
Fraude no INSS - Aposentados registraram, no 1º semestre de 2024, 742 mil reclamações sobre descontos indevidos; aponta CGU
29/04/2025 -
Um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram, no primeiro semestre de 2024, 742.389 reclamações contra descontos associativos indevidos.
Operação
Os descontos inseridos sem autorização na aposentadoria dos brasileiros, foram o motivo de uma operação da Polícia Federal na semana passada que investiga possível fraude nos cadastros. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
Canais
As reclamações foram feitas em canais de atendimento do INSS. Em 709 mil desses casos – 95,6% do total –, os aposentados informaram que não haviam autorizado previamente o desconto feito pelas associações direto da folha. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido na quarta-feira (23/04).
Impactou
A Polícia Federal (PF) apontou em seu relatório que o esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) impactou diretamente no andamento da fila para atender a beneficiários que precisam aguardar para fazer seus pedidos.
A fila
Segundo a PF, a fila voltou a crescer em 2024, concomitantemente ao esquema de fraude. Tanto que no início do mês o governo editou uma medida provisória (MP) para retomar o bônus para peritos para combater filas.