
Lourdes Nicácio lança livro em Belém do São Francisco nesta sexta
29/04/2025 -
Como parte da programação de aniversário de 122 anos da cidade de Belém do São Francisco-PE, a escritora e professora, Lourdes Nicácio e Silva, lançará o seu livro de memórias 'Sob a Claridade do Rio' nesta próxima sexta-feira, dia 02/05, às 19h, no Memorial Zé Pereira e Vitalina. O evento está sendo organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico do município. É a terra natal da autora e patrimônio histórico às margens do rio São Francisco.
Felicidade
"Irei com a alma em festa para esse feliz reencontro. Com minha terra e comigo mesma. Muito agradeço à Prefeitura de Belém do São Francisco; à Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico; à Secretaria Municipal de Educação de Belém do São Francisco, bem como a todos os amigos belemitas que me incentivam ao longo da minha trajetória. Estarei aguardando todos vocês!”, afirma a escritora Lourdes Nicácio.
A obra
Tem a capa assinada pelo artista plástico, Pedro Zenival e traz depoimentos dos escritores e acadêmicos Bartyra Soares, Fátima Quintas, Frederico Pernambucano de Melo, Lourdes Sarmento, Lourival Holanda, Natanael Lima Jr, Telma Brilhante, Auxiliadora Coelho, entre outros autores. Ainda se registram no livro uma Memória Fotográfica, uma Cronologia e um Glossário.

Perfil
Lourdes Nicácio faz parte da Academia Recifense de Letras, da Academia de Letras do Brasil, da União Brasileira de Escritores-PE e é sócia correspondente da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro. Tem 12 livros publicados - poesia, contos, romance, ensaios; organizações de obras literárias como “Audálio Alves – vida e poesia” e várias antologias temáticas em parceria com outros autores. Organizou, ainda, 25 edições do Jornal/ Revista de Literatura Novo Horizonte, com a jornalista e professora, Raphaela Nicácio. Seus livros renderam prêmios, homenagens, monografias na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Recebeu Menção Honrosa no VI Concurso Nacional e Internacional de Poesias e Contos– Editora Valença, Rio de Janeiro, 2004; e no Prêmio de Poesia Edmir Domingues, 2007, da Academia Pernambucana de Letras. Também idealizou o 'Programa Academia Escolas' da Academia Pernambucana de Letras, coordenando-o durante 9 anos com a poetisa Maria do Carmo Barreto Campello de Melo.
Enredo
Nas várias partes do livro, a autora realiza, do sertão ao litoral, intensa caminhada, com felizes realizações à luz da infância, da família, do magistério e da literatura. A obra está dividida em cinco partes: Parte I - A infância na fazenda Canabrava às margens do rio São Francisco; Parte II – O magistério na cidade de Belém do São Francisco; Parte III - O Recife e as realizações literárias; Parte IV – Por que escrevi os livros: “O rio, Canabrava e os homens”, “Sobreviventes” e “Os dois mundos de Madalena”; Parte V – Poemas escolhidos pela relação temática com as narrativas e por fazerem parte de livros com edições esgotadas.
