
Amigo e confrade em três academias José Paulo Cavalcanti faz palestra sobre Marcos Vilaça
14/04/2025 -
A Academia Pernambucana de Letras não poderia ter sido mais feliz na escolha do palestrante, na Sessão da Saudade, nesta segunda-feira, 14 de abril, em homenagem ao multiacadêmico Marcos Vilaça, falecido no Recife no último dia 29 de março. A Sessão da Saudade é uma tradição acadêmica. Repleta de simbolismos, tem o sentido de homenagear o acadêmico desaparecido e garantir o fio da imortalidade da Casa. No término da Sessão, para cumprir o ritual, o presidente declara vaga a cadeira e anuncia a abertura do prazo de inscrições para o preenchimento.
O palestrante, junto com sua esposa, a também acadêmica Maria Lecticia Monteiro foi amigo próximo da vida toda do casal Maria do Carmo (falecida em dezembro de 2015) e Marcos Vilaça. Além disso, Zé Paulinho, como é tratado pelos amigos, compartilhou com o amigo a imortalidade em três Academias: a pernambucana, a brasileira e a de Artes e Ciências de Lisboa, que corresponde à ABL lusitana.

Como reverenciar um homem como Marcos Vilaça?
Eis a questão. O próprio José Paulo colocou o desafio em artigo disseminado na mídia brasileira logo após o falecimento de Marcos. "Talvez não com arrogância, por exemplo indicando ter sido professor em muitos centros, com destaque para a Faculdade de Direito do Recife.
Nem ter feito conferências em numerosas universidades, no mundo inteiro, de Moçambique a Helsinque.
Nem ter sido ministro do Tribunal de Contas da União, em que foi presidente.
Nem referindo suas 182 condecorações e medalhas, incluindo todas as mais expressivas no Brasil, além de uma dezena de honrarias estrangeiras.
Nem, por fim, indicando seus 76 livros publicados. Entre os quais cito 'Em Torno da Sociologia do Caminhão', quando, pela primeira vez, se estabeleceram as implicações sociológicas das migrações no Brasil. 'Coronel, Coronéis', quando traçou perfil dos interiores de nosso País; num tempo em que a política, tão diferente de hoje, ainda se fazia com engenho e arte. E 'Itinerário da Corte', pela honra de ter escrito seu prefácio. Sem esquecer os 15 livros publicados no estrangeiro – em português (de Portugal), alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.
Com tantos inacreditáveis títulos, e em palavras de Manuel de Barros ('O Livro sobre Nada'), “Há histórias tão verdadeiras que às vezes parecem que são inventadas”, escreveu. Bela síntese do que o público da Sessão da Saudade vai ouvir, temperado pelo reconhecido brilho expositivo do palestrante.
Expectativa
Uma tarde que vai unir cultura acadêmica e muita emoção. Um momento único. Imperdível para amigos e admiradores de Marcos Vilaça, José Paulo e a própria APL.

Evento - Sessão da Memória em homenagem ao imortal Marcos Vinícios Rodrigues Vilaçana.
Local - Academia Pernambucana de Letras - Av. Rui Barbosa, 1596 - Graças, Recife - PE. (Entrada e estacionamento gratuito pela Avenida Malaquias, logo após a AABB).
Hora: 15h. (As sessões da Academia têm tradição de pontualidade).
NR - Imagem principal - Marcos Vilaça com Maria Lecticia e José Paulo na posse do acadêmico José Nivaldo Junior na APL (23/07/2015). Foto do jornalista Fernando Machado.