
Primeira mulher - Governador da Paraíba João Azevedo nomeia Alanna Galdino para conselheira do TCE
19/03/2025 -
O governador João Azevêdo (PSB) nomeou a médica e advogada Alanna Galdino como nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Recebeu
Antes da nomeação, João Azevêdo recebeu a indicada na Granja Santana. O encontro contou com a presença dos deputados Adriano Galdino (Republicanos), João Gonçalves (PSB), Chico Mendes (PSB) e Felipe Leitão (PSD).
Nome aprovado
Única indicada para conselheira do TCE, a nova integrante da Corte de Contas teve o nome aprovado durante sessão de ontem, terça-feira (18/03), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ela é filha do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), que é o atual presidente do legislativo paraibano.
Votação secreta
Em votação secreta, 31 deputados estadual votaram a favor do nome de Alanna Galdino. O deputado Wallber Virgolino (PL) foi o único a votar contra. Foram registrados ainda três ausências e uma abstenção (do pai da futura conselheira).
Próximo passo
Pelos trâmites processuais, o próximo passo é a Assembleia Legislativa da Paraíba publicar um decreto legislativo oficializando a escolha. Em seguida, caberá ao governador João Azevêdo confirmar a nomeação.
Polêmica
A escolha provocou polêmica por causa da indicação de uma filha do presidente da Assembleia Legislativa para um cargo vitalício cujo salário é de quase R$ 40 mil por mês.
A vaga
A vaga foi aberta depois da aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima e está dentro das cadeiras que são indicadas para a corte pela Assembleia Legislativa. Ao longo do processo, outros nomes foram colocados na disputa, mas no fim prevaleceu a articulação de Adriano Galdino em consolidar o nome da própria filha.
A posse
A posse deve acontecer na próxima semana. Alanna será a primeira mulher a integrar o TCE-PB.
Severino Lopes
O Poder
