
Neste domingo Goiana finalmente escolhe o seu prefeito
03/05/2025 -
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog do Magno
Cidade com o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, estimado em R$ 10,7 bilhões, Goiana, na Mata Norte do Estado, volta às urnas neste domingo (04/05) para decidir quem será o próximo prefeito. A eleição suplementar foi provocada pela insistência do ex-prefeito Eduardo Honório (União Brasil) em tentar administrar o município pelo terceiro mandato consecutivo. Ele foi eleito em outubro de 2024, mas acabou impedido de assumir pela Justiça Eleitoral.
Na disputa de amanhã, duas figuras conhecidas da política local se enfrentam em um pleito acirrado, que deve mobilizar 65.218 eleitoras e eleitores, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
De um lado, Marcílio Régio (PP), com 66 anos, ex-vereador e empresário, que já foi presidente da Câmara Municipal de Goiana, secretário da cidade e vice-prefeito. Sua vice é Lícia Maciel, 37 anos, enfermeira filiada ao PT e mestra em gestão e saúde coletiva. Ela era vice também na chapa eleita em 2024, liderada por Eduardo Honório.
A chapa de Marcílio Régio é apoiada por Honório e conta com 13 partidos. Além de PP, PT e União Brasil, estão no grupo o PSB, do prefeito do Recife, João Campos, MDB, PCdoB, PV e siglas menores, como PTB, Agir, Mobiliza, DC, PRD e PMB.
Do outro lado está Eduardo Batista (Avante), também de 66 anos, ex-secretário de Goiana por cinco vezes e, por isso, muito conhecido na cidade. Batista foi vereador em três mandatos e era aliado de Eduardo Honório. Foi eleito presidente da Câmara de Vereadores para a legislatura iniciada em 2025. Por esse motivo, assumiu interinamente o comando da Prefeitura de Goiana.
Quando decidiu disputar a vaga em definitivo, abriu uma crise com Honório, que não concordou com sua postulação. A disputa levou os dois a romperem. O vice da chapa é o também vereador Pedro Henrique (Republicanos), eleito em outubro para o segundo mandato, com 1,7 mil votos. Além do Avante e do Republicanos, o grupo conta, ainda, com o Solidariedade e o Podemos.
Quem vencer terá a responsabilidade de gerir uma cidade com 81 mil habitantes, que vem ganhando protagonismo na economia de Pernambuco, sobretudo após a implantação do polo automotivo liderado pela Stellantis-Fiat-Jeep, com cerca de 19 mil automóveis produzidos por mês. O complexo alimenta, ainda, uma cadeia de fornecedoras de peças que se instalou na região. Além disso, o município abriga um polo farmacoquímico, alavancado especialmente pela estatal Hemobrás.
Teste de integridade das urnas
Hoje, sábado (03/05), véspera do pleito de Goiana, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) realizará a cerimônia de sorteio ou escolha das seções eleitorais que serão submetidas ao Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. A reunião acontecerá a partir das 8h, na sala de sessões do edifício-sede do TRE-PE, no Recife. De forma aleatória ou por sorteio, a Cave definirá duas urnas eletrônicas a serem destinadas às auditorias. Ambos os testes acontecem no domingo (4), ao mesmo tempo que a votação normal, e servem para verificar o funcionamento dos equipamentos em condições normais de uso e a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados.