
Campanha - Jornais de todo o mundo comemoram Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
02/05/2025 -
Os principais jornais brasileiros participam, amanhã, sábado (03/05), de campanhas alusivas ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa . Viabilizada pela AMI - Associação Colombiana de Meios de Informação, a primeira iniciativa destaca que, infelizmente, 70% dos governos em todo o planeta impõem restrições à prática jornalística.
Apoio
A campanha tem o apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), de entidades latino-americanas, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) e da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol).
Mobilização
A segunda mobilização envolve produções da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cujo tema central chama a atenção para o fato de que “sem jornalismo, a realidade fica incompleta”.
Anúncios
As campanhas, conforme destacou o presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech, contam com anúncios impressos, digitais, redes sociais e vídeos, já enviados aos jornais associados.
"Essa é uma data para não ser esquecida jamais. A liberdade de expressão é a base da liberdade de imprensa, que é o direito de a sociedade ser informada livremente, muito antes de ser uma liberdade para a imprensa", destaca o jornalista Marcelo Rech.
Imagem: UNESCO – Arte de Marc James