
Confronto direto - Pesquisa Simplex aponta João Campos com 68,5% contra Raquel 31,5 no Estado
28/04/2025 -
As pesquisas de opinião, a essas alturas do campeonato, refletem o retrato do momento e possibilitam atualizar as tendências do eleitorado. Embora não tenha dito oficialmente que vai entrar na disputa, João Camos alcança, no Instituto Simplex, mais que o dobro do registrado pela governadora Raquel Lyra, nos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.
A pesquisa Simplex foi divulgada hoje, segunda-feira (28/04) pelo Blog do Elielson e pela Rádio CBN e mostra João Campos (PSB) isolado na liderança em uma eventual disputa pelo Governo de Pernambuco. Com 68,5% dos votos válidos, o prefeito do Recife seria eleito em primeiro turno com mais que o dobro dos índices da governadora Raquel Lyra (PSD), que teria 31,5%. A pesquisa optou por avaliar o confronto direto entre os dois contendores com maior potencial, afastando outros possíveis concorrentes, já que ninguem mais que se coloca ainda como pré-candidato.
No cenário estimulado
João Campos tem 56,5%, e Raquel Lyra, 26%. Brancos e nulos foram 10,4%, e indecisos, 7,1%. A pesquisa, ouviu 1.067 entrevistados por meio de questionários estruturados de forma telefônica. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%.
Simples X Simples
A boa técnica recomenda não comparar resultados de institutos diferentes e mesmo de cenários diversos. No entanto, partidários de João Campos destacam, animados, que segundo pesquisa da própria Simplex, mesmo em um cenário não inteiramente comparável, João Campos segue em crescimento quando se considera levantamento instituto feito em fevereiro deste ano. Na ocasião, o nome de Gilson Machado Filho (PL) também foi testado entre os possíveis concorrentes. Há dois meses, João Campos apareceu com 54% das intenções de voto, ante 56,5% agora. Considerando o cenário sem brancos e nulos, o resultado passou de 65,1% para 68,5%.
Aprova X Desaprova
Um dado que chama a atencao: depois de diversos números divergentes, decorrência da forma de perguntar, o Simplex estabeleceu um parâmetro para ser acompanhado nas próximas pesquisas. Conforme as melhores técnicas do momento, fez a pergunta direta aprova X Desaprova sobre a gestão Raquel Lyra no Estado. No momento do levantamento, 30,6% dos entrevistados aprovam a gestão da governadora, enquanto 56,8% desaprovam. 12% não souberam ou não quiseram responder.