 anos, Matheus Cunha assinou contrato com o Red Bull Leipzig e se tornou o primeiro atacante brasileiro a vestir a camisa do time alemão. Durante seu período no time, se tornou uma das principais peças ofensivas da equipe. Em 2019 concorreu ao Prêmio Puskas, que premia o gol mais bonito da temporada, devido ao gol que marcou contra o Bayer Leverkusen.
Hertha Berlim
No início de 2020, Matheus Cunha assinou com o Hertha Berlim, mesmo ano em que foi campeão olímpico com a Seleção Brasileira.
Ainda no período, o atacante do Hertha foi convocado novamente para vestir a camisa verde e amarela durante as duas primeiras rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.
Atlético de Madrid
Com a carreira em ascensão, em agosto de 2021, o Atlético de Madrid assinou o contrato com Matheus e, já em sua segunda temporada no clube espanhol, o atleta passou a vestir a camisa 9.
Wolverhampton
O Wolverhampton anunciou a contratação de Matheus Cunha em dezembro de 2022, dando fim assim a uma passagem de pouco mais de um ano pelo Atlético de Madrid. Esta temporada tem sido a melhor da carreira de Matheus Cunha e o atleta se consagrou como um dos principais artilheiros da equipe inglesa.
Severino Lopes
O Poder
