
Homenagem - Associação da Imprensa de Pernambuco entrega prêmio Mérito Aurora Pernambucana
02/05/2025 -
Uma tarde de celebração e reconhecimento ao talento de jornalistas, empresários, políticos e parceiros. A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) entrega na próxima segunda-feira, (05/05), o prêmio Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa.
Local
O evento acontece no auditório Ênio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e terá início às 16 horas. Vinte e quatro pessoas ou instituições que prestam serviços serão agraciadas nesta edição.

Explica
O presidente da AIP, Múcio Aguiar, explica que entre as missões institucionais da Associação, está a preservação da memória do Jornalismo Pernambucano.
“Preservar a memória do Jornalismo Pernambucano não é somente reverenciar os que já faleceram, que contribuíram para a nossa imprensa, mas também reconhecer aqueles que estão entre nós na missão escolhida. Ao entregarmos esse mérito agora em 2025, reverenciamos todos aqueles que de forma ativa estão contribuindo para a nossa sociedade através do jornalismo”, afirmou Aguiar.

Criada
A homenagem foi criada em 2011, mas desde 2019 estava fora do calendário de eventos da Associação. Com o retorno, o objetivo da AIP-PE é continuar a fazer o devido reconhecimento às pessoas físicas e jurídicas que de forma ativa contribuem com o fortalecimento do trabalho dos jornalistas, com os veículos de comunicação em suas mais diversas mídias e também para a manutenção da liberdade de imprensa.
Destacar
Em 2025, a solenidade foi marcada para destacar o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, festejado dia 03 de maio. A seleção desses homenageados passou por um critério rigoroso e democrático na última reunião da diretoria, seguindo a norma do regimento da Associação que determina que seja limitado em até 25 condecorações por edição do prêmio.
“Uma das prioridades na entrega do prêmio é que não exista nenhum tipo de contrapartida financeira para aquele que vai receber o prêmio. Ele é homenageado por merecimento”, destacou a vice-presidente da instituição, Andréa de Carvalho.

Escolhidos
Entre os escolhidos para receber a homenagem está o jornalista Pernambuco Leandro Magalhães, formado pela Universidade Católica de Pernambuco.
“Essa distinção representa um reconhecimento valioso ao trabalho que venho desenvolvendo no jornalismo nacional e reforça meu compromisso com a ética, a responsabilidade e a busca constante pela verdade”. Desde 2013, trabalha na cobertura política em Brasília. Atualmente, está no quadro de apresentadores da CNN Brasil, empresa onde trabalha desde a estreia do canal no Brasil.
Veja a lista completa de todos os homenageados:
Os jornalistas Arthur Carvalho, Bianka Carvalho, Carlos Britto, Eliana Victorio, Elias Roma Filho, Inah Torre (in memoriam), João Alberto, Leandro Magalhães, Luiz Felipe Moura, Ricardo Guerra. Os radialistas Jota Ferreira e Reinaldo Belo.
Empresas
Também serão homenageadas, as empresas, Agência de Notícias Xinhua, Diário de Pernambuco, TV Asa Branca, TV Guararapes, TV Nova, TV Tribuna. O empresário Eduardo Queiroz Monteiro. O senador Fernando Dueire. Receberão ainda o prêmio, o deputado federal Eduardo da Fonte, o deputado estadual Antônio Moraes, o engenheiro Cesar Calumbi e a colaboradora da AIP Suely Campos. (O Poder)

Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.