
Cultura e educação - Evento promove debates internacionais durante o Abril Pro Livro
15/04/2025 -
Como parte da programação do Abril Pro Livro, a UniFBV Wyden realiza a primeira edição do Conexão, um projeto que une cultura, educação e internacionalização por meio de parcerias com consulados.
Atividades
Com uma proposta multicultural aberta para estudantes, pesquisadores, colaboradores e ao público externo, o evento contará com duas atividades de destaque que conectam o ambiente acadêmico aos grandes temas e cenários globais.
Programação
No dia 22 de abril, às 19h, no auditório do mestrado, o cônsul honorário da República de Malta em Recife, Thales Castro, ministra a palestra “Os desafios do direito internacional diante da nova ‘guerra quente’: Impactos para o Brasil”.
Autor
Doutor em Ciência Política pela UFPE, Castro é autor de cinco livros sobre geopolítica e relações internacionais, presidiu a Sociedade Consular de Pernambuco entre 2010 e 2019 e atualmente lidera o Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (IPERID).
Literatura Internacional
Já no dia 24 de abril, também às 19h, a biblioteca da UniFBV será palco de um encontro voltado à literatura, cultura e conexões internacionais, com a presença da representante do consulado do Reino Unido, Maria Clara Monteiro de Sá e Benevides. O momento promete ser uma rica troca de experiências, abordando aspectos culturais do Reino Unido e oportunidades de colaboração com a comunidade acadêmica.
Importância
Para a coordenadora do curso de engenharias e do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Internacionalização (PEI), Fernanda Fragoso, o projeto representa um importante passo rumo à formação global dos estudantes.
“O Conexão é um projeto inovador que estabelece uma ponte direta entre nossa instituição e diversas nações através de parcerias estratégicas com consulados. Nosso objetivo primordial é enriquecer o ambiente acadêmico com a diversidade cultural, o conhecimento global e as inúmeras oportunidades de conexão internacional que o mundo oferece”, destaca Fernanda.
Internacionalização
A coordenadora destacou ainda que “acredita que a internacionalização é um pilar essencial para uma educação superior de excelência, refletindo nosso compromisso em proporcionar experiências que transcendam fronteiras, construindo pontes de conhecimento e fortalecendo nossa instituição no cenário global”.