
Exclusivo - SulAmerica descredencia Hospital Português do Recife de planos individuais e serviços de ambulatórios
09/04/2025 -
A SulAmérica Saúde, hoje comandada pela Rede D'or de hospitais, comunicou ao Hospital Português que não não vai mais autorizar procedimentos que disponha em sua rede própria. A medida entra em vigor amanhã, quinta-feira, 10/04. Especialistas em Direito Médico, ouvidos por O Poder, opinam que essa prática configura tentativa de eliminação da concorrência e uma oligopolização do setor médico. É um impacto enorme para clientes do plano e a própria instituição.
Quem devia fiscalizar
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão que fiscaliza os planos de saúde no Brasil. A ANS é vinculada ao Ministério da Saúde. Carla de Figueiredo Soares é a atual presidente interina da ANS . Ela assumiu o cargo após o mandato de Paulo Rebello terminar. Com a palavra, pois, a Dra Carla.
Que manda
Pela operação anunciada em fevereiro, aprovada pelo conselho de administração das duas empresas, a holding controladora da SulAmérica foi extinta e sucedida pela Rede D'Or. No Recife, a rede comprou e opera o Hospital Esperança.
Notícia confirmada
O Poder confirmou que o Real Hospital Português foi descredenciado de alguns planos de saúde da SulAmérica no Recife.
O que aconteceu?
O descredenciamento deixou alguns pacientes surpresos ao tentar agendar consultas e procedimentos, ou em situações de urgência.
O CEHM-PE e médicos ortopedistas e traumatologistas questionaram a decisão unilateral da SulAmérica e dos hospitais, que prejudica o paciente.
O que diz a SulAmérica?
A SulAmérica revisa constantemente sua rede credenciada para dimensionar os serviços aos seus beneficiários.
A rede referenciada pode sofrer alterações de inclusões, exclusões e substituição de referenciados, a qualquer época.
Se o segurado precisar utilizar médico não referenciado, a SulAmérica garantirá a cobertura por meio do reembolso.
O que diz a lei?
A Lei Federal 9.656/1998 determina que as operadoras de planos de saúde devem informar previamente sobre quaisquer mudanças na rede credenciada.
