
Museu de Capiba a um passo da implantação em Surubim
15/04/2025 -
Com o Correio do Agreste
Capiba, um dos maiores gênios da música brasileira, é surubinense de nascimento e sempre demonstrou orgulho por essa condição. Tanto que, após sua morte, em 1997, a viúva, Zezita Barbosa mudou-se com armas e partituras para Surubim. Na bagagem, o precioso acervo de Capiba, inclusive o piano onde compôs os maiores sucessos. Isso aconteceu perto de 30 anos atrás. Desde então, Zezita e um grupo de abnegados luta pela preservação do acervo, através da ACC - Associação Cultural Capiba, entidade sem fins lucrativos que funciona na própria residência de Zezita.

Bons sinais
As articulações no sentido de criar o Museu Capiba em Surubim estão bastante avançadas. No sábado dia 05/04 a diretoria da Associação Cultural Capiba esteve visitando o antigo prédio da Câmara Municipal de Surubim, acompanhada da Diretora de Cultura do município, Débora Duarte. O local, no coração da cidade, está disponível para a acomodação do acervo do compositor surubinense.
Passos necessários
Até a sua inauguração inúmeros entendimentos devem ser realizados. O início certamente constará de um possível convênio entre a municipalidade para a cessão do espaço da Câmara para a Associação Cultural Capiba. Outras questões como a preparação do ambiente obedecendo critérios museológicos e de segurança, para o acolhimento desse preciosíssimo acervo deve ser o passo seguinte.
Apoio de Chaparral
Fenômeno eleitoral no Agreste do Estado, o prefeito Cleber Chaparral, ex-prefeito de Orobó, ex-deputado estadual, que chegou em Surubim quase como forasteiro e de cara derrotou o poderoso grupo Farias, está surpreendendo positivamente. O caso do Museu de Capiba, é um exemplo. Entra gestão sai gestão, tudo continua a cargo dos abnegados. Agora, parece que a toada vai mudar.
Na verdade, a administração do atual prefeito Cléber Chaparral está muito próxima de concretizar o sonho de proporcionar ao município a fundação do Museu Capiba que colocará Surubim no mapa cultural do Brasil.
A visita
Participaram da visita ao antigo prédio da Câmara Lucas Guerra, presidente da Associação Cultural Capiba (ACC); Débora Duarte, diretora de Cultura do município; Fernando Guerra, ex- presidente da associação; Rosângela Alves e Adjar, conselheiros da ACC, além de Amaro, diretor de Comunicação da entidade.