
Cardeal Tolentino de Mendonça vence Prêmio Eduardo Lourenço 2025 em Portugal
12/04/2025 -
O cardeal português José Tolentino de Mendonça, poeta e teólogo, venceu por unanimidade o prémio Eduardo Lourenço 2025, anunciou ontem, sexta-feira 11/04, à noite, a Câmara Municipal da Guarda. O júri se reuniu e deliberou no Centro de Estudos Ibéricos daquela cidade portuguesa.
Ligação com o Recife
O cardeal passou uma temporada no Recife, ano passado. Fez palestras, recebeu o título de ' Doutor Honoris Causa' na Universidade Católica e descansou na casa dos amigos Maria Lecticia e José Paulo Cavalcanti. A ligação com o casal é antiga. O cardeal esteve na origem e foi o principal apoiador do projeto do livro 'A Mesa de Deus', de Maria Lecticia. Inclusive, assina o prefácio da obra.

O júri
Reconheceu o perfil do intelectual, do humanista e do poeta que marca inequivocamente a cultura portuguesa contemporânea. Igualmente reconheceu o pensador ecuménico e do diálogo que, "com a sua obra, nos ensina que a fronteira é um mistério de encontro. Na ocasião dos 25 anos do Centro de Estudos Ibéricos, o Prémio Eduardo Lourenço 2025 distingue, na personalidade de José Tolentino de Mendonça, o valor da Educação e da Palavra como fontes de inspiração para fortalecer laços que cruzam todas as fronteiras e dos quais o diálogo ibérico tem sido exemplo", refere um comunicado da Câmara Municipal da Guarda.
Perfil
Tolentino
de Mendonça é poeta e professor. Nasceu na ilha da Madeira e estudou Ciências Bíblicas em Roma. Vive no Vaticano desde 2018, onde foi responsável pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo Secreto. É actualmente prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Em 2019, foi elevado a cardeal pelo Pelo papa Francisco.
(O Poder, com informações do www.publico.pt)