
Economia - Bolsas derretem na Ásia e na Europa por tensão mundial com guerra tarifária
07/04/2025 -
Os mercados globais despencaram hoje, segunda-feira (07/-4), aprofundando o colapso das ações desencadeado pela guerra comercial do presidente dos EUA, Donald Trump, e a resposta da China a tarifas.
Desempenho negativo
O desempenho negativo ainda é consequência do anúncio do "tarifaço" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os produtos importados da maioria dos países do mundo.
Alemanha
O Dax da Alemanha abriu em queda de 9%, enquanto o FTSE de Londres estava cerca de 5% mais baixo. Os mercados europeus estavam, no geral, se saindo melhor do que os mercados asiáticos no início do pregão.
Japão
O índice de referência Nikkei 225 do Japão fechou 7,9% mais baixo, enquanto o Topix fechou em queda de 7,7%. A gigante da tecnologia Sony despencou mais de 10%.
Mercados
Em Hong Kong, onde os mercados financeiros reabriram após feriado, o índice de referência Hang Seng fechou mais de 13% mais baixo em seu pior dia de negociação desde 1997, segundo a lista do índice das maiores perdas diárias históricas.
China
Na China continental, o Shanghai Composite Index fechou 7,3% mais baixo. O índice blue-chip CSI300 também perdeu cerca de 7%.
Ações
As ações dos EUA caíram acentuadamente na sexta-feira (4), após a China retaliar impondo uma tarifa de 34% sobre todos os produtos dos EUA, aumentando as tensões da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Europa
Na Europa, os principais índices despencam.
Reagiram
Diversos países reagiram ao anúncio de Trump, prometendo retaliações com novas tarifas e orientando suas empresas a suspenderem investimentos nos EUA. A situação causou pânico nos mercados, que esperam uma guerra comercial generalizada entre grandes economias.