
Lula indica advogada para vaga de ministra do STM a ser aberta em abril
11/03/2025 -
Hylda Cavalcanti/ Por HJur
Num movimento diferente do que costuma ser feito para indicação dos ministros de tribunais superiores, o presidente Lula aproveitou o Dia Internacional da Mulher, comemorado sábado (08/03), para anunciar a advogada Verônica Abdalla Sterman para a vaga de ministra do Superior Tribunal Militar. O movimento é diferente porque a vaga sequer foi aberta: Abdalla foi indicada para substituir o ministro José Coelho Ferreira, que se aposentará em abril. Mas está confirmada e a indicação formal segue esta semana para apreciação do Senado.
Fatores
Dois fatores contribuíram para o gesto de Lula, tido como precipitado para muitas pessoas. Em primeiro lugar porque na próxima quarta-feira toma posse como presidente do STM a ministra Maria Elizabeth Rocha, única mulher do Tribunal há 18 anos, que nas suas últimas declarações pediu publicamente para que o presidente nomeasse mulheres para a Corte – majoritariamente masculina — nas próximas indicações.
Para o STJ
Em segundo lugar, porque espera-se desde novembro o anúncio, por Lula, de nomes definidos por listas tríplices para ocupar duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça, por conta da aposentadoria de ministras mulheres. O presidente já afirmou em reservado para sua equipe que gostaria de indicar ao menos um homem para uma dessas vagas, mas vários coletivos de juristas femininas, de advogadas e demais integrantes do Judiciário têm divulgado cartas e feito mobilizações por maior equidade, com a indicação de mulheres para estas cadeiras.
Margem
O anúncio da indicação de uma mulher para o STM pode dar maior margem política ao presidente para vir a indicar um nome masculino para uma das vagas disponíveis no STJ, sem se desgastar tanto com os vários pedidos por indicações femininas.
'Mudar a história'
Ao confirmar sua indicação nas redes sociais, Lula destacou que a futura ministra fará um bom trabalho. "Tenho certeza de que você [Verônica] e Maria Elizabeth (a única ministra hoje da Corte militar) vão mudar a história do STM para melhor [...] Vai ser bom para a sociedade brasileira, para o STM e para as mulheres", frisou ele.
Currículo
Verônica Abdalla Sterman é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui especialização em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (GVlaw). Realizou pós-graduação na mesma área e tem mestrado em Direito Processual.
Confira mais notícias
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285