
Dia Nacional de Libras ontem passou quase em brancas nuvens
25/04/2025 -
Começamos por uma mea culpa: O Poder não registrou, ontem, a passagem do Dia Nacional de Libras. A data, em Pernambuco, na Paraíba, no DF e na maioria das unidades da Federação, passou em brancas nuvens. Tímidas comemorações foram promovidas por entidades da justiça ou instituições educacionais. Excesso de datas comemorativas? Talvez. O dia da linguagem brasileira Libras é comemorado no 24 de abril porque foi nessa data, em 2002, que a Lei nº 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão.
Significado
Regulamentada há 23 anos, portanto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) encerra em si todos os significados que uma forma de comunicação e expressão pode abarcar. Ontem, Dia Nacional da Libras, a comunidade surda pode comemorar identidade, inclusão e presença. Ao mesmo tempo, a data reforça os desafios para que mais avanços sigam ocorrendo.

Origem
Sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, a Libras é oriunda de comunidades de pessoas surdas do Brasil. A Lei 10.436/02, de 24 de abril de 2002, além de reconhecer a Língua, estabeleceu caminhos para promover a difusão e o apoio ao uso.
Origem
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) surgiu no Brasil a partir do século XIX, com a influência da Língua de Sinais Francesa e dos sinais já utilizados pela comunidade surda local. O francês Ernest Huet, convidado por D. Pedro II para iniciar a educação de surdos no Brasil, trouxe a Língua de Sinais Francesa e contribuiu para o desenvolvimento da Libras.
(O Poder, com apoio da IA).
