
É Findi - Falso ou verdadeiro, crônica, por AJ Fontes*
26/04/2025 -
As labaredas surgiram na telinha do celular, saindo de um automóvel estacionado dentro de um prédio antigo. O mercado da Madalena estava pegando fogo.
Chamou-me a atenção o silêncio, a falta de alvoroço por não haver muita assistência, explicado pela hora avançada. Ainda assim, estranhei e pensei ser algo fabricado. É uma notícia falsa, registrei.
Aguardei informações na TV e no celular, mas não vi, tão pouco ouvi qualquer coisa. Confiante, disse aos amigos do grupo do WhatsApp que se tratava de uma notícia falsa. Rebateram afirmando que teriam lido e ouvido em noticiários.
Então, concluí que a verdade me driblou e fiquei sentado em um banco qualquer no jardim dos enganos. Restou aceitar e aguentar as risadas.
De prontidão. É assim que nos colocamos quanto às informações recebidas através dos eletrônicos que nos cercam e, qualquer detalhe causador de estranheza, pode nos levar a um juízo errado.
Em se tratando de um grupo de amigos de infância, conversando sobre qualquer assunto que provoque risadagem, é de se esperar uma enganação aqui e outra ali. Não é verdade, prezados amigos?
Pois é. Dessa vez, vi uma mancha no chão, pisei na casca de banana.
Caí.
*AJ Fontes, contista e cronista, engenheiro aposentado, e eterno estudante na arte da escrita, publicou o livro de contos: ‘Mantas e Lençóis’.