
Artigo - Djalma Andrelino, magistrado exemplar, assume o TJPE
17/04/2025 -
Por Luís Machado*
Nos últimos dias o mundo jurídico de Pernambuco vivenciou grande movimento, com destaque para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que viu a despedida do desembargador Bartolomeu Bueno (este atuou por mais de 40 anos), na última sexta-feira (11/04) e as posses dos dois novos magistrados da citada Corte, nas pessoas dos desembargadores Paulo Victor de Vasconcelos de Almeida e Djalma Andrelino Nogueira Júnior, cujas sessões de posse deram-se nessa segunda (14/04) e terça-feiras (15/04), respectivamente, no salão nobre do Tribunal.
Apesar do rescaldo de uma virose que ainda teima em não nos deixar por completo, fizemos questão de comparecer e prestigiar a posse do querido amigo magistrado, Doutor Djalma Andrelino, até porque já fazia um bom tempo que não nos encontrávamos. Foi muito prazeroso reencontrá-lo e a recepção foi como sempre, muito calorosa.
Djalma Andrelino é um juiz de carreira que há 36 anos honra a toga judicante (desde 1989), bem ao estilo dos grandes magistrados. Interiorano de Passira, é de aspecto quase inibido; discreto, atencioso e afável, especialmente no trato com os advogados e sou testemunha disso, desde o período em que foi juiz, em Jaboatão dos Guararapes e depois, na Sexta Vara da Fazenda Pública da Capital, onde exerceu a magistratura, até anteontem. Foi aclamado por antiguidade, pelo Pleno do TJPE. Rotariano dos bons, agora integra a Oitava Câmara Cível do TJ e certamente dará inestimável contribuição à mesma.
Em seu discurso de posse, disse o novo desembargador: “chego ao Tribunal, com sensação de está em casa, porque na atual composição de nossa Corte, encontro conterrâneos do Sertão, ex-colegas de faculdade, ex-colegas de comarca e ex-companheiros de Rotary”.
Disse Andrelino que o maior desafio que espera enfrentar nas novas funções, são mesmo os numerosos processos em tramitação. Mas que certamente buscará, junto à Câmara à qual integrará, valer-se das ferramentas tecnológicas disponíveis de que disporá, visando julgamentos mais céleres, a serviço dos jurisdicionados pernambucanos.
Sucesso, ao novo desembargador!
*Luís Machado é advogado, radialista e titular do conceituado blog que leva o seu nome.