
Vasta programação - Entidades comemoram 200 anos de relações diplomáticas Brasil-França
02/05/2025 -
Diversas entidades comemoram os 200 anos de relações diplomáticas Brasil-França. As atividades contemplam ações em Pernambuco e na França, incluindo intercâmbio artístico, cultural, gastronômico e científico, e segue de maio a novembro de 2025.
A programação
A programação foi anunciada anteontem, quarta-feira (30/04), no auditório da Secretaria de Cultura. O lançamento do calendário de atividades do ‘Pernambuco celebra França’, faz parte das comemorações aos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o país europeu.

Parceria
A ação tem parceria do Consulado Geral da França no Recife e de outros interlocutores locais como a Abrasel, Caixa Cultural, UFPE e UFRPE.
Apresentou
Reunindo representantes do governo do Estado e das instituições parceiras, o evento apresentou o calendário das diversas ações que serão realizadas entre maio e novembro deste ano em Pernambuco e na França.
Ações
Entre outras ações programadas está a realização da exposição ‘Terra-mar’, mostra inédita que une ciência, arte e conscientização ambiental para ensinar aos visitantes sobre a interconexão entre o ecossistema terrestre e marinho.

Exposição
Liderada pelo Laboratório Tapioca (UFPE e UFRPE), a exposição visitará a cidade francesa de Montpellier e integrará a programação paralela à Conferência dos Oceanos da ONU. No segundo semestre, a exposição Terra-Mar virá a Pernambuco de maneira itinerante, para desembarcar na Torre Malakoff, no Recife, e deverá passar por outras cidades no interior do Estado.
Festival
Em parceria com a Abrasel, o calendário também contará com a realização de um festival gastronômico temático e com o lançamento do livro Cores e Sabores que celebra o encontro da gastronomia pernambucana com a francesa.
Artesãos
Em maio, artesãos pernambucanos irão participar de intercâmbio artístico na Bienal Révélations - Bienal Internacional de Criação Contemporânea em Ofícios de Arte, que acontece no Grand Palais (Atelier D’art), em Paris, e representa a principal plataforma econômica para criadores e profissionais do mercado, com foco em artesanato, design e arte contemporânea.
Iluminação
Em 14 de julho e, depois, em 9 de novembro, a fachada da Caixa Cultural Recife, prédio projetado pelo Francês Georges Henry Munier em 1912, receberá uma iluminação que celebra as cores do país europeu.

Encontro de Forró de Raiz
Dando continuidade às ações comemorativas, em setembro, também será realizado o 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz, em Lille, na França, com o objetivo de promover internacionalmente o forró, uma expressão cultural que é autêntica do Nordeste brasileiro.
Ciência e tecnologia
A programação do ‘Pernambuco celebra França’ conta ainda com ações na área de ciência e tecnologia apoiadas pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, o que inclui a edição francesa do Programa Global PE, iniciativa do Governo do Estado para apoiar a internacionalização de startups pernambucanas, conectando-as aos ecossistemas de inovação globais.
Lugar especial
O cônsul Geral da França em Pernambuco, Serge Gas, disse que Pernambuco ocupa um lugar especial na amizade entre a França e o Brasil, sendo sede histórica do Consulado-Geral da França para o Nordeste há quase dois séculos.
“A Temporada França-Brasil 2025 terá aqui uma importância particular, com uma programação rica e variada, que reflete a diversidade da cooperação cultural entre os nossos dois países. Em Pernambuco, essa programação destacará temas que estão no centro da Temporada: o combate às mudanças climáticas, o fortalecimento da democracia e a celebração da diversidade”, pontua.
Celebração
Segundo o diplomata, Pernambuco dará à celebração um toque muito especial, que vai além dos temas da Temporada, reafirmando o compromisso de manter viva a amizade entre a França e o Brasil.
Pernambuco e a França
A França foi um dos primeiros países europeus a reconhecer a independência da nossa então jovem nação. A influência do ideário da Revolução Francesa, que pregava liberdade, igualdade e fraternidade, foi grande inspiração para a Revolução Pernambucana de 1817, que criou a primeira república em território brasileiro e fez de Pernambuco um país.
Intercâmbio de artistas
Entre os artistas pernambucanos que participarão da programação de intercâmbios está o músico Maciel Salú, mestre de Maracatu Rural e Cavalo Marinho, e ativista pela Cultura Popular, que fará uma residência artística na região francesa da Bretanha. (O Poder)

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.