
Futuro papa - Cardeais favoritos do conclave já chegaram ao Vaticano
29/04/2025 -
Progressistas, conservadores e moderados. Com a data do início do conclave marcada, 7 de maio, a bolsa de apostas sobre o futuro papa movimenta vaticanistas e especialistas em catolicismo. Os cardeais favoritos para se tornarem o próximo papa já chegaram ao Vaticano para o conclave.
Capela Sistina
Na data, 133 cardeais eleitores vão se reunir na Capela Sistina para definir quem sucederá Francisco no comando da Igreja Católica.
A eleição
A eleição de um chefe de Estado do Vaticano gera discussões ao redor de nomes considerados fortes candidatos. Há até mesmo um termo italiano para definir esses cardeais: “Papabile”
Mais citado
O cardeal italiano Pietro Parolin, atua desde 2013 como secretário de Estado do Vaticano cargo que basicamente reúne as funções de um primeiro-ministro e um ministro das Relações Exteriores, além de ser considerado o “número 2” do papa.
Avaliou
O vaticanista australiano Paul Collins avaliou que Parolin tem forte identificação com as ideias de Francisco, “mas não tem experiência pastoral e nunca administrou uma diocese”.
Outros citados
Entre conservadores e reformistas, despontam ainda como “papáveis”, o cardeal italiano Matteo Zuppi, o cardeal Pierbattista Pizzaballa. o cardeal filipino Luis Antonio Tagle, o cardeal húngaro Peter Erd?.
Não há pesquisa
Conforme os vaticanistas, diferentemente de eleições presidenciais, não há pesquisas capazes de prever o futuro pontífice. O argentino Jorge Mario Bergoglio, por exemplo, foi um nome forte em 2005, na sucessão de João Paulo II.
Escolhido
Em 2013, quando foi escolhido, sequer constava na lista dos papáveis até que, na véspera do conclave, fez um discurso sobre a importância da Igreja se abrir e partir para a evangelização, e voltou a ganhar atenção da imprensa especializada. (O Poder)