
Futebol - Estádios O Amigão e Almeidão completam 50 anos em clima de semifinais do Campeonato Paraibano
08/03/2025 -
Gols antológicos, lances que entraram para a história, jogos memoráveis e disputas inesquecíveis. Palco de grandes decisões, o estádio Governador Ernany Sátiro O Amigão, em Campina Grande, comemora hoje, sábado (08/03), 50 anos.
Inauguração
Sua inauguração ocorreu em 8 de março de 1975, em uma partida entre Campinense e Botafogo-RJ que terminou empatada em 0 a 0.
Almeidão
O estádio José Américo de Almeida Filho, O Almeidão em João Pessoa, também comemora 50 anos de existência, só que amanhã, domingo (09/03).
Grandes momentos
Projetado pelo engenheiro Carlos Pereira e construído pelo governador Ernani Sátiro, O Amigão e O Almeidão já proporcionaram aos torcedores grandes momentos em competições como o Campeonato Paraibano, a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro.
Muitas histórias
São meio século de muitas histórias, principalmente envolvendo os dois maiores times da cidade, a Campinense e o Treze, Botafogo e Auto Esporte.
Os jogos
Ao longo dos últimos 50 anos, Amigão e Almeidão foram palcos de grandes jogos, títulos inesquecíveis e públicos históricos.
Decisão
Batizado de Colosso da Borborema, o Amigão foi palco de duas decisões da Copa do Nordeste, uma delas, conquistada pelo Campinense em 2013. Naquele ano, o Campinense escreveu um dos capítulos mais marcantes do futebol paraibano ao conquistar a Copa do Nordeste no Amigão, superando adversários como Sport e Fortaleza antes de vencer o ASA na final.

Botafogo
No mesmo ano, o Botafogo-PB gravou seu nome na história do futebol nacional ao se sagrar campeão da Série D do Campeonato Brasileiro diante de um Almeidão lotado, em uma decisão contra o Juventude. O Almeidão também foi palco de uma decisão da Copa do Nordeste entre o Botafogo e o Fortaleza, conquistada pelos cearenses.
Visita ilustre
Muitas são as histórias e os personagens dentro e fora de campo das duas principais praças de esportes da Paraíba. Durante as obras os dois estádios, realizadas majoritariamente no ano de 1974, recebeu uma ilustre visita naquele ano, o ex-atleta e então presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange.
Seleção Brasileira
Pouco antes de completar 20 anos de existência, o Amigão recebeu um dos seus jogos mais importantes. A Seleção Brasileira veio a Campina Grande em 1992 para realizar uma partida amistosa contra o Uruguai.
Deu Uruguai
Mas, como nem tudo são flores, o Brasil acabou saindo de campo com uma derrota por 2 a 1, de virada.
Fla-Flu
Em outra oportunidade, um clássico carioca, válido pelo Campeonato Brasileiro, foi sediado em Campina Grande. Um Fla-Flu, pela Série A de 1995, aconteceu em Campina Grande e levou uma verdadeira multidão ao Amigão.
Artilheiros
Ao longo de 50 anos, muitos jogadores já tiveram a horna de balançar as redes do Amigão, alguns dos gols, decisivos e importantes. O primeiro gol no Colosso da Borborema foi marcado por Pedrinho Cangula, pai de Marcelinho Paraíba, no Clássico dos Maiorais.

O primeiro jogo no estádio, no entanto, foi disputado entre Campinense e Botafogo (RJ), treinado na época por Zagalo.
Primeiro Clássico dos Maiorais
Uma semana depois da inauguração oficial do Estádio Governador Ernani Sátiro, apelidado desde essa época de "O Amigão", foi realizado o primeiro confronto entre Galo e Raposa na praça esportiva recém-inaugurada. As equipes empataram em 1 a 1. Pedrinho Cangula, marcou para o Rubro-Negro, enquanto que Fernando empatou para o Alvinegro.
Historiador
Um dos maiores estudiosos do futebol campinense, o historiador Júlio César, reúne há anos material para escrever um livro sobre a história do esporte na Paraíba. E um dos capítulos mais importantes é sem dúvida a construção do estádio.
A necessidade
O jornalista explicou que o projeto surgiu da necessidade que Campina tinha, no início da década de 1970, de ter uma praça esportiva maior, já que as que existiam na cidade já não comportavam o tamanho das torcidas de Campinense e Treze, os chamados, “Maioriais”.
Rivalidade
Ele lembra que ao longo de meio século, O Amigão ajudou a aumentar a rivalidade entre Campinense e Treze com jogos memoráveis. Galo e Raposa já protagonizaram várias histórias no Amigão, e decidiram em onze oportunidades o título do Campeonato Paraibano.
Semifinais
Grandes palcos do futebol paraibano, Almeidão e Amigão também estarão em foco na semifinal do Campeonato Paraibano 2025. É que Botafogo-PB e Treze se enfrentam pelos jogos de ida e volta. O primeiro, em Campina Grande, neste sábado, às 16h30. O segundo, em João Pessoa, no dia 16, outro sábado, às 16h30.
Novas emoções
Tanto o Amigão como O Almeidão, reservam novas emoções para os próximos finais de semana com os torcedores de Galo e Botafogo sonhando com a conquista do título de mais um Campeonato Paraibano.
Severino Lopes
O Poder