
Tecnologia da Informação revoluciona gestão logística das empresas
18/03/2025 -
O uso do Big Data está revolucionando a gestão logística, tornando-a mais eficiente e estratégica. Essa tecnologia, que se baseia na análise de grandes volumes de dados, permite que empresas tomem decisões mais informadas, otimizem recursos e melhorem sua competitividade. Com o crescimento do comércio eletrônico e a globalização das cadeias de suprimentos, a integração de ferramentas de Big Data tornou-se essencial para atender às crescentes demandas do mercado.

Benefício
Entre os benefícios do Big Data na logística, destaca-se a possibilidade de prever demandas com maior precisão. A partir da análise de padrões históricos de compras e comportamento do consumidor, as empresas conseguem ajustar estoques, evitar desperdícios e planejar melhor suas rotas de distribuição. "O Big Data não apenas organiza informações, mas as transforma em inteligência acionável, garantindo que os processos logísticos sejam mais ágeis e eficazes. O estudo dos dados proporciona uma análise das movimentações de acordo com o layout do galpão de distribuição das mercadorias. Como há muitas mudanças de itens, conseguimos refazer o layout de separação de uma forma melhor distribuída. Além disso, utilizamos tecnologias como pocket print, voice picking, handsfree, coletor de dados, drone para o inventário, o que ajuda muito na assertividade das informações”, explica o gerente de logística do Grupo Trino, Victor Dowsley.

Gestão
Outra vantagem significativa é a melhoria na gestão de riscos. Com a análise em tempo real de fatores como condições climáticas, tráfego e desempenho da frota, o Big Data permite identificar problemas potenciais antes que eles causem impactos significativos. “Isso é extremamente importante para as tomadas de decisão durante a operação. Com o big data, conseguimos acompanhar a produtividade do momento e, em último caso, deslocar pessoas de um setor para outro para agilizar a entrega. Quando se fala na gestão em tempo real, isso nos deixa um passo à frente. A partir do momento em que há a movimentação de uma caixa, sabemos quando ela está passando do status de recebimento para armazenagem e para separação e o dashboard nos oferece as informações”, explica Dowsley.

Desafio
No entanto, o uso do Big Data na logística não está isento de desafios. A coleta, armazenamento e análise de dados requerem infraestrutura tecnológica robusta e profissionais capacitados para operar as ferramentas. “Como temos clientes que são concorrentes, temos em nosso código de conduta a necessidade do sigilo das informações. Nesse ponto, investimos pesado no big data para ter as estratégias minuciosamente detalhadas. Quem gera demanda para a operação é o setor administrativo, que segue o que o big data nos passa, com toda uma inteligência por trás, para uma reorganização visando a acurácia de estoque, comenta Victor.
Avanço
À medida que as empresas adotam soluções baseadas em Big Data, o setor logístico avança para um novo patamar de eficiência e inovação. Combinando dados internos e externos, como os gerados por dispositivos IoT e plataformas de e-commerce, o Big Data se consolida como um pilar estratégico para enfrentar os desafios do mercado global e impulsionar a competitividade das organizações.

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.