
Leitor contesta artigo de José Nivaldo sobre a prisão de Collor
28/04/2025 -
Na sexta-feira, 25/04, O Poder publicou texto sob o título "O que está por trás da inesperada embora prevista prisão de Fernando Collor". O texto é assinado por "José Nivaldo Junior e equipe O Poder". O leitor Sergio Lobo contestou a matéria. Fiel ao espírito de acatar opiniões divergentes e estimular o contraditório, O Poder pública o texto do leitor, apenas adaptando ao nosso padrão editorial. Eis a contestação.
Argumento patético
Professor José Nivaldo, não me lembro de ter discordado de algum artigo de sua autoria ou da editoria. Mas dessa vez, vou contestar. Todos ficam querendo descobrir a pólvora, relacionar coincidencias, para criar justificativa. O que não falta no histórico de Collor, é motivo para ele ser preso; como também, o que não falta no histórico de Bolsonaro é motivo para ser preso. Querer justificar a prisão de Collor, como uma forma de preparar a sociedade para a prisão de Bolsonaro é patético. Alexandre de Moraes não precisa de nada, nenhum pretexto. Como diz Geraldo Freire, ele é "pé no bucho e mão na cara".
A Direita
Fica tentando fazer esses cruzamentos, para no final perguntar: "Se Collor foi preso, por que Lula não é preso"? Demorou muito a "previsão" de Collor. Os motivos não são apenas envolvimentos reais dele na Lava Jato. São desvios da época da presidência dele, nos esquemas pesados que o finado PC Farias comandava. Também vão retomar o julgamento de Lula que foi suspenso de Curitiba para Brasília e ele vai ter que pagar alguma coisa também.
Coincidências
Também acontecem na política. Dois bandidos conhecidos. Um foi preso e já era sem tempo e Bolsonaro vai ser também. Simples. Os motivos de Collor vêm de anos, os do Bolsonaro são recentes. Apesar de Collor ter provas contra ele lá também, a prisão dele teve mais a ver com o chamado conjunto da obra do que mesmo com a Lava Jato. Esconder esse escândalo da previdência, significaria também esconder que ele começou desde 2019, onde Bolsonaro teria dito "não vão fuder ninguém da minha família! Se for preciso eu demito todo mundo", lembram?
Teoria da conspiração
Enfim, muitos exageros estão sendo cometidos pelo STF, por Alexandre Moraes. Bravatas, decisões monocráticas, isso tudo é verdade. Mas temos que ter o bom senso de separar as coisas e não entrar nessa teoria da conspiração o tempo todo. Principalmente a imprensa. Muita coisa fora do contexto nesse comentário de vocês. Forte abraço!
NR - Forte abraço para você também. O Poder estimula o contraditório e acolhe pensamentos divergentes de sua linha editorial. Disponha do espaço.